Análise: Smartphone Xiaomi Redmi 4X (Snapdragon 435, 2GB RAM, 16GB ROM)


Cá estamos cá para falar de mais um smartphone lowcost da Xiaomi, que a meu ver de lowcost só tem mesmo o preço, já que nas outras características chega bem a parecer um smartphone de gama média. Começando logo pela qualidade e aspecto. Vamos então começar pelo unboxing, para se ir vendo as características iniciais.

Unboxing


Começando pela parte frontal, podemos esperar em cima os sensores habituais, ecrã de 5'', e em baixo temos os botões físicos nos quais o led de notificações fica localizado perto do botão de home.
De lado temos botão de energia e de volume e do outro lado o local para colocar o cartão SIM.
Por cima temos o emissor de IR, jack 3.5mm e microfone. Por baixo temos a coluna, microUSB e microfone.
Atrás podemos encontrar então o sensor biométrico, camera e led único e mais a baixo o símbolo mi. A parte central é em alumínio no entanto as zonas localizadas nos cantos são em plástico.



Acessórios


Aqui podemos esperar os habituais, temos então um cabo USB ->microUSB, carregador de 5V 1A, peça para ajudar a colocar os cartões SIM e pequeno manual de instruções.


Utilização


Fiquei bastante contente com a prestação deste smartphone, com uma prestação um pouco superior ao Redmi 4A que já tinha analisado anteriormente, assim como melhor qualidade, julgo que é um bom smartphone para quem procura algo em conta.
Temos assim um ecrã de 5'' HD, Snapdragon 435, 2GB RAM e 16GB ROM (dos quais cerca de 9GB estão livres). Estas características fazem com que o smartphone se comporte muito bem com uma utilização moderada, e até chegando a uma utilização mais exigente por vezes.

Bateria para durar 2 dias, ecrã com suporte para 10 dedos e com boas cores.

Em termos de utilização o Wifi e GPS não apresentam problemas e temos até um emissor IR para utilizarmos o smartphone como controlo universal para qualquer aparelho em casa com comando IR.

O que se tem que ter em conta é que o smartphone vem com ShopROM para poder ter PT-PT, já que de momento não tem ROM oficial com PT-PT, apenas com multi-lingua com PT-BR.
No entanto para quem não se importa de ter um pouco de trabalho (já que o bootloader já vem desbloqueado), pode mudar com facilidade para uma ROM xiaomi.eu (que foi o que eu fiz), e já fica com uma ROM bastante melhor.




Câmera


Para o preço acho que é difícil arranjarem um smartphone com uma camera com melhor prestação. Em vídeo é pior, mas em foto está uma solução bastante interessante.





Benchmarks


Nada de especial a apontar neste ponto, os resultados são os esperados, vão poder esperar um smartphone bem capaz para lidar com uma utilização bem aceitável diária de várias aplicações, chamadas e internet.

A1 SD


3D Mark


Antutu



Geekbench



Vellamo






Pontos Negativos


- Não tem Banda 20 (Em zonas mais fora dos centros não tem 4G, fica apenas com 3G);
- Shoprom (aconselho sempre a mudar para ROM xiaomi.eu)

Pontos Positivos


- Preço;
- Qualidade;
- Sensor biométrico;

Conclusão




Para quem procura smartphone da Xiaomi e tem orçamento apertado, não se importa de usar a Shoprom ou está minimamente à vontade para trocar de ROM e o 4G em todo lado não é um requisito, com este smartphone fica muito bem servido! Sem esquecer claro que é um smartphone de entrada mas que já começa a chegar aos calcanhares de smartphones de gama média. De momento é este que aconselho na gama de preços a rondar os 100€.

Onde Comprar: Gearbest
Para Portugal Continental, utilizar o método "Standard Shipping" - "Local Direct Express", para envio sem problemas com Alfandega.

7 comentários:

  1. Obrigado pela análise...excelente como sempre!
    Tenho um 4A Global que veio com a ROM Global Xiaomi com o PT-BR; já fizeste algum guia de como trocar a ROM do 4A ou 4X para uma ROM da xiaomi.eu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiz, porque no site da Xiaomi.eu tem as indicações e é relativamente simples.

      Eliminar
  2. Aqui? https://xiaomi.eu/community/threads/7-5-25.40192/ .... isto para mim é quase chinês :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens os passos a baixo a explicar, como meter o TWRP como meter a ROM e fazer root.

      Só tens é que sacar a ROM correta para o teu modelo.

      Eliminar
  3. Um guia passo a passo vinha mesmo a ajudar.....
    Abraço e continuação do bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, não vejo o método "Standard Shipping" - "Local Direct Express" na gearbest, apenas: "Registered Air Mail" Unregistered Air Mail" "Priority Line" e "expedited Shipping". Qual será a opção para evitar a problemas com Alfandega? Obrigado!

    ResponderEliminar