Casa Xiaomi: Gateway - A Domótica simplificada!

Finalmente chegou o gateway e os acessórios que tinham sido extraviados no mês de Agosto na
transportadora, a primeira vontade é abrir e configurar logo tudo! Mas não convém! Vamos dar passos calmos e certeiros para que vos possa explicar tudo como gosto! E o que vos tenho a dizer é:

Estou rendido a tudo isto!
Magníficos chineses que tiveram a brilhante ideia de misturar uma rede wireless IP com o protocolo Zigbee e fazer uma solução funcional, limpa e Barata! Estou convencido que se há alguns anos atrás consegui por milhares de pessoas a usar Mediacenter XBMC com Raspberry Pi e Android nas casas Portuguesas, desta vez não será muito diferente! Tenho em mãos algo que bem explicado a todos poderemos generalizar o consumo deste tipo de soluções! Mas vamos a isto!

O Gateway: Mas afinal para que serve?
O Gateway da Xiaomi é o canivete suíço da Casa Xiaomi, é o concentrador de comunicação entre os equipamentos Wi-Fi (lâmpadas, câmaras, motores) e Zigbee (sensores, interruptores, comandos). Faz ainda de luz RGB, alarme de segurança, despertador, campainha, rádio online (chinesa)...

Mas como configurar?
A configuração do Gateway não é muito diferente das lâmpadas já configuradas! É entrar na app Mi Home, adicionar o gateway, indicar as credenciais da rede wi-fi, ligar-se à rede directa do Gateway e deixar a configuração acontecer. Depois de ligado à nossa rede o gateway faz um upgrade de firmware e fica pronto para ser usado diretamente, e após isso podemos associar-lhe os sensores e interruptores ZigBee que irão permitir fazer a magia acontecer!

Luz de Entrada, Luz de Passagem, Luz Nocturna
Dado o seu lado multi-funções, tanto pode ser aplicada na entrada de casa, para que quando abrir a porta acender a sua luz e desta forma evitamos ter que acender as luzes à entrada de casa. Essa luz apesar de pequena é dimável e pode ficar bastante intensa e podemos trocar as cores.  Poderá até ser usada como luz nocturna!

Alarme doméstico
O gateway usado com os sensores de presença. de portas e janelas pode notifica-lo para o seu smartphone de alertas de segurança. À saída de casa pode armar o alarme e voltar a desarmar à chegada. O gateway serve como sirene também para esse alarme. No meu caso tenho um segundo gateway que vou usa-lo na garagem que tenho mais remota.

Rádio On-line 
Este é um pormenor que faria sentido se tivesse rádios de todo o mundo, mas apenas só temos rádios chinesas.

A App Mi Home e os seus detalhes
De todos os dispositivos que vi o Gateway é o único com 3 tabs na parte de cima e ainda com informações sobre todos os dispositivos conectados. A primeira página (Gateway) aparece informações sobre o Gateway: Ativar/Desactivar Alarme, Ligar a Radio e gerir a lâmpada do Gateway.
Na parte debaixo temos o status de todos os sensores ligados, tipo: Porta Aberta ou Fechada, Deteção de movimento, Click no botão, Temperatura... e todos tem a hora de quando aconteceu, ou seja, sabemos quando foi a hora que houve movimentação nas zonas com sensores de presença, quando fecharam a porta, se a porta ficou aberta, etc. Desde que claro, tenham adquirido esses sensores!
A segunda página da App (Auto) é para a automação, onde configuramos todo o que acontece: Definições do Alarme, da luz nocturna, o time da luz do gateway, o despertador para acordar e a campainha de casa!
Na terceira página (Device) aparecem todos os dispositivos conectados e clicando em cada um deles, poderemos configura-los um a um. Na parte debaixo em "Add Subdevice" adicionam-se mais sensores.

A Minha Casa Digital Xiaomi
Eu quando comecei a escrever este artigo não queria instalar todos os sensores, ainda não instalei todos, mas já instalei bastantes, pois só assim consigo ter a experiência para vos demonstrar como tudo isto funciona! No meu caso, o Gateway ficou junto à porta de entrada, dentro de um dos quadros eléctricos onde tenho uma tomada, queria instalar mesmo no hall para poder ativar a luz do gateway, mas infelizmente o móvel de entrada tapa a tomada existente, em breve penso em optimizar isso!
O meu T3 tem 120 M2 e o hall fica mais ou menos centrado com a casa, até agora e já instalei sensores no ponto mais distante (cozinha), o protocolo ZigBee faz comunicar direitinho os sensores com o gateway, é importante ainda que o Gateway seja colocado num local com cobertura wi-fi, senão não funciona!

Importante
O interface de ligação eléctrica não é do formato europeu, logo recomendo que caso não tenha adaptador adquira um, no meu caso estou a usar adaptadores de viagem e são bem pequenos, não ficam mal!

Como adquirir?
Na Gearbest, sozinho ou em vários Kits, pode ainda comprar os complementos um a um à medida das necessidades:

Gateway: https://goo.gl/FFyxpo
Apenas e só o Gateway.

Kit 5 em 1: https://goo.gl/Lg4vtU
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios

Kit 6 em 1: https://goo.gl/R5weox
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios, Sensor de Temperatura e Humidade.

Kit de Segurança Doméstica: https://goo.gl/NpMnSb
Inclui: Gateway, 2 Sensores de Portas e Janelas e um Botão Smart sem fios.

Como sempre, para Portugal Continental utilizem o método "Priority Line" - "Spain Express", para evitar problemas com a Alfandega.

Fotos do Gateway








Detalhes da App Mi Home para iOS:















59 comentários:

  1. Bom dia,
    aconselho a todos que tenham este gadget a ir à app, abrir o feedback e pedir rádios portuguesas. Já o fiz e responderam-me que quem sabe num futuro, mas se formos muitos a enviar... era brutal ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom artigo, o teu escolheste qual localização ao programar? Onde consigo arranjar esse adaptador? O meu é um pouco grande lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu indico no artigo! Está no Hall de entrada! O adaptador é de viagem... daqueles que têm uma porrada deles, tens disso em qq loja do chinês!

      Eliminar
    2. Fiz a pergunta mal, estou a perguntar qual a localização que escolheste na aplicação Mi Home, visto que existe alguns conflitos com a localização

      Eliminar
    3. Pedro... Mete Mainland China. É a recomendação de todo o lado.

      Eliminar
    4. Sim é a que tenho, mas existe algumas traduções que não me agradam, e com a câmara ip da xiaomi, mete as horas de China

      Eliminar
  3. Com um pequeno truque é possível ter outras rádios sem serem só as chinesas, embora para já, Portuguesa só temos a Comercial. Não sei os passos de cor, depois deixo aqui como fazer passo a passo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem já aqui um link... mas fica tranquilo em colocar! Informação nunca é demasiada!

      Eliminar
  4. Já alguem testou com outros equipamento com protocolo ZigBee, que não seja Xiaumi?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda não... estou tentado a fazê-lo em breve para controlar estores... a Xiaomi ainda não tem!

      Eliminar
    2. Boa é mesmo isso que procuro, controlar os estores eléctricos, assim que tiveres novidades publica.

      Eliminar
  5. Há uma funcionalidade extra nesta gateway que não é divulgada e que pode ser bastante util. Eu proprio desconhecia quando comprei a minha e ate estava a pensar comprar um sensor de outra marca à parte.
    A gateway tem um sensor de iluminacão(Lux) e assim podemos configurar as luzes para apenas acenderem automaticamente caso esteja escuro.

    Para radios em pt, basta seguir este procedimento: http://ximiraga.ru/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente! Quando passar a fase basica, vou passar as invenções! Por agora é registar!

      Eliminar
  6. Boa tarde,
    Umas questoes:

    1- Qual a diferença do Gateway v1 e v2?
    2- Qual a distancia das comunicaçoes ZigBee?
    3- Tem flexiblidade de implementar logica tipo: Se (temperatura > x) entao (liga tomada) isto era para um possivel controlo de aquecimento central :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Hugo,
      O gateway v1 já era... não faço ideia, mas deve ter sido uma primeira versão...
      2 - 100 metros é o que diz na Wikipédia: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/ZigBee
      3 - Sim! Pacífico! Sensor de temperatura e regra para cima! Ligar, desligar, até comandar Infra vermelhos, tomadas, AC...

      Eliminar
  7. Ok fish. Nao encontro em lado nenhum a freq utilizada no zigbee se for 2.4ghz acho muito ma opcao por parte da xiaom deveria ser no minimo 868mhz. Tenho receio que nao tenha cobetura zigbee no andar inferor da casa. Mas se assim for e excelente sistema de rega alarme exterior aquecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ler: https://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/zigbee/padrao.html

      Eliminar
  8. Boas, sim eu conheço a tecnologia Zigbee, sou engenheiro de electronica e ja trabalhei com ela a alguns anos. So nao encontro é nenhum documento da ziaomi que indique qual a freq que os modulos operam, os 2.4Ghz tem mais dificuldade em atravessar o meio, normalmente as tecnologias de radio utilizadas para este efeito custumam ser 433 ou 868Mhz por terem um pode de penetração superior, como é o caso do Z-wave que utiliza os 868Mhz. Por isso a minha preiocupaçao do sinal nao chegar ao andar inferior, a nao ser que a xiaomi consiga resolver esse problema com a instalaçao de pex. um gateway por andar, e na interface ser possivel os nos do sensores de um gateway interagirem com nos do outro gateway, se assim for ficava resovido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O senhor engenheiro não teve português na faculdade?

      Eliminar
    2. Os gateways interagem entre eles, bem como os respectivos sensores. Eu tenho um gateway na garagem e outro no apartamento. Consigo definir os triggers que quiser.

      Eliminar
  9. Boas. O adaptador é bem maneirinho, mas tudo o que tenho encontrado é bem maior. Algum link que possa partilhar?

    ResponderEliminar
  10. Bom dia

    Podia por favor indicar onde comprar o adaptador que está na foto?
    E já agora outros que sejam funcionais...

    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Será que com aqueles interruptores wireless consigo controlar persianas eléctricas remotamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de ter isso. Mas penso que não.. Tinha que haver algo tipo relés ou algo parecido.. Se alguém souber de alguma maneira.....

      Eliminar
    2. Não. Estou a avaliar alternativas, mas preciso de mais tempo.

      Eliminar
    3. Olá Ricardo,
      Já conseguiu analisar esta hipótese? É que de facto queria controlar as persianas de casa atraves de uma app.
      Já tem ideia de como podemos faze-lo?

      Eliminar
  12. Tenho um problema com o alcance do sinal do wifi ao gateway para abranger sensores em toda a casa. É possível conectar dois gateways em simultaneo (fica um numa divisao a controlar alguns sensores e outro noutra divisão a controlar outros)?
    É possivel ter o gateway a comunicar com os sensores sem estar com acesso à internet (exemplo, sem estar com acesso à net, quando o sensor movimento activa o gateway dispara o alarme) ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes colocar os gatewayas que quiseres assignando os sensores ao mais proximo. Podes controlar tudo de uns para os outros.
      Tens de ter acesso à internet para aceder à conta MI. Podes até por o alarme a tocar em todos os Gateways em simultâneo.

      Eliminar
  13. Alguém tem a funcionar a automation com sensores de temperatura a funcionar corretamente.

    Tenho um sensor Temp/Hum que pretendo que ligue um aquecedor a partir de uma temperatura e o desligue.
    Tenho a tarefa com a seguinte condição:
    if temp <16 then liga tomada

    Outra tarefa

    if temp >18 then desliga tomada

    Fiz uma outra tarefa para desligar e ligar esta scenes no horário que pretendo, quando liga as scenes não me liga o aquecedor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de compensar as +8 horas para a China. Como estás em Mainland China, o que conta é a hora de lá!

      Eliminar
  14. Boas Ricardo,

    Só uma confirmação o Wi-fi Socket com protocolo Zigbee só funciona mesmo com um gateway, certo?

    Enganei-me na compra e em vez de comprar wireless normal comprei o Zigbee. Lá vou ter investir no gateway.

    ResponderEliminar
  15. Bom dia

    É impressão minha ou a app mihome tem ficado "congelada" a partir das 19h mais ou menos, só voltando por volta das 21h?
    Estou obviamente com o local em "Mainland China" e nem a app MiHome nem MiWifi funcionam neste periodo.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Boas,
    Vi num dos comentários que estarias tentado a experimentar utilizar equipamento ZigBee que não fosse da marca Xiaomi o controlo de estores. Sempre tentaste? Em caso afirmativo, podes publicar o que fizeste?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia, não estou conseguindo colocar meu celular para se alertado assim que minha porta é aberta ou fechada através do sensor de imã. já coloquei a função que tem o ícone de um celular vibrando, mas não alerta, so mostra no app que a porta está aberta ou fechada, mas tenho que abrir o app para ver

    ResponderEliminar
  19. Bom dia, gostaria de saber se tem como deixar o app sempre logado?

    ResponderEliminar
  20. Boa noite,
    Já corri todos os post e ainda não vi ninguém que traduzisse os menus das tarefas do gateway e até mesmo dos outros dispositivos, quando crio uma tarefa aparece-me tudo em chinês, alguém sabe ou tem algum link onde possa consultar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui vai! http://www.aminhacasadigital.com/2018/02/como-traduzir-app-de-chines-para.html

      Eliminar
  21. É possivel este gateway controlar dispositivos tipo arduino/wemos/esp8266 ?

    ResponderEliminar
  22. É pena a opção alarme não ter uma função de espera antes do alarme tocar...

    Exemplo
    - Saio do escritório e armo o alarme com o botão (aqui ao armar dá para definir tempo antes de armar)
    - Ao voltar, mal se abre a porta, o sensor de porta dispara o alarme. Aqui também devia haver tempo para se poder desarmar o alarme...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fácil..quando chegas à porta e antes de entrar..entras na App e desligas.

      Eliminar
  23. Já aconteceu a alguém tentar ligar o MI home e esta não encontrar o gateway? Mesmo usando diversas localizações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de usar a localização China Mainland...

      Eliminar
    2. Já usei e nada, mesmo com outro telemóvel. Experimentei todas localizações da lista e nada... mais alguma sugestão? 😕

      Eliminar
    3. Faz reset ao Gateway e configura em China Mainland

      Eliminar
    4. Já fiz os tais 5 segundos e depois começa a chinoca a falar. E nada...

      Eliminar
  24. Boas tenho um sensor de presença que liga uma lâmpada e depois de 20s apaga, no entanto se depois de apagar voltar a aproximar do sensor este não liga a lâmpada tenho que esperar algum tempo para voltar a ligar, porque será

    ResponderEliminar
  25. Boas,
    Consegue-se verificar o estado dos sensores a partir da internet?
    Ou seja, se eu estiver fora de casa consigo validar se deixei as portas todas fechadas e as luzes todas desligadas em casa? Ou se a empregada se esqueceu de desligar alguma coisa quando saiu?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim consegue ver o estado dos sensores em qualquer lugar com ligação à net.

      Eliminar
  26. Mudei de telemovel e deixei de ter notificações (huawei p20 lite) alguem com o mesmo problema??

    ResponderEliminar
  27. Excelente Blog. Há uma coisa que ainda não percebi com isto. Os sensores portas/janelas posso utilizar para baixar ou levantar as persianas electricas? não estou a ver como o fazem.... :S esta minha confusão é de noob, aposto!!!

    ResponderEliminar
  28. Olá pessoal alguém me pode ajudar, comprei uma lâmpada gu10 do ikea tradfri e andei a ler que dava para configurar com o gateway da xiaomi, experimentei tudo e não consigo🙄

    ResponderEliminar
  29. Olá pessoal.
    Não percebo muito disto, mas como não vi nenhuma solução viavel pela xiaomi para os estores eletricos comprei outros produtos.
    produtos chineses há varios. Mas eu escolhi uma marca chamada loratap. Tem uma propria app, (smartlife) até parecida com a MiHome...
    Comecei apenas com 1 device, e agr já tenho em toda a casa... a única coisa é que tenho mais uma app apenas para as persianas..lol.. de resto? 5 estrelas..
    dá para criar tarefas, p. Ex. Mandar abrir persianas às X horas, e fechar às Y.. depois fechar tudo caso a temperatura baixe de determinado valor. E esta temperatura é a exterior, e é adquirida através da temperatura qu a app vai buscar À net.. ou seja, ele pede-me a localização exata da casa, e adquire a temp, humidade, etc.. e usa esses parametros para as tarefas que quisermos criar.
    Cumpz

    ResponderEliminar