Análise: Zidoo X9S (HDMI-IN, 2GB RAM, 16GB ROM)

Mais uma análise e mais uma flagship, desta vez da Zidoo, e nada mais nada menos que a Zidoo X9S. E não faltam motivos para esta deixar uma boa impressão em quase todos os aspectos!

Unboxing



Novamente o fator visual é bastante importante neste tipo de boxes, e a caixa é bastante trabalhada de uma forma simples, mas com tudo que interessa, por trás encontramos as características principais e por cima temos as principais.
Abrindo vamos ter acesso a uma box com um aspecto espectacular. A caixa é toda em alumínio com um acabamento muito bom. Na parte frontal temos um mostrador, que indica as horas quando a box está ligada. De lado temos uma entrada SATA, uma porta USB 3.0 e duas portas USB 2.0, como se pode verificar todas as ligações estão bem identificadas.
Atrás temos duas conecções para antenas externas, ethernet gigabit, HDMI Out, HDMI in, AV, SPDIF, botão de reset, microSD e entrada de energia. De lado e por baixo podemos também encontrar locais para a box arejar. A box vem com 4 pernos de borracha para pousar bem numa superfície sem que a box risque a mesma.





Acessórios


Quanto aos acessórios, podemos contar com os habituais, ou seja o manual de instruções, comando IR, cabo HDMI, transformador 12V 3A e neste caso um que não é muito habitual, o cabo SATA.



Interior da Box


Como podemos observar por dentro podemos ver que apresenta a mesma qualidade que por fora. Temos uma pequena board para o mostrador das horas. Temos pilha para "Real Time Clock"
Podemos ver que o wifi AC é mantido pelo chipset RTL8821AU.
Quanto às memórias RAM, CPU e eMMC encontram-se todos tapados por uma peça metálica para ajudar na dissipação do calor.
Além disso pode-se ver que existe bastante espaço dentro da caixa para a board, o que significa que também tem alguma margem para arrefecer através da circulação de algum ar por dentro.


Utilização


Quando se liga a box pela primeira vez, somos apresentados com um menu inicial de configuração para ajudar quem tenha mais dificuldade nas primeiras configurações.


Podemos então contar com android 6.0.1, e atualizações OTA e dos 16GB, temos livres cerca de 8GB o que já dá algum conforto para aplicações e fazer algumas gravações pelo HDMI-in para a memória interna.

Quanto ao launcher já é o conhecido da Zidoo, em que temos alguns atalhos pré-definidos e podemos colocar na parte de baixo os favoritos. No GUI é possivel também configurar certas aplicações para arrancarem depois da box arrancar.


Podemos também encontrar algumas opões interessantes no HDMI-CEC, assim como mudança de framerate da TV.




OpenWRT


Uma das funcionalidades principais prende-se também com o sistema operativo OpenWRT que corre ao mesmo tempo que o Android. Podemos utilizar a Zidoo como router e além disso existem bastantes funcionaldidades para explorar em que podemos configurar VPN's, DLNA, FTP, Bittorrent, SAMBA, etc.
Apesar de ter algumas limitações comparando com OpenWRT num router "verdadeiro", mesmo assim já se pode configurar e fazer muitas coisas.


HDMI-IN


Outra funcionalidade interessante é o HDMI-in, em que podemos utilizar em modo PIP, ecrã inteiro e além disso gravar o que está a dar, programar para gravar e configurar em que resolução deve gravar assim como aumentar ou diminuir o tipo de qualidade da gravação.
Também é possivel fazer stream do que está a dar no HDMI-in, no entanto nesta unidade analisada deve existir algum problema e não consegui colocar a dar. No entanto pelo que apurei com outras pessoas que tem uma Zidoo X9S, a funcionalidade funciona sem problemas.


KODI


Neste ponto, foi testada a versão ZDMC que é o KODI adaptado pela Zidoo para ter melhor prestação na X9S.
Aqui o que tenho a apontar é que alguns formatos funcionam sem problemas quando se escolhe o ZidooPlayer e não quando se utiliza o player por defeito do ZDMC.


VídeoResultado
H264
Sintel.2010.4K_24fps.mkvNOK (Com ZidooPlayer está OK)
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
jellyfish-55-mbps-hd-h264.mkvOK
jellyfish-60-mbps.mkvOK
jellyfish-80-mbps.mkvOK
jellyfish-100-mbps.mkvOK
jellyfish-120-mbps.mkvOK
jellyfish-140-mbps-4k-uhd-h264.mkvNOK (Com ZidooPlayer está OK)
jellyfish-250-mbps-4k-uhd-h264.mkvNOK (Com ZidooPlayer está OK)
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvOK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvOK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvOK
jellyfish-55-mbps-hd-hevc.mkvOK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc.mkvNOK (lento)
H265 10-bit
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4NOK (Com ZidooPlayer está OK)
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4OK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc-10bit.mkvOK
jellyfish-140-mbps-hd-hevc-10bit.mkvOK
jellyfish-200-mbps-hd-hevc-10bit.mkvNOK (Com ZidooPlayer está OK)
jellyfish-400-mbps-hd-hevc-10bit.mkvNOK (Com ZidooPlayer está OK)
VP9
bbb_sunflower_4K_30fps.mkvNOK (Com ZidooPlayer está OK)

Aplicações adicionais


Como é habitual foram testadas as aplicações multimédia normais sem problema nenhum (TV NOS, TV Vodafone, Netflix). Em relação a jogos os habituais também não deverão dar problemas. Apenas se nota que o Fifa 2016 não consegue ser perfeitamente fluído.
Quanto ao Netflix aparenta ser HD.

Conectividade


Neste ponto o comportamento é bastante positivo, a 2.4GHz os valores andam nos 50-60Mbits/s, para quem já tem routeres com 5GHz vai conseguir ter velocidades perto dos 200Mbits/s, e em Ethernet os valores rondaram os 700-800Mbits/s.
Os testes foram feitos a 5-6 metros do router, e a minha internet é de 200Mbits/s.

Wifi a 2.4GHz



Wifi a 5GHz


Ethernet


Root

Quanto ao root, a box não vem com root de origem.


Temperatura


A box não aqueceu muito durante os testes, medindo a caixa em cima e em baixo, a temperatura não passou dos 32ºC.

Audio


Activando a passagem de audio no KODI, podem contar por audio óptico ou por HDMI com os formatos habituais. Foi testado EAC3, DTS, DTS MA, DTS HD através de alguns clips de testes para ter ideia geral da compatibilidade.

Benchmarks


Em relação aos benchmarks, consegue-se bons resultados.

A1 SD



Antutu Video Tester



3D Mark



Geekbench 4



Vellamo




Video Adicional



Especificações


Aqui de diferente podemos apontar para a entrada SATA, o CPU Realtek RTD1295, OpenWRT como sistema a correr ao mesmo tempo que Android 6.0 e a o HDMI in.


Pontos Positivos


- HDMI-in;
- Suporte (Fórum);
- Ligação SATA;
- Qualidade;
- Caixa em alumínio;
- HDMI-CEC;
- OpenWRT.


Pontos Negativos


- Problemas com stream do HDMI-in (possivelmente defeito da unidade em análise);
- Algumas incompatibilidades com leitor nativo do KODI em formatos mais puxados.


Conclusão


 

Para mim o HDMI-IN é realmente a opção diferenciadora, basicamente ficamos com uma box android e com um aparelho para capturar o que nos apetecer (para fazer tutoriais, jogos, televisão, etc). Isto sem esquecer o OpenWRT e ligação SATA. É como se tivéssemos vários aparelhos com funcionalidades diferentes num apenas. Sem esquecer como sempre a qualidade premium e bons resultados no que toca ao Wifi.

O meu obrigado à Zidoo pelo envio deste belo aparelho, gostei bastante de participar na task force para identificar possíveis erros e ajudar a melhorar o firmware :)

Mais detalhes: Zidoo
Onde Comprar: AmazonESAmazonFR AmazonDE ou Geekbuying.
Em qualquer Amazon indicada podem utilizar o cupão O974D68X e ter 10€ de desconto na compra (tudo envios da Europa).
Na Geekbuying podem utilizar o cupão 15$ZIDOOX9S e ter 15$ de desconto, no entanto por enquanto só existe stock na China, a partir de Outubro vai existir stock em Espanha.

5 comentários:

  1. Boa opção mesmo, esta análise veio confirmar o que já tinha visto: dá para gravar qualquer coisa (HDMI IN) para um disco por SATA certo? Uma grande vantagem. Vendo a box aberta só aponto um ponto negativo, com o espaço vazio no seu interior, podiam ter feito um sistema SATA interior pois parece-me que caiba perfeitamente um disco 2.5'' lá dentro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para escolher para onde queres gravar, mas por acaso não experimentei para o sata, mas deve ser igual.
      Quanto a gravar ainda poderá ser necessário alguns truques para gravar cenas com protecção hcdp, com a ultima atualização, como eles querem certificar a box, já não grava diretamente por exemplo a box da vodafone.
      Ainda tenho que confirmar que mudando para o apk antigo passa a dar e é só uma protecção de apk ;)

      Eliminar
  2. Em relação ao netflix, este equipamento apenas suporta HD ou também suporta FHD e UHD?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas 720x480, um pouco superior a SD normal. Não suporta nada superior, pois não tem licenciamento netflix para reproduzir em qualidade superior.

      Eliminar
  3. Posso instalar o kodi 17.3, ou melhor falando o kodi, para poder por meus add-on; e outra pergunta ele pode gravar transmissões do kodi,no caso (TV ao vivo) em um pendrive por uma entrada USB? pretendo comprar um mês que vem. Acredito estar fazendoHello dear PayPal partners. All of these transactions are legal; Considering your policy, none of the transactions mentioned I have to prove because they were from ebay (some reimbursement) and in addition to doing many transactions and would be a job of patience catar the Chinese that only appear on the site of PayPal, since on ebay They use fancy name, hopefully my attached suitability statement cherishes the case. If not, they can pass the scissors to my account. uma boa aquisição. Mais uma o controle remoto tem uma opção mouse. tipo para eu jogar fruit ninja. Obrigado pelo espaço e saudações do Brasil.

    ResponderEliminar