Análise: Projetor Lowcost 720p Vivibright GP90 (Construção de espaço de Cinema em casa)


Já vos trago mais novidades sobre este projetor que tem um preço interessante, tendo em conta as caracteristicas, foi o primeiro projetor que tive para análise com resolução nativa de 720p (1280x800) e estamos a falar de um projetor que custa menos de 150€, para todos efeitos na área do lowcost. Como sei que é uma área que agrada a muita gente, decidi montar um mini-setup lowcost, juntando uma coluna Xiaomi e uma box para poder fazer a demonstração em vídeo dos resultados que se consegue obter.

Unboxing


O primeiro contacto que se tem é que ele é grande, por comparação com outros que já testei no passado, mesmo assim não é muito pesado, mas também não é exageradamente grande, continua a ser "portátil". Na parte frontal vamos então ter a lente, uma area para entrar ar e arrefecer o aparelho e o receptor IR. De lado temos duas rodas dentadas, uma para focar a imagem e a outra para ajustar a inclinação da imagem (ambos processos são manuais).
Por trás temos entrada de phones e AV, IR, 2 portas USB, 2 portas HDMI, porta VGA, o local para ligar o cabo de energia e botão de on-off. Também tem outra zona de ventilação.
Por cima podemos encontrar os botões de navegação para o podermos utilizar sem comando.
Do outro lado temos o local por onde vai sair o ar quente, e por baixo temos então os pernos em borracha, uma peça para aumentar a inclinação, a coluna, e existem locais para aplicar parafusos caso se queira colocar o projetor fixo num suporte e temos um filtro para não deixar entrar pó para dentro.





Acessórios


Neste ponto podemos contar com instruções, cabo VGA, cabo AV, instruções, pano para limpar a lente e um comando IR.


Utilização


Temos um menu principal que permite escolher a fonte e além disso podemos aceder a um menu de configurações em que podemos fazer alguns tweaks, relacionados com a imagem, com redução de ruído, rácio da imagem e temperatura da cor. Adicionalmente pelo comando pode-se inverter a imagem (caso estivesse no teto e invertido).


Tenho o projetor a cerca de 3 metros da parede pousado na mesa da sala e como podem ver ocupa-me por inteiro uma parece com cerca de 3 metros de comprimento por 2,40 de altura, estando assim no limite do que o projetor consegue para ter uma imagem aceitável, e mesmo assim a imagem está com muito bom aspeto, se for colocada a uma distância inferior, tem-se uma imagem mais pequena (mas que continua a ser enorme) e consegue-se ainda mais definição.



Nestas duas fotografias pode-se ver a diferença entre uma foto tirada a 30 centímetros da parece, e outra a cerca de 2 metros. Se tiverem perto da imagem claro que se vai sempre notar mais os pixeis.
Mas para uma distancia maior, a imagem fica com melhor aspeto.


Tem bastantes ligações (2 USB, 2 HDMI), tem possibilidade de se fazer alguns ajustes. A coluna integrada até tem boa altura e o som não é mau de todo, para já o que pode ser sempre mais negativo como em todos projectores é o barulho da ventoinha, não acho exagerado, usando como comparação outros que já testei, mas é algo que se ouve sempre (não é silencioso nesse aspeto), no entanto ligando a um sistema de colunas é sempre mais fácil abafar esse som.

A reter como principal da utilização é que dá para ajustar então a inclinação da imagem para não ficar com o efeito "trapézio", podemos ajustar a focagem manualmente, e de notar que devido à inclinação nunca fica a 100% focado nos cantos, o que não é tão relevante quando se vê filmes, pois nessa zona ficam as barras pretas. Quanto ao som interno da coluna é sempre melhor utilizar depois ligado a umas colunas mais dedicadas. No que toca a luminosidade do projetor, se tiverem uma luz ambiente vê-se bem a imagem (os 3200 lúmens ajudam nisso), no entanto os melhores resultados conseguem-se com as luzes totalmente desligadas.

Setup Cinema em Casa





Em termos de sugestão fiz então um setup lowcost para entretenimento, Utilizei a Mi Speaker já analisada por cá, para o som e uma Mi Box Internacional, para poder utilizar o KODI ou outras aplicações mediacenter, portanto como podem ver com este conjunto de 3 gadgets, temos um setup por cerca de 300€ para nos entreter durante bastante tempo com um ecrã grande e um bom som, no vídeo da conclusão podem ver o setup a funcionar.


Especificações




Pontos Negativos


- Barulho da ventoinha (não é dos mais barulhentos que já testei, mas mesmo assim nota-se algum barulho se não tivermos ligado a som externo para abafar);
- Desfoca ligeiramente nas zonas dos cantos.

Pontos Positivos


- 3200 lúmens;
- Correcção de keystone;
- Preço;
- Resolução nativa HD (1280x800).


Conclusão





Julgo que para quem procure algo relativamente barato, mas que já dê para tirar um partido interessante para entretenimento deve apostar num projetor deste género, que já tenha no mínimo resolução nativa de 720p. Como podem ver já tem uma qualidade de imagem bastante aceitável e os resultados são visíveis, se tivesse uma ventoinha mais silenciosa seria mais perfeito, mesmo assim está aceitável o barulho. Se tiverem um espaço interessante para projetar, poderá ser uma solução interessante onde investir algum dinheiro.

Onde Comprar: Gearbest

Para Portugal Continental, podem utilizar o método "Priority Line" - "Spain Express"







7 comentários:

  1. Carlos, bom dia...

    Na tua opinião, entre esse, o PRW310 e Excelvan cl720D qual a melhor escolha?
    Obrigado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se queres que te diga, ambos vão ser muito semelhantes, o melhor é veres análises detalhadas de cada um e veres qual fará menos barulho, porque para mim essa poderá ser a maior diferença entre os 3, se algum fizer menos barulho.

      Eliminar
  2. Carlos,

    Estava a comparar este com o S320 que custa metade do preço, exitem poucos reviews na internet mas pelas demonstrações também me parece uma boa escolha low cost, o que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o S320 tem resolução nativa de 800 x 600, logo só por isso este é melhor ;)
      Esse que falas deve ser mais semelhante a este que já fiz review no passado: http://www.aminhacasadigital.com/2016/06/analise-projetor-unic-uc40.html

      Eliminar
  3. Carlos, relativamente à coluna Xiaomi, como é que se consegue proeceder à ligação com o projector? Tenho um Excelvan 96+ e gostaria de ligar uma coluna externa. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-se ligar pelo jack 3.5mm, mas neste caso eu ligo por bluetooth à box android, não é diretamente.

      Eliminar
  4. Ola boa tarde, para ver jogos de futebol, num café onde tenha um pouco de luz ambiente,achas que este projetor consegue uma visualização aceitável?
    Ou aconselhas outro ate um preço aproximado de 300 euros?
    Obrigado

    ResponderEliminar