Análise: Smartphone Xiaomi Mi6 (Snapdragon 835, 6GB RAM, 64GB ROM)


Cá estamos para ver a análise detalhada de mais um flagship da Xiaomi. É verdade que é melhor em quase tudo por comparação com os anteriores, no entanto deixa um pouco no ar um pouco a questão do mais do mesmo, pois é melhor, no entanto poucas inovações nos vai trazer em relação ao Xiaomi Mi5S.

Unboxing


Numa primeira vista podemos ver que passa a ter uma traseira mais espelhada, assim como passa a ter na parte superior o emissor IR. Em baixo temos o USB Type C e microfone e coluna de som.
Atrás temos em cima as duas cameras duplas e o dual-flash.
Na parte frontal temos o sensor biométrico em baixo e temos por cima do ecrã de 5.15 polegadas os sensores, camera e auscultador.
De um dos lados temos o local para colocar os cartões SIM e do outro lado o botão de energia e o de volume. Tem um design mais arredondado nos cantos com frame metálico. Com um design a puxar aos flagships mais atuais.
Como podem ter reparado o Mi6 perdeu o jack 3.5mm mas depois trás acessório para colmatar essa situação e terem de forma indireta o jack 3.5mm.



Acessórios


Quanto aos acessórios já vem com uma capa em silicone, o que é sempre positivo, assim como o carregador rápido (5V 3A, 9V 2A, 12V 1.5A), é transformador que precisa de adaptador para usar em Portugal, vem também o cabo USB-> Type C e um cabo de type-C para jack 3.5mm (já que o Mi6 perdeu o jack 3.5mm). Além disso temos um pequeno manual de instruções em Chinês e o acessório para colocar os cartões SIM.



Capas


Caso não queiram comprar o pack já vem com uma capa em silicone, no entanto para os meus Xiaomi gosto de mandar sempre uma da marca Nillkin, que não costumam ser caras e com um aspecto discreto e mais rígido para dar um pouco mais de proteção.


Comparação


Deixo também aqui algumas fotos lado a lado entre os Xiaomis da gama Mi que já fui analisando com o tempo.
Dessa forma vamos ter o maior que é o Mi5S Plus (análise aqui), o Mi5S (análise aqui) e o mais antigo o Mi5 (análise aqui).
Tirando o design do Mi5S Plus que será o mais "diferente", os outros acabam por ser muito parecidos, e independentemente da escolha para mim tem todos um design excelente!
Em termos de caracteristicas, o Mi5 tem o Snapdragon 820, o Mi5S Plus e o Mi5S já passaram para o Snapdragon 821 e o Mi6 vem com o mais recente Snapdragon 835.
Em termos de tamanho estão todos com ecrãs de 5.15 polegadas, FullHD (tirando o Mi5S Plus que é de 5.7 polegadas).
Excepto o Mi5S, os restantes tem emissor de IR. No que toca a camera dupla, só o Mi6 e o Mi5S Plus é que contam com uma.



Benchmarks


Neste ponto para já é o superior analisado, também não seria de esperar outra coisa.

Antutu




3D Mark




A1 SD


Geekbench



Multi-toque


Neste ponto já seria de esperar o suporte multi-toque a 10 dedos.



Utilização


Temos então um Mi6 equipado com um Snapdragon 835 e um Adreno 540 (GPU). Tem 6GB RAM e 64GB ROM. Vem com Android 7.1.1 64-bit e em termos de ROM vem com a ROM oficial estável que atualiza quando ligamos à internet para a MIUI 8.2.2.0.
Como é uma ROM estável, em termos de multi-lingua para Portugal só tem PT-BR. De momento para se ter PT-PT a solução será passar por instalar uma Custom ROM como as da Xiaomi.eu.
Tirando esta questão do PT-BR, como é habitual em ROM's oficiais, de resto tudo parece funcionar bem e sem problemas. O smartphone é bastante rápido e fluído. No entanto parece também consumir bastante bateria devido ao Snapdragon 835. Com utilização mais intensiva a bateria não vai durar um dia completo de trabalho.

Parece ser um excelente smartphone, para quem quer jogar uns jogos bem pesados, pois já experimentei o Afterpulse sem problemas alguns.


Câmera


Assim numa primeira análise, pode-se ver que em fotografias com boa luz a camera é excelente, já com pouca luz ainda não será a camera milagrosa que vai destacar o Mi6 de todos os outros Xiaomi. É boa durante o dia, mas "normal" durante a noite.




Especificações


- Ecrã: 5,15'' (1920 x 1080 pixeis);
- Processador: Snapdragon 835, CPU Octa-core (4×2,45 GHz Kryo & 4×1,9 GHz Kryo), Adreno 540
- Sistema operativo: Android 7.1.1 (MIUI 8);
- RAM: 6GB;
- ROM: 64GB;
- Camera Principal (Traseira): Dual 12 MP – 27mm, f/1.8, OIS 4-eixos + 52mm, f/2.6; sensor Sony Exmor IMX 386 1/2.9''; dual LED;
- Camera Secundária (Frontal): 8 MP;
- Dimensões: 145,2 x 70,5 x 7,5 mm, 168 g;
- Não tem jack 3,5 mm (suporta via interface type-C);
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac;
- GPS com A-GPS, GLONASS e BDS;
- Bluetooth 4.2;
- NFC;
- Bateria: 3350 mAh.



Conclusão



De forma resumida, é verdade que o smartphone é dos mais rápidos que analisei, e tem boa qualidade de construção, no entanto fiquei um pouco desiludido quanto à camera, já que estava à espera de um upgrade maior por comparação com o Xiaomi Mi5S. Vamos assim ter um smartphone com umas especificações excelentes para o preço, mas que acaba por ser a meu ver apenas um upgrade do Mi5S no que toca a processador, já que na RAM de 6GB para 4GB já se nota pouca a diferença.

Se já tem um Smartphone com Snapdragon 821, o upgrade nem é necessário se estiverem a pensar nisso. Se vierem de um Mi5, já pode justificar.

Onde Comprar


Para Portugal Continental, utilizar método de envio: "Priority Line" - "Spain Express" para evitar problemas com a Alfandega.

6 comentários: