Casa Xiaomi: Sensor de Presença Wireless

Devem estar a pensar: "Lá vem ele apresentar um daqueles sensores de casa de banho pública!"...
E eu respondo: "Até podia ser, mas não é!"

Como podem verificar estou a seguir a ordem que me parece mais lógica dos dispositivos que fazem parte do Kit 6 em 1 Xiaomi Smart Home. Hoje chegou a vez do Sensor de Presença Wireless...

Mas afinal o que tem de tão especial este Sensor?
Este sensor não pode ser comparado com um sensor de movimento convencional, que o que faz é ligar uma luz quando detecta presença. Este sensor só funciona em conjunto com o Gateway, logo este ecossistema permite tirar partido de muito mais varáveis, ou seja, vejamos no meu caso específico.

Divisão: Cozinha
Instalei na cozinha um Sensor de Presença Wireless, criei uma regra que das 10 da noite até às 7 da manhã, caso seja detectada a presença a luz da bancada da cozinha acende com 25% de luminosidade, se não for detetado movimento durante 2 minutos desliga. Ora isto permite-me sempre que vá à cozinha, não ter que ligar a luz principal, a se acordar às 4 horas da manhã para fazer leite para o meu filho, não terei ficado exposto a demasiada luz e conseguirei voltar a dormir mais facilmente.



Exemplos Práticos
Ou seja, podemos configurar horários, acções diferentes, mediante cada situação que tenhamos: Ligar tomadas, ligar o purificador de ar, ligar o Ar Condicionado, ligar o aquecimento central, etc... Há tantos casos práticos que podem ser pensados que chegam a ser mesmo muitos, então combinando com outros diria que nunca existirão duas casas Xiaomi iguais, apenas e só porque temos necessidades iguais. Vejam este exemplo:

Usando Sensor de Presença Wireless, Tomada Inteligente do Kit 6 em 1 Xiaomi Smart Home, posso dizer que se entrar na Casa de Banho entre as 7 e as 8 horas deverá ligar a Caldeira que está ligada na Tomada Inteligente da Cozinha. Desta forma poderei tomar banho, sem ter que me deslocar à cozinha para ligar a caldeira. Poderei programar o desligar na ausência de movimento, ou então no limite programar a tomada para desligar a caldeira a determinada hora. Há muitos cenários que podemos pensar.

Instalação
Sensor de Presença Wireless liga-se por ZigBee ao Gateway, logo basta emparelhar na App Mi Home e a magia acontece! Existem 2 versões do sensor, a que vem com o Kit não traz suporte, mas quando compramos à parte apenas o sensor traz um suporte que nos permite instalar de diversas formas! O sensor usa uma pilha CR que dura cerca de 2 anos segundo o fabricante e pode ser trocada.
O sensor Aqara é verifica a presença, mas ainda controla a luminosidade (lux) e indica em percentagem, os detalhes das acções deste modelo estão em chinês, mas facilmente consegue ser desvendado, pois as opções são semelhantes ao base. O que vem de base no pacote não faz controlo da luminosidade, está completamente em Inglês.


Queres comprar este artigo?
Relembro que ao clicar nos links está a ajudar a continuidade do projecto Casa Xiaomi.

Como Comprar?

Sensor de Presença Wireless: https://goo.gl/Fw2ZhY
Apenas e só o sensor com suporte. O Sensor dos Kits não traz esse suporte.

Kit 5 em 1: https://goo.gl/Lg4vtU
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios

Kit 6 em 1: https://goo.gl/R5weox
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios, Sensor de Temperatura e Humidade.

Kit de Segurança Doméstica: https://goo.gl/NpMnSb
Inclui: Gateway, 2 Sensores de Portas e Janelas e um Botão Smart sem fios.

Como sempre, para Portugal Continental utilizem o método "Priority Line" - "Spain Express", para evitar problemas com a Alfandega.

Conteúdo da Embalagem

Aqua vs Kit

Kit instalada na Cozinha

Caixa Kit

Sensor Kit

Sensor Kit

Aqara

Sensor Aqara com Suporte





9 comentários:

  1. Boa tarde, uma questão, como se pode armar e desarmar o Alarm no gateway? Existe possiblidade de o fazer com recurso ao smart button?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Ricardo,
    Como metes para que após 2 minutos sem movimento a luz apague?
    Ando aqui a "inventar" e ainda não dei com isso!!! A tomada de parede liga quando deteta movimento, mas após isso fica sempre ligada.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Estes sensores detetam a presença de animais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do tamanho.. Mas cães... Gatos e pássaros confirmo 😂

      Eliminar
  4. @NoOsPhErE mas dispara com cães (pequenos) e gatos ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... Dispara. Não dá para regular a sensibilidade... O que é pena.

      Eliminar
  5. Boas Ricardo... Antes de mais parabéns pelo teu trabalho.... Agora a questão. Adquiri o sensor de portas/janelas mas assim que defino para ligar uma lâmpada simplesmente não aço teve nada. Ele toca o alarme, envia notificação para o telemóvel, mas a luz nada. Já tou farto de tentar e sem sucesso. Já tou desanimado :( Obrigado pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho na porta de entrada que liga a luz do hall e depois de fechar passado 2 min desliga a luz! Funciona sem problemas.

      Eliminar
  6. Boa noite,
    Estou a tentar fazer algo parecido, mas não consio programar o periodo de funcionamento. Se nao defenir horario a luz acende e apaga conforme o esperado, mas se defin algo horario de funcionamento já não faz qualquer ação. Tenho o sensor o sensor de movimento e a tomada ligados ao mi smart home hub. O q poderei fazer?

    ResponderEliminar