Casa Xiaomi: Colocar Internet na Garagem

Desde 2007, nesta mesma casa que tenho internet na garagem, vivo no segundo andar e a garagem é no Piso -1. Uso para o efeito um Powerline da Corinex, os que a PT fornecia quando instalava o MEO ADSL, cheguei a adquirir mais dois para ampliar a rede, uma vez que não tenho rede estruturada na minha casa.

Xiaomi Home Plug Kit
Consiste num kit de um emissor e um receptor de rede através da corrente elétrica, para que funcione, o quadro e fase tem que ser as mesmas do lado emissor ou do receptor. Para a instalação basta ligar colocar um adaptador universal para europeu no Home Plug, liga-lo à energia e o cabo de rede ao router, na minha garagem ligo o outro Home Plug e passo a ter o acesso Wi-Fi disponível, pois o este tem Wifi incorporado e ainda uma porta de rede.

Medição Antes e Depois
O processo não foi de compreensão simples, pois queria comparar as velocidades de "antes e depois" para poder comparar e perceber quais os ganhos que tive. As medições foram feitas "à sapateiro", mas penso que para uma ligação na garagem dá para perceber que não estarei a ser muito exigente, medi apenas a velocidade da internet por wifi com a app para iOS speedtest.net, não terá sido o melhor método mas foi o que ocorreu no momento em que passei por este processo.


Os Stresses do Powerline
É um facto que durante o processo disse "cobras e lagartos" deste Powerline, não pelo facto de toda a configuração estar em chinês, pois é facilmente dedutível para quem está habituado a configurar equipamentos wireless, mas pelas prestações que estava a obter do equipamento.
Como disse acima, este kit é composto por um "injector" de sinal na rede eléctrica e outro que recebe o sinal e o converte em wi-fi e em ethernet. Então liguei o "injector" ao router da sala, mas como só tenho uma tomada de parede, tive que o ligar na régua do móvel de TV, algo não recomendado para powerlines, pois convém estar ligado directamente na parede, de seguida para evitar ir à garagem ligo noutra divisão da casa e tenho uma prestação execrável.
Como podemos ver na imagem ao lado, estava com o Corinex (linha de baixo) com uma prestação de cerca de 5Mbps de download, as linhas acima foram com o Powerline da Xiaomi ou seja, prestações médias de 0,65Mbps, ou seja ridículo! Fiquei muito chateado, e como disse andei de tomada a medir a prestação do powerline, mas não era satisfatório!
Suspeitei que o Powerline Injector da Corinex estivesse a criar ruído na rede elétrica, pelo que resolvi removê-lo, e na verdade a prestação melhorou para cerca de 8Mbps... nada de especial!
Então resolvi passados 2 dias testa-lo na garagem, ao que me lembrei que ainda tinha o powerline receptor da Corinex ligado e a criar interferências na rede eléctrica! :) Liguei o receptor powerline da Xiaomi e passei a ter 33Mbps! Ou seja, um upgrade de 5 Mbps para 33Mbps!


Resumo
Não será o melhor kit de powerlines do mundo, não será dos mais fáceis de configurar. São pequenos, tem um aspeto interessante e um preço apetecível para um Kit de 2 powerlines com Wifi incorporado. Apesar de estar em Chinês é simples configurar um SSID e uma pass WPA... ou seja, não é desculpa pois depois estar configurado nunca mais se mexe! Na minha opinião ganhavam tudo se tivessem bypass de corrente, assim não se perdia uma tomada!

Onde comprar?

Gearbest: https://goo.gl/GnsWBB


O KIT








Configuração na Mi Home





























4 comentários:

  1. Já tenho um kit destes mas o sinal não me chega ao sotão. Posso adquirir um terminal powerline de qualquer marca e joga bem com este kit ou deverei adquirir novo kit e só instalatr o recetor? É que julgo não precisar de mais um emissor certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Válida se está na mesma fase... acho estranho não teres acesso no sótão. Não andava a inventar muito com outros powerlines...

      Eliminar
  2. O sinal que não chega ao sotão é o wi-fi. O que chega não passa dos 3bms de download (tenho 100mb contratados à MEO), daí querer colocar um terminal powerline numa tomada do sotão para ligar por cabo de rede ao computador. Não sei é se outras marcas de powerline são compativeis com o kit home da Xiaomi.

    ResponderEliminar
  3. Eu comprei esse homeplug e funciona muito bem aqui em casa. O problema é que eu não consigo configurar o SSID. Por enquanto está como rede aberta. Eu baixei o app Mi Home pra fazer a configuração, porém quando coloco pra ele buscar aparelhos próximos, fica rodando o "radarzinho" e não encontra o aparelho. Não sei o motivo. Sabe o que poderia estar acontecendo?

    ResponderEliminar