Análise: Powerbank tp-link 10400 mAh

Aqui está mais uma solução interessante nos powerbanks. Com um design diferente para se distinguir dos restantes, o que poderá ser positivo ou negativo em alguns casos, dependendo da forma como o pretendem transportar. Vamos então falar desta pequena gadget.

Unboxing

Na caixa podemos encontrar toda informação, mas vamos passar essa parte à frente e falar do que interessa.
Tem um formato não tão habitual nos powerbanks (por norma parecem um disco de 2.5'') e este tem uma forma de paralelepípedo.
Em cima vamos ter então 4 leds que acendem quando está a carregar (indicação de 25%-50%-75%-100%), ou quando se carrega no botão que tem o simbolo de bateria. Botão esse que também serve para ligar um led (deixando o dedo a carregar até ligar) e tornar o powerbank numa lanterna.
Depois temos 2 USB, uma de 2A e outro de 1A. De lado temos o microUSB para carregar o powerbank.







Acessórios


Em termos de acessórios vem acompanhado com cabo USB -> microUSB, uma bolsa para guardar o powerbank e os manuais de instruções.




Testes Realizados


Para os testes (como sempre) utilizei um raspberry pi 2 com um dongle wifi, e um pequeno script para registar de minuto a minuto no cartão. Assim o powerbank manteve o raspberry pi ligado durante 21,52 horas. Como a utilização do raspberry rondou os 1,5W vamos ter 32,28 Watts hora, se dividirmos pela voltagem nominal (3,7V) vamos obter 8724 mAh, significa que se consegue utilizar 84% da carga anunciada.
Quanto ao carregamento do powerbank em si, precisamos de cerca de 8 horas para voltamos a ter a 100%, ou seja metem a carregar ao fim do dia e no dia seguinte está pronto a ser utilizado.

Video adicional


Especificações



Conclusão


Com uma eficiência a cima de 80% é um dado bastante positivo, pois para um telemóvel na gama dos 2500 mAh de bateria, dará para cerca de 3,5 cargas.
Em relação a pontos positivos podemos falar dos 2A e 1A corresponderem à realidade e mesmo em utilização simultânea conseguirem fornecer os Amps indicados.
Quando ao que se pode ver como negativo é relativo à forma do powerbank, que não será mais indicado para levar no bolso de umas calças, por exemplo.

O meu obrigado à tp-link pelo envio deste powerbank para análise.

Mais detalhes sobre o produto: tp-link

Deve custar cerca de 27-30€ nos locais habituais de venda de produtos informáticos, por exemplo na globaldata encontra-se a 26,90€

0 Comments: