Análise: Devolo Gigagate (Solução para Ethernet e Wifi)


Cá estamos com mais uma análise de uma solução da Devolo para nos dar um melhor acesso à nossa internet e rede interna por casa. Desta vez estou cá para vos falar dos Devolo Gigagate.
Uma solução que consiste em ligar dois aparelhos através de uma ligação 5Ghz dedicada, para não existirem perdas significativas.

Vamos então ver com mais detalhes o que podemos encontrar no kit.

Unboxing


Dentro da caixa vamos poder encontrar os dois aparelhos (uma base e um satélite), dois cabos ethernet, dois transformadores de 12V 1.5A e instruções.

Quanto à base e satélite, tem formato semelhante. Diferem na parte de trás e nos leds indicativos à frente assim como a representação dos mesmos de lado. Ambos tem também uma patilhas que saem em baixo, caso os queiram manter de pé de forma mais segura.
O preto brilhante atrai sempre dedadas, no entanto não parece que seja problemático, já que são sempre aparelhos que costumam ficar mais escondidos.

Dessa forma a base apenas tem uma ligação ethernet gigabit e entrada de energia, na frente temos um botão para emparelhar manualmente se necessário.
Quanto ao satélite atrás tem 1 porta gigabit e 4 portas ethernet 10/100, além da entrada de energia. Na frente temos também botão para Wifi e emparelhar.


Utilização


Nesta parte é bastante simples, basta ligarem a base ao cabo ao vosso router, ligar à eletricidade e está pronto para transmitir, depois ligam o satélite à electricidade no local de onde precisam de ter rede ethernet e wifi. Passado alguns segundos emparelham e está tudo a funcionar. Depois para ligarem por ethernet basta ligarem os cabos aos aparelhos, por wifi basta verem o nome da rede e password que está escrita na base do satélite e podem-se ligar sem problemas.

Se for necessário depois entrando pelos IP's dos aparelhos pode-se aceder às páginas de configuração dos mesmos e fazer as alterações necessárias (nome da rede, password, etc). A navegação nos menus é simples e está tudo em Português.



Testes


Vamos então falar dos testes, foi testado frente aos powerline 1200+ AC da devolo assim como por comparação com router de ISP.

Em termos práticos ao nivel do wifi, como a ligação depois é apenas por 2.4Ghz a ligação fica sempre a rondar so 30-35Mbps, já em termos de ethernet quer seja a 5 ou 10 metros podem esperar boas velocidades, no meu caso com internet a 200Mbps, consegui esses valores na porta gigabit, nas portas ethernet ficou sempre nos 100Mbps como seria de esperar.

Wifi


- Powerline a 10 metros 184Mbps;
- Gigagate a 10 metros 36Mbps;
- Router ISP a 10 metros 14Mbps.



De notar que neste caso nos testes a 5 metros os resultados são piores que a 10 metros, já que a 5 metros tenho um móvel maciço ao lado da TV que bloqueia o sinal, e em relação aos powerline estão ligados a uma extensão, portanto pela rede elétrica também fica prejudicado.

- Powerline a 5 metros 49Mbps:
- Gigagate a 5 metros 33Mbps;
- Router ISP a 5 metros 5Mbps.




Ethernet


Testando à maior distancia possível em casa (cerca de 10 metros entre a entrada onde está o router e o quarto oposto).

Usando o powerline devolo 1200+ como comparação no mesmo local por ethernet gigabit consegui velocidades de cerca de 180Mbps de download e upload.

Já em relação aos Gigagate na porta gigabit conseguiu 207Mbps e na porta Ethernet consegue 95Mbps.



Conclusão




Se o objectivo é ligar aparelhos por ethernet, parece-me que é a solução mais acertada para levarem o cabo aos aparelhos "sem fios", já se o objectivo é ligar por wifi, os powerline serão solução melhor, já que tem ligação 5GHz.
Claro que se não tiverem net superior a 100Mbps, ficam bem servidos com qualquer solução, das mesma forma que se não tiverem aparelhos que liguem por 5GHz os powerline já não trazem assim tanta vantagem.
A verdade é que em qualquer situação, se comporta bem melhor que o wifi fornecido pelo router do ISP quando pretendem expandir a vossa ligação a mais divisões da casa, já que se necessário depois podem ligar mais satélites à base e assim ter diferentes pontos da casa com Wifi e Ethernet.

O meu obrigado à devolo pelo envio destes Devolo Gigagate para testes!


1 comentário: