Análise: EasyAcc Monster Powerbank 20000 mAh

A EasyACC enviou-me este impressionante powerbank de 20000 mAh para realizarmos testes quando à utilização do mesmo, já anteriormente tínhamos analisado o modelo de 10000 mAh e teve um óptimo desempenho. Este manteve todos os pontos positivos do anterior.




Apresentação



O powerbank vem dentro de uma caixa de cartão que aparenta ser reciclado, dentro da caixa vamos encontrar o powerbank, dois cabos microUSB e um pequeno manual.
O powerbank é de um plástico de tom mate com uma risca laranja à volta, em cima tem indicação da marca, e 4 leds que indicam o estado da bateria.
Na parte de baixo vai ter apenas a indicação das especificações.
Quanto à zona frontal vamos ter 4 entrada USB e um LED para ser utilizado como lanterna, de lado vamos ter o botão de energia (um toque para ligar os leds de energia e mostrar o estado, dois toques para ligar a lanterna, dois toques para desligar). Do lado esquerdo temos duas entrada microUSB para carregar o powerbank.






Comparação com o modelo de 10000 mAh



Testes realizados


Para os testes utilizei um raspberry pi 2 com um dongle wifi, e um pequeno script para registar de minuto a minuto no cartão. Dessa forma sabendo o primeiro e último momento do log, pode-se saber quanto tempo o powerbank conseguiu manter o raspberry pi ligado.
Assim o powerbank manteve o raspberry pi ligado durante 44,20 horas. Como a utilização do raspberry rondou os 1.6W vamos ter 70,72 Watts hora, se dividirmos pela voltagem nominal (3,7V) vamos obter 19113 mAh, como o powerbank nunca descarrega por completo devido a protecções, significa que se consegue utilizar 95% da carga anunciada.
Também foi testado carregar um telemóvel com bateria de 2100mAh e demorou duas horas a carregar.
Ligando um telemóvel, 2 powerbanks e o raspberry pi consegui obter 3,64A no global, o que não chegou ao limite, no entanto deu para ver que para uma utilização normal conseguimos obter a amperagem suficiente para 4 aparelhos diferentes.
Quanto ao carregamento do powerbank em si, precisamos de 6,5 a 7 horas para voltamos a ter o powerbank a 100%.

Especificações técnicas




Capacidade: 3.7V/20000mAh/74Wh;
Entrada: 2 x microUSB de 5V / 2 A;
Saídas: 4 x USB 5V / 4.8 A (max);
Tamanho: 167x80x22mm
Peso: 454 g

Pontos Positivos


- Desliga-se sozinho para poupar energia (quando já não está a uso);
- Liga-se sozinho quando detecta aparelho que necessita de energia;
- Eficiência de 95%.

Pontos Negativos


- Tamanho e peso, mas não seria de esperar outra coisa de um powerbank de 20000 mAh.

Conclusão


Em termos de powerbank é exactamente o que é anunciado, pode-se contar com boa eficiência de energia. Tem um aspecto discreto e pode ter várias utilizações. É excelente termos 20000 mAh mesmo à mão, isto significa que se pode carregar durante uns dias um telemóvel, em caso de férias, ou até vários. Também pode ser utilizado em projetos com raspberry pi para fornecer energia durante algum tempo e tornar ainda mais portátil o pi. Julgo que a questão do peso e do tamanho tenha pouca importância pela utilidade apresentada :)

Caso pretendam um powerbank destes, podem-no comprar visitar o site do produto e escolher a loja da amazon que vos dá mais jeito.

O meu obrigado à EasyAcc pelo aparelho enviado para poder ser analisado.

2 comentários:

  1. Boa tarde.como posso encomendar este artigo?na amazon dizem que não enviam para portugal...

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Carlos... Power Banks não são enviados a Portugal pela Amazon devido aos componentes com que são feitos (neste caso nas baterias).

    Mas também gostaria de saber como comprar...sem alfandega!


    Quem diz este, diz os RAVPower ou os Anker!

    ResponderEliminar