Análise: MiniPC ACEPC AK1 (4GB RAM/32GB eMMC/Dock SATA 2.5)



Hoje vou-vos deixar a análise deste miniPC que vai ser uma boa escolha, para produtividade, para entretenimento mediacenter e será bem capaz de substituir uma torre mais tradicional em casa para estes trabalhos mais básicos.

Não será para jogos mais pesados ou edição de vídeo, mas para tudo o resto parece-me que vai estar à altura. Estamos a olhar então para um miniPC com Intel Celeron J3455, 4GB RAM, eMMC de 32GB, ethernet gigabit, com Windows 10 e uma dock bastante prática para um disco de 2.5 polegadas até 2TB. Além disso internamente também é possível colocar um disco SATA M.2.

Em termos de aspeto, temos então indicação na parte de cima indicando ACEPC e o formato faz lembrar os miniPC's mais tradicionais ao estilo dos HP ou Zotac. Se não usarmos a dock, podemos retirar ficando ainda com um formato mais pequeno.

De laro demos então botão de power, microSD, 2 portas USB 3.0, e porta USB 2.0. Por trás temos o local para ligar o carregador, outra porta USB 2.0, USB Type-C, HDMI, Ethernet, jack 3.5mm e fechadura kensington.




A dock está localizada na parte de baixo da box, e liga à box através de um USB Type-C.



Acessórios


Quanto aos acessórios, podemos contar com um transformador de 12V 2.5 A, cabo HDMI, suporte VESA para adaptar atrás de uma TV ou monitor e instruções.



Interior da Box


Neste ponto podemos ver que temos uma pequena ventoinha para ajudar a manter a box com boas temperaturas, temos slot para disco SATA M.2 e de forma geral como o dissipador tapa quase tudo é o principal que podemos observar. Temos também um led na parte superior, que pode ser desligado, se retirarem a ligação do cabo.



Utilização


Em termos de utilização não vem com muitas surpresas pela negativa, dos 32 GB metade estão ocupados com o sistema operativo, no entanto é sempre possível expandir o espaço interno quer seja pela dock, quer seja colocando um SSD M.2. Vem com uma licença genuína de Windows 10 Home e a ventoinha é bastante silenciosa, tenho sempre apreensão quando tem ventoinha interna, mas neste caso não faz quase barulho nenhum, o que é positivo.
De resto o comportamento é o esperado, serve bem para trabalho produtivo, relacionado com documentos, consulta de email, navegar na internet e até alguns jogos, em especial os da loja Windows.









Benchmarks



3D Mark







Geekbench


eMMC e porta USB 3.0



Wifi



Conclusão



Estamos a olhar para um bom miniPC a baixo dos 200€ que tanto pode ser utilizado para produtividade (documentos), como para mediacenter (KODI, Netflix, IPTV, etc). Não existe assim nenhum ponto muito negativo a apontar, do ponto de vista geral, porta-se bem em todas as tarefas. Só não podemos exigir que seja excelente em tarefas que realmente precisem de gráfica ou de um processador muito potente.

Onde Comprar


Gearbest - Para Portugal Continental utilizar o método de envio "Priority Line" - "Spain Express".

1 comentário: