Análise: Action Cam SJCAM M10+

Aqui estou com a análise da SJCAM M10+ que me acompanhou durante as férias. Dessa forma foi bastante utilizada em meio aquático, e posso dizer que para video gostei bastante da prestação desta pequena camera.

Unboxing


Estamos a olhar para uma caixa relativamente pequena, mas podem acreditar que lá dentro vem quase todos os acessórios que possam precisar para uma camera destas.
E relação à camera em si, temos um pequeno cubo, em que podemos ver na parte da frente a lente o modelo e a marca. Do lado esquerdo temos saida microHDMI, microUSB e microSD, do lado direito temos botão para ativar wifi, e botões para navegar nos menus, além de termos a saida do microfone.
Em cima vamos ter o botão de energia e de mudar o modo da camera (foto/video/visualizar/menus), led e botão para tirar fotos ou filmar.
Em baixo vamos ter acesso à bateria, que neste caso é de 900 mAh, e na parte de trás temos então o ecrã.


Quanto à caixa estanque é possível trocar a porta de trás por uma com ranhuras dos lados, melhorando assim a captação do audio e dando na mesma protecção à camera.
Em relação à caixa abre de lado, em cima temos 2 botões e do lado apenas temos 1, o que faz com que não dê para utilizar a caixa estanque para mudar os modos escolhidos para fotos e vídeos, neste ponto isso parece-me pouco positivo, não sei se existirão depois caixas não oficiais mas com os botões todos necessários para a navegação nos menus.


Acessórios


No que toca acessórios vamos ter pequenos conectores para quase todas as situações, temos duas bases das quais uma tem fita adesiva, vamos ter duas fitas para usar nos lados dessas bases e prender a superficies menos regulares, temos também duas fitas adesivas, adaptador para tubos, adaptador para tripé, um pequeno manual de instruções, cabo para carregar e um pano para limpar a camera.
Possivelmente só nos falta um flutuador para estarmos aptos a qualquer ambiente.


Qualidade de fotografias



Como se pode ver em relação à fotografia, não fiquei muito impressionado com a qualidade das mesmas. Diria que são aceitáveis para partilhar nos meios sociais, mas para impressão pode-se ver que a qualidade não vai ser boa.

Qualidade de video

Em relação à qualidade de video, parece-me que se consegue ter uma qualidade muito aceitável, tendo em conta o preço desta camera. Como sempre com caixa o som é baixo, mas perceptível e melhora um pouco quando está sem caixa.


Quanto a efeitos de "Slow motion", falha no -8x já que não faz os 240fps a 720p, mas apenas a 480p, o que hoje em dia já é uma qualidade baixa, para os padrões atuais.
Nos restantes formatos e funcionalidades tem bom comportamento.


Aplicação para smartphone




Basta clicarmos no botão lateral de wifi, para vermos o nome da rede e password no ecrã da M10+, no smartphone ligamo-nos a essa rede e temos acesso à aplicação.
No interface podemos ver que temos acesso a quase todas as funcionalidades que se tem directamente na camera. Podemos seleccionar diretamente para tirar fotos, videos e fazer timelapse em foto ou video. Acesso à galeria e configurações. Aparentemente fica a faltar o modo de camera lenta configurável diretamente pela aplicação.

Podem encontrar a aplicação testada aqui.

Autonomia


A duração da bateria é sempre um pouco variável, dependendo dos modos que utilizam, se o ecrã está ligado ou não, se vão filmando e parando, mas podem contar em média conseguirem 95 minutos de filmagem, possivelmente até cerca de 115 minutos.

Video Adicional




Características



Pontos Positivos

- Tamanho;
- Quantidade de Acessórios;
- Pode ser utilizada como webcam;

Pontos Negativos


- 240 fps apenas a 480p;
- Qualidade das fotografias:
- Impossibilidade de utilizar as funcionalidades todas dentro da caixa estanque.

Conclusão


Do ponto de vista global é uma camera que se porta bastante bem, e um dos pontos negativos até pode ser eliminado pois existem caixas estanques que tem os 3 botões de lado que permitem utilizar na totalidade a camera com a caixa.
Gostei bastante do tamanho reduzido em comparação com outras cameras do género, que costumam ter um formato mais standard retangular.

Onde comprar: banggood EU (cerca de 155€, sem alfandega)
Podem utilizar o cupão SJCAMM10 e ter 10% de desconto.

1 comentário:

  1. Tenho uma M10 Wifi, é uma grande porcaria. Gravando a 720p ela fica horrível a qualidade. Arquivos gigantescos com qualidade inferior a de um celular N95 que filma a 480p 30fps. Acabei de checar minha camera no site da SJcam e ela é original sendo a primeira vez que alguém verifica o código dela. Não sei se é o sensor dela que não é nem SD, ou o formato .mov que fera com tudo. Não serve pra gravar nem palestras nem para fazer transmissões em lives no youtube. Em compensação a SJ6 Legend é maravilhosa, gravando em 4k inclusive, com um sensor que realmente parece ser FullHD. Não comprem a M10, prefiram a SJ6 e SJ7.

    ResponderEliminar