Análise: Smartwatch Xiaomi Amazfit (um Smartwatch que convence!)


Hoje vou-vos falar mais detalhadamente deste Smartwatch da Xiaomi. Posso-vos dizer que nesta gama de preços finalmente é o smartwatch que serve para o que eu preciso. Ou seja serve como smartband (para registar actividades físicas, como passos, padrão de sono e batimentos cardiacos), serve como smartwatch, temos sempre as horas disponíveis e recebemos as notificações. E por fim tem GPS integrado, para se registar algumas caminhadas, corridas, voltas de bicicleta, etc.

Pode ser visto como uma MiBand 2 mais avançada e também mais cara. A meu ver compensa se for bem usada.

Unboxing


A Amazfit vem dentro de uma pequena caixa, com os acessórios básicos para o funcionamento da mesma.



Em relação à qualidade de construção está muito bem conseguida, bom acabamento, e uma pulseira em borracha que aparenta ser resistente. Temos um aro metálico, com um único botão de lado, e o sensor de batimentos cardíacos por baixo.

O relógio tem sempre o ecrã ativo, e apenas quando se movimenta o pulso para ver as horas, ou se ativa o ecrã é que acende a luz de fundo. A visibilidade mesmo na rua é bastante boa.


Navegação no Relógio


O objectivo do relógio é ser utilizado sozinho por si, portanto 99% da gestão e todas as estatísticas dão para ver no Amazfit.
Os menus principais que vamos ter então estão relacionados com os passos, batimentos cardíacos, musica, despertador, Meteorologia, bússola, cronometro, padrão de sono e gestão de treinos.


Quanto aos batimentos cardíacos, o registo é feito de forma automática quando se está a utilizar o GPS, pode ser de forma estática a pedido, ou então pode-se definir para registar de forma dinâmica.

No que toca à musica, não existe coluna no relógio, temos 2GB de espaço que podemos colocar através do PC (é reconhecido como se fosse uma PEN USB), para ouvirmos as músicas deve-se emparelhar com uns phones bluetooth.


A ter em nota que o despertador apenas faz vibrar o relógio, não tem toque definido.
Quando à secção de Meteorologia, deve ser configurada na app do smartphone a zona.



Em relação ao GPS, podemos definir o tipo de atividade que vamos fazer, espera-se menos de 1 minuto e por norma apanha os satélites necessários para poderem fazer a atividade com registo de GPS.



Existem sempre configurações extra que se pode fazer no relógio, em relação aonde se usa o relógio, nivel de vibração, se é suposto ativar por toque ou apenas no botão entre muitos outros detalhes do género.

Também em relação às skins, algumas tem a possibilidade de se configurar o fundo e os ponteiros, até colocar uma imagem enviada por nós do smartphone para o smartwatch.


Em relação às notificações, dependendo da app por vezes aparecem as primeiras linhas da notificação noutras aparece apenas a indicar que tem uma notificação.
Para chamadas não é possível atender, apenas se pode cancelar a chamada ou silenciar.




Acessórios


Quanto aos acessórios, além do pequeno manual podem contar com o cabo USB -> microUSB flat e o cradle para carregar o Amazfit.



Aplicação


A Aplicação não tem tradução para Português (funciona em Inglês) e pode ser encontrada na playstore. Neste momento esta app não tem sincronização com o Mi Fit, apenas faz sincronização com o Strava (aplicação externa para tracks feitos com o GPS).
Dessa forma a app serve para configurarem algumas parametrizações do Amazfit e sincronizarem os dados com a cloud.

Temos então disponível a secção de Skins que também podemos definir diretamente no Amazfit, também conseguimos ver os dados básicos da percentagem de bateria e se existem atualizações de firmware.



Na parte dedicada ao GPS podemos ordenar pelo tipo de atividades que mais usamos, e também temos uma secção para indicar que aplicações devem enviar avisos para o Amazfit. Além disso temos local para configurar a Widget da Meteorologia.


Pode-se parametrizar quais os Widgets a mostrar directamente no relógio, as unidades podem ser métricas ou imperiais, e temos uma secção para testar notificações e definir as permissões de acesso da app.



Existe uma versão da app que não testei fora da loja, (a versão chinesa da app), que já tem sincronização para o Mi Fit, e dessa forma as estatísticas que se vêem apenas no Amazfit ficam disponíveis na app, pelo que vi no site oficial será objectivo futuro a app internacional também vir a ter este tipo de funcionalidade. O que para mim será óptimo especialmente para as pessoas que não achem muito prático ver esses dados directamente no ecrã do Amazfit.

Bateria


Neste ponto gostei da prestação, nos testes que fui fazendo, utilizando maioritariamente como smartwatch ligado ao smartphone para receber notificações, uns 10 minutos por dia de GPS e utilização como relógio para ver as horas e a duração quase chega ao anunciado. O mais certo nesta utilização é contarem com 4 dias entre carregamentos.
Se tiverem uma utilização mais intensiva (para o pessoal que corre todos os dias) a usar GPS o mais normal será carregarem diariamente ou de dois em dois dias.
Para mim bateria em smartwatch a durar mais de 3 dias é mais que positivo, já que nos smartwatchs mais lowcost o normal é carregarem todos os dias e isto para uma utilização básica.

Conclusão




Já testei várias smartbands e smartwatchs, o que vos posso dizer é que a Xiaomi convence nestes dois mercados. Em termos de smartband ainda não encontrei nenhuma melhor que a MiBand 2, e em termos de smartwatchs até 100-110€ este passou a ser o meu favorito.
Numa comparação mais grosseira, o Amazfit é uma MiBand 2 com "ecrã colorido", GPS e bateria a durar muito menos.
Como relógio fica bem no pulso, inicialmente pensei que fosse parecer maior, mas não, tem um bom tamanho.
Tenho todas as notificações no relógio, é verdade que não posso atender chamadas, mas ao menos, se deixar o smartphone numa divisão em silencio, com o relógio sei que estou a receber uma chamada, ou que recebi emails ou qualquer outra notificação.

Para o que o Amazfit oferece, se forem utilizar as funcionalidades todas é um smartwatch que recomendo sem dúvida, se estão à procura de algo apenas para registar passos e padrões de sono podem ir para algo mais barato como a MiBand 2.

Onde Comprar: Versão Inglesa - a versão Analisada,também tem a Versão Chinesa, que usando esta versão de firmware do XDA podem converter em versão Inglesa (não tem é atualizações automáticas, depois tem de atualizar sempre manualmente).
Aconselho a irem para a versão Inglesa, mas depois vocês é que sabem se estão à vontade para aplicarem o firmware manualmente na versão Chinesa ;)
Para Portugal Continental utilizar método de envio "Priority Line" - "Spain Express"

17 comentários:

  1. Obrigada pelas informações dadas, foram sem dúvida muito esclarecedoras para uma leiga como eu! Poderia indicar qual a melhor forma de adquirir, qual o melhor site pf? Na gearbest não encontro disponível a versão inglesa pela qual tenho preferência. Grata!

    ResponderEliminar
  2. Olá, no site da gearbest só aparece a opção de priority LINE mas sem spain express, pode parar na alfândega?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. É possível inserir treinos indoor? Sem ser run indoor?
    Tipo cycling ou aulas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que por acaso não experimentei. Mas em relação aos treinos se for só para guardar os passos, batimentos cardiacos e calorias gastas deve dar.

      Eliminar
  4. Voce sabe me dizer se é posivel deixar pausa automática? Porque na Mi Band 2 tem essa possibilidade, e como meu esporte principal é o ciclismo necessito dessa função. Obrigado

    ResponderEliminar
  5. O sistema operacional é o Android Wear? Dá pra instalar aplicativos da Google Play Store? Funciona com o Google Fit?

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo ótimo review.
    Gostaria de saber se ele funciona bem com os Alertas do Google Maps?

    Exemplo se eu traçar uma rota ele recebe a notificação de vire a direita ou vire a esquerda?

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia a só uma dúvida a actividade indoor não passa para o Strava?

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Melhor site de confiança e entrega no Brasil, alguém recomenda?

    ResponderEliminar
  11. Para mim, falta uma app/Widget básico e incompreensível, um calendário!

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, amigo

    Vê se pode me ajudar. Tentei mudar o idioma para português,utilizando aplicativos da internet e agora o relógio liga e fica em uma tela com a símbologia da AMAZFIT (A). Como resolver este problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter que voltar a aplicar ROM, passa no XDA a ver o que encontras.

      Eliminar