Canon EOS-1D X a câmara escolhida para filmar Isle of Dogs


  
No novo filme "Isle of Dogs" de Wes Anderson, cineasta e produtor americano, foram utilizadas mais de 80 câmaras Canon EOS-1D X nas filmagens. Podia-se esperar que seria filmado com câmaras de cinema, mas, para Tristan Oliver, Diretor de fotografia do filme, a Canon EOS-1D X foi a escolha acertada.


Ao longo de todo o processo a Canon EOS–1D X destacou-se entre as demais DSLRs por conseguir dar resposta aos contantes desafios que a equipa de produção teve de enfrentar. Os criadores do filme – que moviam os fantoches no filme em stop motion – para garantir que cada fantoche estava no seu devido lugar tiveram de utilizar de forma permanente o modo Live View, um desafio para a grande maioria das DSLRs que estravam em sobreaquecimento após algum tempo de utilização. A temperatura ambiente foi outro desafio que a equipa teve de enfrentar, as manhãs frias e as tardes quentes, poderiam de alguma forma tornar as imagens diferentes, mas a Canon EOS-1D X ofereceu a estabilidade necessária para as diferentes variações de temperatura, sem sofrer alterações mesmo no modo Live View.

Tristan trabalhou neste filme durante dois anos e três meses. Antes de se dar início às filmagens de um filme de stop motion tem de se criar um guião elaborado, e a partir daí produzir-se toda a animação, conjugando a parte técnica dos movimentos de cada fantoche com a sincronização perfeita dos diálogos. A câmara escolhida capta todos os segundos da ação com disparos contínuos de até 12 fps, que podem chegar aos 14 fps a super alta velocidade, com sequências de disparos contínuos de até 180 imagens.

Ao todo existiam 50 cenários, mas fisicamente apenas se podia trabalhar em 15 simultaneamente. Era importante para Tristan que as pessoas quando vissem o filme não percebessem a diferença na luz, entre diferentes cenários, e nas diferentes pessoas que trabalharam e captaram o filme.

A Canon EOS-1D X conseguiu combinar a velocidade com a qualidade de imagem necessária para os profissionais envolvidos na produção deste filme. O sensor CMOS full-frame da câmara oferece ótimos resultados com objetivas de grande angular e permite um maior controlo sobre a profundidade de campo aconselhada para filmes deste tipo. A resolução da imagem ultrapassou a qualidade exigida tornando este projeto alvo de excelentes críticas pela aparência inspirada no cinema Japonês. 

0 Comments: