Análise: Smartphone Cubot Manito (3GB RAM)


Aqui estamos com uma solução da Cubot, com custo inferior a 100€ e já com 3GB RAM. Julgo que seja o que mais se destaca ao ver-se as especificações para o preço neste Cubot Manito.

Temos então um smartphone com frame metálico, o que lhe dá um aspecto mais robusto, no entanto também lhe dá mais peso, por comparação com outros smartphones do género neste nota-se mais peso na mão.

O smartphone tem as características normais, com botão de energia e de volume de lado, microUSB e jack 3.5mm em cima, microfone em baixo.
Na traseira temos a saída da coluna, camera e LED flash.
Tirando a tampa é possível ver o local para colocar os cartões SIM, microSD. A bateria é de 2350 mAh.





Acessórios


No que toca a acessórios podemos contar com transformador de 5V 1A, capa traseira de silicone reforçada nos cantos, cabo USB -> microUSB e manual de instruções.



Utilização


O primeiro contacto que comecei a ter com o smartphone, foi negativo, já que o touch não respondia de forma correta, situação detectada apenas quando comecei a utilizar o zoom nas fotos e o "pinch" em algumas aplicações. Pensei que poderia ser problema da unidade que recebi para análise. No entanto depois de falar com a Gearbest, a mesma indicou-me que a marca tinha disponibilizado um novo firmware. Aplicando o firmware pelo PC o smartphone ficou a funcionar sem problemas.

Temos então 3GB de RAM, e dos 16GB de ROM temos cerca de 11GB livres para instalar o que for necessário, com um ambiente muito próximo de android stock.

O ecrã apresenta cores vivas e em termos de multi-toque podemos contar com reconhecimento até 10 dedos.

Quanto à utilização o smartphone sempre se mostrou bastante responsivo, recorrendo a benchmarks para ver possíveis problemas de aquecimento, nunca mostrou aquecer excessivamente, não passando dos 55-56ºC.

Testei o GPS o que também apanhou os satélites de forma rápida e não pareceu apresentar problemas.

Em relação a aplicações e jogos correu tudo que coloquei para testes (TV Vodafone, NOS TV, Netflix, KODI, Asphalt 8, etc, podem ver um pouco no vídeo de análise).




Conectividade


Não detectei nenhum problema neste aspecto, a distancias razoáveis do router em Wifi (entre 5 a 10 metros) consegui velocidades de 44 Mbps a 60 Mbps.




Atualizações


No momento da análise não existiam atualizações por OTA, foi necessário aplicar uma ROM manualmente através do PC. Mesmo com atualizações mais "complicadas" existe preocupação por parte da marca para atualizar e corrigir alguns bugs detectados.





Bateria

A bateria corresponde ao esperado, vamos conseguir ter um dia de bateria com uma utilização normal, reduzindo a utilização pode durar dois dias. Claro que numa utilização intensiva nunca chega ao fim do dia.
Mas pode-se esperar pelo menos um dia de utilização sem grandes problemas.

Câmera


Em relação à câmera, julgo que seja o aspecto mais negativo do telemóvel, com boa iluminação consegue-se fotos razoáveis, no entanto convém sempre tirar mais do que uma para garantir que se apanhe uma boa. Nota-se quase sempre um efeito dos cantos ficarem um pouco mais escurecidos.



Benchmarks


Neste ponto os resultados são bons mas nada de especial, em conta com o processador que vem incluído neste smartphone.

3D Mark



A1 SD


Em termos de RAM e eMMC tem boas velocidades, como se pode ver no teste.


Antutu

Geekbench 4



Vellamo


Especificações



Ecrã 5 polegadas HD, processador Quad-Core MT6737, 3GB RAM, 16GB ROM e Android 6.0 são as características principais a contar neste Cubot Manito.

Pontos Positivos


- Frame em alumínio;
- 3GB RAM;
- Preço;

Ponto Negativo

- Câmera;

Conclusão



Depois de corrigido o bug do touch com a ROM mais recente, tendo em conta que estamos a olhar para um smartphone na gama dos lowcost, não existe assim nenhum aspecto negativo, tirando a câmera que se possa apontar.
Claro que não se comporta como os smartphones de topo, no entanto para um utilizador que não seja muito exigente chega e sobra.

Onde Comprar: Gearbest (custa cerca de 88€)

Como sempre utilizar método "Priority Line" - "Spain Express" para Portugal Continental, de forma a evitar problemas com a alfandega.

24 comentários:

  1. Boa noite Carlos. Sei que este não é o tópico relacionado com o assunto de que vou falar mas como é relacionado com a Gearbest penso que não faz mal. Fiz a encomenda do Zenfone 3 pela Gearbest e fui acompanhando os passos tal como ensinaste numa das tuas publicações. No site espanhol é esta a informação que aparece.

    28/11/16 10:01 SIN RECEPCION: ENVIO GRABADO CENTRAL
    30/11/16 08:06 ADMITIDO BARCELONA
    30/11/16 08:06 EN ARRASTRE BARCELONA
    30/11/16 08:06 TRANSFERIDO PROVEEDOR BARCELONA
    30/11/16 20:29 EN ARRASTRE BARCELONA
    30/11/16 22:12 EN REPARTO BARCELONA
    30/11/16 22:13 NUEVO REPARTO: País sin servicio/Mercancía restringida BARCELONA
    30/11/16 22:13 REPARTO FALLIDO: País sin servicio/Mercancía restringida BARCELONA
    01/12/16 03:35 PROVEEDOR/SIN RECEPCION PORTUGAL - LISBOA
    01/12/16 14:31 EN ARRASTRE BARCELONA
    01/12/16 14:31 TRANSFERIDO PROVEEDOR BARCELONA
    01/12/16 20:33 Entrega Incorrecta PORTUGAL - LISBOA

    Entrega Incorrect? Será que isso tem a ver com o feriado do dia 1? Já procurei no site da adicional e diz que o estado da encomenda é "Em preparação ou transito internacional". Será mesmo que a encomenda esteve em Lisboa de madugada, voltou para Lisboa a tarde e de noite para Lisboa? Há motivos para eu me preocupar?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na adicional onde viste a informação, ainda não tens contacto direto do transportador, tenta falar com a adicional.

      Eliminar
    2. Tentei falar com eles hoje porque tinha receio que eles fizessem a entrega hoje E como estive fora de casa com a família queria evitar essa situação. Mas acredito que exactamente por ser feriado que eles não me atenderam.

      O que é o contacto directo?
      A adicional faz entregas nos sábados e feriados?

      Eliminar
    3. Se o track já mostrar informação no site da adicional, deve ter mais detalhes. senão é ver o geral na adicional e tentar saber mais informação.

      Eliminar
    4. Amanhã vou tentar falar com eles. No site da adicional aparece o meu nome como destinatário, o estado, código se serviço, de barras, postal e também a referência da encomenda.
      Não aparece o número de telemóvel ...

      Eliminar
    5. Boa tarde carlos Correia.

      Liguei para a adicional e eles dizem que a encomenda ainda não foi entregue a eles,e quem nem se encontra em Portugal sequer.

      No sitecorreosexpress a informação que tenho é esta:

      01/12/16 14:31 EN ARRASTRE BARCELONA
      01/12/16 14:31 TRANSFERIDO PROVEEDOR BARCELONA
      01/12/16 20:33 Entrega Incorrecta PORTUGAL - LISBOA

      Não sei o que significa "Entrega Incorrecta". E a senhora que me atendeu disse que não me podem ajudar por ainda não terem recebido. Devo aguardar? Ou entro em contacto com a empresa espanhola? E se sim, como o faço?

      Eliminar
    6. Deve ter ido então para outro armazém espanhol, é esperar que venha para o correto. Nesse caso só tentado falar com os correos.es

      Eliminar
    7. Ok... recomendas esperar ou tentar falar já com eles.

      Eliminar
    8. Vê se atualiza na próxima semana, senão tenta falar com eles. De certeza que isso vai ao sítio para a semana.

      Eliminar
    9. Espero que sim. Já estou um pouco impaciente pois fiz uma encomenda dia 2 que chegou no dia 22 , e fiz a encomenda do Zenfone 3 no dia 9. Como as encomendas foram admitidas uma 2 dois dias depois da outra achei que o telemóvel chegasse tbm na semana passada. Mas já estamos no final desta e nada ainda. Vou esperar para a semana e ver se chega cá são e salvo.

      Eliminar
    10. Buenos días,



      Por favor confirmen dirección para poder concertar una nueva entrega, su envío aún no esta entregado, ha debido de ser un error informático.


      Buenos días,

      Gestionamos entrega para mañana.


      Un saludo.

      Enviei um e-mail para o site do correosexpress e esta foi a resposta deles. Mas então se tiveram uma falha técnica não deveriam entrar em contacto com o cliente ?

      Eliminar
    11. Boa tarde Carlos. Enviei 2 emails a correos express a perguntar o porque da demora na entrega da minha encomenda visto que a informação que têm no site é que o produto está em Barcelona. O estado entrega incorrecta não sofreu alteração desde dia 1 de Dezembro. Enviei um em espanhol e outro em inglês. Na terça feira pediram-me em espanhol a morada e disseram que deveria tratar-se de um erro informático. Enviei a informação que pediram e pouco depois recebi outro email a dizer que agendaram a entrega para o dia seguinte (Quarta feira) . Na quarta feira recebo uma resposta em inglês que dizia apenas para contactar a distribuidora portuguesa. Nesse caso a adicional. Mas eles não me conseguem ajudar pois a informação que têm é que a encomenda será entregue a eles.

      O que aconselhas a fazer Carlos? Obrigado

      Eliminar
    12. Se já confirmaste a morada, eles já tem a morada certa, não sei, isso deve acabar por chegar, tenta ver com a gearbest também.

      Eliminar
    13. Como faço para contactar a Gearbest?

      Eliminar
    14. Na tua conta no local da encomenda podes abrir ticket.

      Eliminar
    15. Boas Carlos.

      Abri o ticket como indicaste e a Gearbest enviou-me esta informação.

      Thank you for contacting Grearbest.
      We would start a claim for the package with the carrier and the carrier would trace your package from their end.
      We would take further action for you when we have the result.
      We kindly wish you to wait 5 to 7 business days.
      As the claim would go on, would you mind giving the package some more time for the arrival?
      Thanks for your patience and understanding in this matter.

      Tenho duas questões.

      1ª Já passaste por esta situação?
      2ª O que faço se não conseguirem entregar a encomenda?


      Eliminar
  2. Tenho um cubot manito e a app CPU Z indica que a capacidade total é de 1000 mAh e não de 2350 mAh. Como posso otimizar a bateria para o valor real? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentaste ver com outra aplicação a ver se não é o cpu-z a ler mal a informação?

      Eliminar
  3. Tens razão Carlos! Desculpa, a app Supo Cleaner indica 1000 MAh, capacidade total, como também a AccuBattery. A companhia Cubot enviou-me uma mensagem e assegurou-me que os testes de certificação da bateria passaram e respeitam os 2350 mAh.
    Mas nas definições, dispostivos, bateria, a bateria não se encontra otimizada por indisponibilidade do google play.
    Também está acontecer esta situação com o teu manito?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que esteja a mostrar mal a informação. Porque se só tivesse 1000 maH o telemóvel não durava tanto tempo ligado.

      Eliminar
  4. Não devo então acreditar nos valores apresentados por essas app, pois também para um sistema 4G, tem de ser uma bateria superior. Por quanto tempo devo carregar a bateria? e por último, quais são as app indispensáveis para si, no Cubot manito.?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carregar depois no ecrã deve dizer quanto tempo falta para acabar de carregar. Quanto a apps depende muito do uso que se dá. Eu costumo usar as que mostro na análise.

      Eliminar
  5. Queria agradecer-lhe por esclarecer-me esta dúvida do valor de fábrica da bateria pela incorrecta leitura de algumas app. Estou satisfeito pelo manito. Acho-o excelente e até o som que debita é de grande qualidade. É robusto, o acrílico que o protege também lhe fica bem e os 3G Ram deixa mesmo rápido. Se quiser deixar alguma recomendação importante eu ficaria grato.

    ResponderEliminar