Casa Xiaomi: Hack para o Gateway com rádios portuguesas

Lembram-se do nosso Gateway, não? Lê isto antes de prosseguires. Aquele que tem uma coluna e nos permite ouvir rádios, mas que de origem só permite escutar rádios online chinesas? Pois hoje vamos mudar isso em todos gateways portugueses!

Objectivo: Colocar o Gateway a tocar rádio online Portuguesa
Este processo é simples, e para isto temos que perceber que vamos "enganar" o Gateway indicando que não estamos na China, e para isso temos que acrescentar um endereço DNS na nossa ligação. Há duas formas de o fazer, directamente no router doméstico ou no smartphone que usamos para gerir o nosso Gateway.



Forma 1: Alterar DNS no Router
No meu caso não deu, pois a Vodafone não permite alteração do DNS, a coisa seria contornável, mas como há um modo alternativo, resolvi avançar para a Forma 2, diretamente no smartphone!
A imagem abaixo destaca os pontos onde se devem dirigir no router, eu colocaria como endereço DNS Secundário e colocando o seguinte endereço DNS: 82.146.38.202 .


Forma 2: Alterar diretamente no Smartphone
Foi a forma que escolhi, no iOS basta ir às rede wi-fi, selecionar a rede onde está nosso Gateway e entrar no modo avançado, seguir para "Configurar DNS", seleccionar "Manualmente" e coloca o endereço de DNS: 82.146.38.202



Pesquisar Rádios e adicionar aos Favoritos
Depois basta abrir o Gateway na app Mi Home, na secção Radio, Seleccionar o simbolo logo abaixo do Play, normalmente será um ">". Clicar na lupa de pesquisar e procurar por "Comercial", encontrarás rapidamente a Radio Comercial, basta seleccionar a estrela e estará nos favoritos e pronta a tocar. Existe também a RFM, mas ainda não a consegui ver a funcionar.

Outras Rádios e Explicação do serviço
Este serviço é fornecido pelo site Ximiraga.com, é válido para o Gateway e para o Xiaomi Internet Radio, e existe uma extensa lista de rádios mundiais. Há ainda mais uma forma possível, mas obriga a root, que recomendo apenas a utilizadores experientes: http://ximiraga.ru/#install
Espero acrescentar screens para Android em breve.

Onde Comprar o Gateway e o Online Radio?
Xiaomi Gateway: https://goo.gl/FFyxpo
Xiaomi Online WIFI Radio: https://goo.gl/W1RBkx

Divirtam-se!

Ricardo Azevedo

6 comentários:

  1. Efectivamente este seria um bom serviço se funcionasse como dizem.
    Já o testei faz uns meses e a semana passada andei de volta disto outra vez...
    As rádios portuguesas ainda não as consegui meter a tocar (RFM / Comercial)e as que consegui passado um tempo deixam de tocar!
    Algumas dicas por aqui pessoal?

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de ter o gateway a funcionar com o server de Singapore.... Senão perco o Controlo por voz

    ResponderEliminar
  3. Gostava era de ter o Europe server a funcionar...

    ResponderEliminar