Xiaomi Chuangmi - Pequena, Barata e Poderosa


Quando andava à procura de uma câmara IP para substituir uma Foscam velhinha que tenho, deparei-me com a Xiaomi Chuangmi. O preço era tão baixo para uma câmara Wi-Fi que pensei que era "banhada" ou então que seria muito fraca e de pouca qualidade. Mas é Xiaomi e pelo preço que custava arrisquei... Veio a revelar-se uma grande surpresa!


Cada vez me convenço que a Xiaomi vende produtos de qualidade a um preço fantástico. Esta câmara com um nome (CHUANGMI) que fará rir quando pronunciado, prova que não precisamos de investir muito dinheiro num equipamento deste género.



Na caixa podemos  encontrar um cabo USB-MicroUSB bastante comprido e um adesivo dupla-face. Não traz o transformador, mas é isso que também faz com que tenha este preço




O seu design é bastante simples, mas muito atrativo e a qualidade dos materiais não a compromete em nada.

Na lateral podemos contar com uma slot Micro SD, onde podemos colocar um cartão com capacidade até 64Gb e junto a este temos o botão de Reset. 


Na traseira temos a respectiva coluna para comunicação com a câmara e a respectiva conexão MicroSD.



Na frente podemos ver a lente, o microfone, a luz de estado e as respectivas luzes de Infra-Vermelhos para visão noturna.

Tal como outros produtos Xiaomi, bastou ligá-la para ser logo reconhecida pela app MiHome. A instalação não é difícil pois as instruções na app são em Inglês, mas algumas das instruções dadas pelo alta-voz da câmara são em Chinês, o que dificultou um pouco. 
A app está muito bem feita, com várias opções de interação com a câmara. Podemos aceder fora de casa, ver vídeo em tempo real, fazer gravação de imagem ou vídeo diretamente no telemóvel, podemos falar com alguém que esteja em casa através da câmara, consultar de histórico de alertas de movimento, e até mesmo selecionar uma hora especifica  para visualizar, visto ter a opção de time-shift.  



A qualidade de imagem é muito boa e a fluidez também, o que permite que a detecções de movimento também sejam mais precisas. 




Quando recebemos a notificação de movimento, temos acesso a uma gravação que começa 3 segundos antes de acontecer o movimento que despoletou o alarme, o que é excelente. 

Como armazenamento podemos contar com o cartão SD  que é inserido na própria câmara, que armazena as gravações durante vários dias e o que mais me surpreendeu foi ter ainda opção de armazenamento numa NAS que exista na rede aumentando o tempo de gravação



Em termos de visão noturna podemos contar com um alcance de até 9 metros, o que será o suficiente para uma divisão.


No geral esta câmara surpreendeu bastante. Design bonito, boa qualidade de imagem, excelente armazenamento e organização do histórico de movimentos, visão noturna... e o preço... esse então não se fala.

Especificações:
   Wi-Fi 802.11 b/g/n
   Ângulo de Visão 120º
   Infra-vermelhos até 9m
   Detecção de movimento até 10m
   Gravação em MicroSD e NAS

Video:
   Formato:MP4
   FPS: 25fps
   Resolução: 1280x720 (HD)



Se quiseres saber o preço desta câmara clica aqui: https://goo.gl/7R35iG

Vê também o vídeo no Youtube e subscreve o meu canal.
















11 comentários:

  1. Com este preço não para na alfandega!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Em que medida os LED IR utilizados não são prejudiciais aos olhos das crianças?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a isso não poderei responder, mas acredito que qualquer tipo de luz fará mal ao olho humano se houver demasiada exposição direta. No entanto, quanto aos Led IR, temos sempre a possibilidades de os desligar, perdemos é a funcionalidade de ver em ambiente escuro.

      Eliminar
  3. É possível gravar directamente para um NAS, durante quanto tempo? Estar constantemente a gravar? Gravar X minutos quando há movimento? Quanto tempo grava (NAS ou SD Cardoso) quando existe momvimento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A análise do Youtube fala nisso. ;) Na NAS tem opção de manter a gravação durante 1 dia, 1semana, 1 mês, ou até não ter espaço. No SD, podemos gravar 24h e manter gravações de movimentos. Ou então só armazenar os movimentos. Os movimentos são armazenados em vídeos de 20segs.

      Eliminar
    2. Obrigado Roberto. Estava no telemóvel e não vi a análise do Youtube. Obrigado pela resposta!

      Eliminar
  4. Funciona com o servidor Europeu ou terá que se colocar "Mainland China"???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é o Mainland China, pois é o que abrange o maior número de equipamentos.

      Eliminar
  5. O post já é antigo, mas surge-me uma dúvida. Esta câmara funciona com a Powerbank? (Xiaomi 10000mAh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, funciona. A autonomia estimada para um powerbank de 10k é de 12h.

      Eliminar