Análise: Beelink Sea I (2GB RAM, 32GB ROM, dock SATA, HDMI-IN, HDMI-out)


Cá está a análise de uma Box Android um pouco diferente do habitual, neste caso podem contar com um processador RTD1295, e além disso dentro da box podem encontrar uma dock para discos 2.5'' e tem HDMI-in e HDMI-out, ou seja serve para gravar e ver diretamente pela box o conteúdo que liguem por HDMI. Além disso com a dock podem fazer com que o aparelho seja uma espécie de NAS lowcost.


Unboxing


Temos desta forma uma box um pouco diferente do habitual, um pouco mais rectangular, pois ao "lado" da box propriamente dita vamos colocar um disco de 2.5''. Em cima temos indicação da marca Beelink e algumas características como SATA, 4K, HDR10, PIP, etc.
Na parte frontal temos um mostrador e receptor IR. De um dos lados temos uma porta USB 3.0, USB 2.0 e entrada para cartão SD. Por trás temos as restantes ligações HDMI-IN, HDMI-out, Ethernet Gigabit, SPDIF e energia. Ao lado do HDMI-out temos então a porta que se deve remover para inserir o disco. Por baixo temos uns pequenos pernos de borracha e alguns locais para a circulação de ar.




Acessórios


Neste ponto é o habitual, podemos esperar um comando IR, pequeno manual de instruções, cabo HDMI, e um transformador mais potente que o habitual, com 12V 1.5A, já que tem que suportar mais energia para ligar um disco pela SATA.



Dentro da Box


Existem alguns pontos positivos, já que não estava à espera de encontrar pilha para RTC (Real Time Clock) dentro da box, o processador e memórias RAM estão tapadas com uma peça em alumínio que tem um pad térmico para ficar em contato com a peça metálica na parte superior da box. Em relação à antena apesar de ser ao estilo de "fita", neste caso são duas, portanto pode melhorar um pouco o desempenho wifi. Do que se pode ver o chipset wifi é um RTL8821AU e temos um eMMC da Samsung.


Utilização


A box vem com um pequeno ecrã de boas vindas para a primeira configuração, podemos assim logo passar pelo básico e colocar logo a box a gosto. Vem com Android 6.0.1, 2GB RAM, e dos 32GB ROM, 24GB estão livres.
O launcher é bastante semelhante a outras beelink, no entanto tem então o atalho para o HDMI-in.
Em termos de malware não foi detetado nenhum. Já vem com Root instalado. E em termos de fluidez o sistema não apresentou problemas de maior.

Temos algumas funcionalidades extra relacionadas com a questão do disco de 2.5'' que se pode colocar. Quanto à utilização do HDMI-in, pode-se programar gravações assim como fazer PIP e broadcast. Neste ponto ainda poderá precisar de algum trabalho, já que por vezes pode-se notar que o audio pode ficar dessincronizado nas gravações.









KODI




O KODI testado foi o 16.1, continua a ser o mais aconselhado (na minha opinião) para boxes com S905X.


Vídeo
Resultado
H264
Sintel.2010.4K_24fps.mkv
OK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4
OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4
OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkv
OK
jellyfish-55-mbps-hd-h264.mkv
OK
jellyfish-60-mbps.mkv
OK
jellyfish-80-mbps.mkv
OK
jellyfish-100-mbps.mkv
OK
jellyfish-120-mbps.mkv
OK
jellyfish-140-mbps-4k-uhd-h264.mkv
NOK (Lento)
jellyfish-250-mbps-4k-uhd-h264.mkv
NOK (Lento)
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkv
OK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkv
OK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkv
OK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkv
OK
jellyfish-55-mbps-hd-hevc.mkv
OK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc.mkv
OK
H265 10-bit
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4
OK
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4
OK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
OK
jellyfish-140-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
OK
jellyfish-200-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
OK
jellyfish-400-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
NOK
VP9
bbb_sunflower_4K_30fps.mkv
NOK

Passagem de Audio


Este ponto é sempre para quem pretende ligar o aparelho a um amplificador, já que para os restantes o som dá sempre bem.
Novamente os testes foram feitos em KODI 17.3. O KODI 17 ainda não é a melhor opção para esta box para passagem de audio. No KODI a passagem de audio não funciona, com o player nativo, dá tudo.


Formato Audio
Resultado
EAC3 5.1
KODI - KO | Player Nativo - OK
Dolby Digital+ 5.1
KODI - KO | Player Nativo - OK
Dolby TrueHD 5.1
KODI - KO | Player Nativo - OK
DTS 5.1
KODI - KO | Player Nativo - OK
DTS HD HR 5.1
KODI - KO | Player Nativo - OK
DTS HD MA 5.1
KODI - KO | Player Nativo - OK


Aplicações adicionais


Como é habitual foram testadas as aplicações multimédia normais sem problema nenhum (TV NOS, TV Vodafone). Em relação a jogos contem apenas com os mais leves. E Netflix apenas em SD.


DRM



Conetividade


A box consegue bom comportamento até 5-6 metros, a uma distancia de 10 metros apenas consegue apanhar wifi 2.4Ghz com velocidades muito baixas (1-2Mb/s) e em 5Ghz nem consegue ligar. Neste ponto não será muito indicada se o router não estiver perto.




Benchmarks


Quanto aos benchmarks nada de especial a apontar.

A1 SD


Antutu





Antutu Video Tester



3D Mark



Geekbench 4





Especificações


Pontos Positivos


- Dock SATA para discos 2.5'' / Integração para NAS;
- HDMI-IN (apesar de precisar de melhorias);
- Boa integração com vídeo no KODI;
- Audio HD com player nativo e passagem de áudio para amplificador.

Pontos Negativos


- Audio HD (apenas fora do KODI);
- Gravações pelo HDMI-In por vezes poderão ficar com ligeira dessincronização no audio;
- Jogos (os mais pesados não dão de forma fluída);
- Netflix apenas em SD;
- Wifi (recomendável até 5-6 metros);

Conclusão



Para quem pretende um aparelho android que possa servir como NAS caseiro, acaba por ser uma solução interessante, o HDMI-in também é interessante apesar de ser sempre melhor um aparelho dedicado, mas com ele poderão eventualmente até utilizar como placa de captura para fazer tutoriais, algumas gravações de TV. Também já existe customo rom, o que melhora sempre a utilização da box, para quem gosta de se aventurar (já existe beta aqui). Acaba por ser uma versão "lowcost" da excelente Zidoo X9S. Claro que a investir é sempre melhor ir para a Zidoo, mas para todos efeitos para o que custa dá para tirar bom proveito com esta Beelink.

Onde Comprar:
Versão de 2GB+16GB
Versão de 2GB+32GB
Como sempre para Portugal Continental escolher o método de envio "Priority Line" - "Spain Express" para evitar problemas com a Alfandega.

2 comentários:

  1. minha TV box Beelink SEA I esta com FW 105MO a muitos tempo e té agora não saiu a atualização para 106MO

    ResponderEliminar
  2. finalmente saiu a 106MO esta em meu canal o tutorial para atualizar com link e tudo mais Nome do canal é "seu canal interativo New"

    ResponderEliminar