Fotógrafos classificam a mudança de perspectivas sobre assuntos importantes um ingrediente chave para o storytelling visual

Nomeado para um prémio World Press Photo 2018 e Embaixador Canon, Giulio Di Sturco – More Than a Woman
A Canon Europa revelou um estudo sobre o poder do storytelling visual na sociedade atual. Intitulado 'Visual storytelling: Getting the Shot', este estudo revela as perspetivas dos fotógrafos profissionais sobre o que torna o storytelling visual um sucesso, o que é preciso para tirar 'a fotografia', e o futuro do fotojornalismo.


A Canon realizou este estudo com objetivo de conhecer as perspetivas dos fotógrafos profissionais e apoiar a sua paixão pelo storytelling, e surge no âmbito da celebração dos 26 anos de parceria com o World Press Photo cujos vencedores serão anunciados dia 12 de abril.

Os principais ingredientes para uma história visual bem-sucedida
Quando questionados sobre os fatores mais importantes para o sucesso do storytelling visual, 55% dos inquiridos identificaram "causar uma mudança na perspetiva sobre um tema ou assunto' como o mais importante. Outros ingredientes chave passam por imagens que geram emoções (48%), têm uma forte narrativa associada (31%), contam histórias desconhecidas (25%) e com boa composição (24%).

"Ao longo dos anos, os fotojornalistas têm sido orientados pela sua paixão por captar 'a fotografia'; uma história visual que estimula o debate, leva à ação e muda perspetivas", diz Lee Bonniface, CIG Marketing Director da Canon Europa. "As histórias dão cor ao invisível e dão voz aos que não a têm. Elas contam-nos verdades que não podem ser ignoradas e desafiam-nos a atuar sobre as mesmas. Nós saudamos os fotógrafos que estão a expandir as barreiras para contar histórias inspiradoras, controversas e desafiantes que precisam de ser ouvidas".

O que é preciso para conseguir a fotografia
Quando questionados sobre o que é necessário para captar a fotografia perfeita, 95% dos fotógrafos aponta a preparação como o ponto fundamental – assegurar que investigaram profundamente a história, a visão e o ângulo.

Juntamente com um planeamento meticuloso, os fotógrafos devem ser capazes de confiar cegamente no seu equipamento no momento da captura da fotografia, evitando assim as possibilidades de avarias e perderem a fotografia desejada. Mais de três quartos dos fotógrafos questionados (78%) utilizam uma câmara Full frame, sendo a Canon a câmara preferida por quase dois terços dos inquiridos (63%). Uma câmara fiável (94%) e intuitiva e fácil de utilizar (76%) é fundamental para conseguir a fotografia perfeita.

Como é que os fotojornalistas sabem quando têm 'a fotografia'?
Mais de metade dos questionados (56%) concordam que saber que têm a fotografia perfeita é uma sensação instantânea que surge assim que a tiram.

O Embaixador Canon e nomeado para o prémio World Press Photo 2018, Giulio Di Sturco, concorda. "No momento em que tiramos a foto, simplesmente sabemos. Sente-se que tudo na moldura está no lugar certo e, mais importante, sente-se que a essência da história foi capturada".

O futuro do fotojornalismo
Quando questionados sobre o futuro do fotojornalismo, a opinião dos fotógrafos divide-se. Mais de um terço (37%) acredita que a qualidade do fotojornalismo vai aumentar, sendo o crescimento das redes sociais e a facilidade de partilhar imagens e contar histórias online o grande motivo (45%). No entanto, 32% acredita que vamos assistir a um declínio do fotojornalismo, causado pelo crescimento do jornalismo cidadão (35%), pela redução do número de meios tradicionais (26%) e por menos oportunidades de trabalho na área (20,5%).

"É importante que continuemos a apoiar os fotojornalistas de hoje, bem como comprometermo-nos em estimular a geração de amanhã, para assegurar que as histórias que precisam de ser contadas, continuem a ter uma voz", conclui Lee Bonniface.

Os inquiridos reconhecem também a importância da tecnologia no futuro do storytelling visual. Enquanto muitos acreditam que a realidade virtual (52%) e a realidade aumentada (49%) terão um papel relevante, o kit de equipamentos de 47% dos fotógrafos ainda não expandiu para incluir mais equipamento fotográfico além das suas DSLR full frame, objetivas e acessórios. Os fotógrafos acreditam fortemente que, apesar dos avanços tecnológicos, o seu conhecimento e competências continuam a ser fundamentais, com 96% a afirmar que será sempre necessária a mão humana no processo criativo.

Para melhor compreender a importância e o poder do fotojornalismo, por favor visite: www.canon-europe.com/pro/stories/future-of-photojourmalism


0 Comments: