Comandar o Portão da Garagem remotamente - GogoGate2 #unboxing

Certamente será estranho ter tanta coisa automatizada em casa, e nunca ter colocado um automatismo na garagem, a verdade é que não o fiz pois guardava os carros, desde que voltei a esta casa, no armazém onde tinha o outro estúdio. Agora que estou a usar esta garagem em pleno, vamos meter as mãos à obra!

O Dilema do Portão Automático...
Mas agora como vou colocar um automatismo fica sempre aquela sensação, e se o portão fica aberto? Tenho de aguardar pelo tempo de fechar o portão? E se fico com dúvidas se fechei o portão e tenho de passar todo o dia no trabalho, ou fui de fim de semana?

Neste momento tenho um gateway Xiaomi na Garagem, um sensor de presença que me dá alertas nas horas definidas e até tenho uma câmara Xiaomi Dafang para verificar como tudo está. Mas se o portão estiver aberto terei de me deslocar a casa de onde quer que esteja e pode ser tarde demais!

Gogogate2 e a Integração com Home Assistant
Não era algo que me apetecesse inventar muito ou estar com "artesanato" na garagem, procurei algo de instalação simples e que fosse compatível com Home Assistant e encontrei a solução: o Gogogate2. Uma solução em caixa que se pode comprar em qualquer grande superfície tipo Leroy Merlin e acoplar no automatismo do portão de garagem.
Ao consultar o site percebi que há vários setups possíveis, mas no meu caso basta algo que controle um automatismo de portão basculante e como opcional uma câmara que integra com a App do Gogogate2 e assim poderei ver o estado do portão.

Ao fazer o unboxing (ver vídeo abaixo) deparei-me com algo um aspeto original nos tons de verde, uma simples caixa num Tamanho um pouco superior ao Raspberry Pi (até deve ser um!), com os conectores para fazer a ligação ao automatismo de portão e uma entrada USB para fazer a interligação com o Wi-Fi, uns Leds e pouco mais vi neste primeiro contacto para unboxing.

iSmartGate Cam
A câmera IP de 1 megapixel trata-se uma câmara IP semelhante a muitas que existem no mercado, liga por Wi-Fi ou rede Ethernet, mas com a mais valia de integrar diretamente na app da Gogogate2, por isso para quem quiser integrar a solução de forma isolada parece-me uma compra recomendada, pois dá para ver o portão a abrir e a fechar.

Próximos passos
Tinha de decidir esta fase de integração inteligente para poder escolher o automatismo correto e compatível, por isso conto integrar talvez na próxima semana o automatismo no portão, para de seguida instalar o Gogogate2. O Gogogate2 é ainda compatível com IFTTT, Alexa e Google Assistant, vou avaliar se fará sentido o comando por voz no meu caso com Alexa, mas não estou com muita vontade de usar no dia a dia! Claramente por motivos de segurança!

E tu já pensaste em algo do género para a tua casa? Que soluções tens ou gostarias de ter? Deixa o teu comentário!

Onde comprar?
Gogogate: https://goo.gl/esqNXv
E em lojas tipo Leroy Merlin, etc...

Video - Unboxing Gogogate2 e iSmartGate

--------------------------------------------
E ainda tenho uma Câmara IP para te oferecer
Tenho ainda para ti em giveaway a Xiaomi Chuangmi 1080p, que pode ir parar à tua casa, para isso basta que subscrevas o canal do YouTube da A Minha Casa Digital no link: https://goo.gl/84PQJj

Podes ainda ter mais hipóteses subscrevendo as minhas outras redes sociais e partilhar com os amigos. Aos 2 mil subscritores sortearei a IP Câmera, por isso já falta pouco! 
Xiaomi Chuangmi é uma câmara IP que se liga através da App Mi Home, suporta cartão MicroSD, é alimentada através de MicroUSB, permite comunicação bidirecional por voz, tem visão nocturna e um design bastante simples, a imagem é fixa mas com bom alcance. Abaixo coloco o vídeo com algumas impressões sobre esta câmara. 

Esta câmara IP da Xiaomi pode ser tua! 

ENTRAR NO GIVEAWAY: https://goo.gl/84PQJj


--------------------------------------------
Fotos dos Produtos




0 Comments: