Samsung revela o futuro da Vida Conectada na CES 2019




A Samsung Electronics Co., Ltd. anunciou como o investimento e a liderança da empresa nas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e 5G servirão como elementos de base para a sua visão de Vida Conectada. A empresa também revelou as suas futuras plataformas robóticas alimentadas por inteligência artificial, que poderão ser usadas para gerir atividades do quotidiano, como por exemplo, ajudar a população idosa a gerir a sua rotina de saúde de forma independente.


"O ano de 2019 marca o 50º aniversário da Samsung Electronics, e durante estas últimas cinco décadas temos seguido o compromisso de trazer inovações com significado para os consumidores de todo o mundo," disse HS Kim, Presidente e CEO da Consumer Electronics Division na Samsung Electronics, acrescentado ainda que, "em 2019, iremos elevar esta nossa fasquia para um nível superior, e alavancando a nossa liderança no setor para tornar realidade a nossa visão de Vida Conectada."
Acelerar a Inteligência das Coisas (Intelligence of Things) com IoT, 5G e IA 
O motor que impulsiona a filosofia de Vida Conectada da Samsung é a Intelligence of Things – IoT, 5G e IA a trabalharem juntas em vários dispositivos tendo como principal objetivo a criação de experiências integradas. Na conferência de imprensa que decorreu dia 7 de Janeiro de 2019 na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, a empresa explicou de que forma o seu trabalho nessas tecnologias nucleares está a tornar possível a inovação em todo o seu portfólio de produtos.
Desde a unificação da aplicação Samsung SmartThings e da introdução do Samsung SmartThings Cloud, o ecossistema Samsung SmartThings cresceu de forma significativa. O número de utilizadores registados no Samsung SmartThings cresceu 220% e as instalações de aplicações subiram 61%. Além disso, o número de parceiros que participam neste ecossistema também cresceu 44%. Hoje, os consumidores podem tirar partido das experiências do Samsung SmartThings com dispositivos das principais marcas globais, tais como Amazon, Google, Bose, Sylvania e Plume.
A Samsung alavancou a sua liderança em telecomunicações para dar grandes passos que permitirão trazer a conectividade 5G aos consumidores. A Samsung é a principal detentora de patentes no ETSI[1], tendo registado mais de 2.000 patentes 5G essenciais à data de novembro de 2018. A Samsung é também a primeira empresa do mundo a receber a aprovação da homologação FCC (Comissão Federal de Comunicações - Federal Communications Commission) no seu equipamento comercial 5G. A empresa impulsionou a comercialização de redes 5G domésticas e móveis com as principais operadoras dos EUA e três operadoras móveis na Coreia do Sul, tendo ainda outros projetos-piloto a decorrer na Europa e na Ásia. A Samsung assume ainda o compromisso em colocar o poder do 5G nas mãos dos consumidores, com um smartphone 5G que irá chegar no primeiro semestre de 2019.
A Samsung acredita que a IA se torna extremamente útil quando ajuda a simplificar um mundo complexo. Para esse efeito, a empresa estabeleceu sete Centros Globais de IA e está a adotar tecnologias exclusivas nos seus produtos e serviços. Para garantir que a Samsung trabalha com os melhores e mais brilhantes do setor, o Samsung NEXT e o Samsung Strategy and Innovation Center (SSIC) investiram em mais de 20 startups relacionadas com a IA, nos últimos cinco anos.
Expansão da Samsung Bixby, a plataforma de inteligência da Samsung
A Bixby começou como uma forma mais inteligente de usar o seu telefone Samsung Galaxy. Neste momento, evolui no sentido de se tornar uma plataforma de IA aberta e escalável, e que irá suportar cada vez mais dispositivos. A empresa anunciou que a inteligência da Samsung Bixby será adicionada nas suas Samsung QLED TV e premium lançadas em 2019, bem como em eletrodomésticos inteligentes como frigoríficos e máquinas de lavar roupa, e ainda aparelhos de ar condicionado, dispositivos móveis, colunas com IA e muito mais. Além disso, a Bixby está a expandir-se para novas plataformas de Cockpit Digital e de robótica.
Empresas como a Uber, a Ticketmaster e outras estão a usar a Samsung Bixby para tornar os seus serviços mais inteligentes. No evento que decorreu na CES 2019, a Samsung anunciou que a iHeartRadio se juntou como um novo parceiro – e a Samsung Bixby continuará a crescer à medida que mais parceiros se juntarem ao ecossistema, como é o caso da Google.
A Samsung também anunciou a sua filosofia central de Inteligência Artificial: Equidade, Responsabilidade e Transparência. Enquanto trabalha para fazer progredir a tecnologia da IA, a Samsung está empenhada em garantir que os algoritmos que produz sejam abrangentes, que a proteção dos dados do utilizador e da sua privacidade sejam as principais prioridades e que seja fácil para os consumidores perceberem o que a empresa faz com os seus dados e como estes são tratados.
Portefólio Samsung em 2019: Levar a experiência para o nível seguinte
A Samsung introduziu ainda uma linha de novas inovações, que permitem agilizar e simplificar as tarefas do dia-a-dia e que oferecem uma experiência mais personalizada e única para cada utilizador, de uma forma que apenas a Samsung consegue disponibilizar.
Entretenimento:
A Samsung deu a conhecer a sua nova Samsung QLED TV 8K de 98 polegadas – o maior até à data – que se junta assim à sua linha de televisões para 2019 e que apresenta ainda modelos de 65", 75", 82" e 85". Alimentada pelo chip Quantum Processor 8K, a linha de televisões 8K de 2019 oferece o melhor em matéria de qualidade de imagem QLED, de design, de funcionalidades inteligentes em mais tamanhos do que nunca, sempre com a impressionante resolução de 8K. Independentemente do tipo de conteúdo visualizado pelo consumidor através de um serviço de streaming, de um descodificador, por HDMI, USB ou até mesmo via mirroring de ecrã móvel, a tecnologia baseada em IA da Samsung pode reconhecer e melhorar qualquer conteúdo para a qualidade quase imaculada de 8K, independentemente da resolução nativa. Esta é a TV mais inteligente e poderosa da Samsung até o momento.
Em 2019, as Smart TVs da Samsung irão oferecer mais formas para pesquisar conteúdo e maior compatibilidade, com dispositivos mais conectados do que nunca. Os utilizadores também têm agora mais opções do que nunca para controlar com rapidez e facilidade o seu conteúdo favorito usando apenas a nova Samsung Bixby e o AI Remote, para além de poderem dispor de mais formas para controlar as suas TVs Samsung através do Amazon Echo e do Google Home.
Para conseguir oferecer mais opções de entretenimento, valor e funcionalidade de plataforma aberta para os utilizadores de Smart TVs da Samsung, a empresa anunciou que irá oferecer a aplicação Filmes e Programas de TV do iTunes e ainda suportar o AirPlay 2 nos modelos Smart TV de 2019 da Samsung já a partir desta primavera. O suporte para os modelos Samsung Smart TV de 2018 será disponibilizado através de uma atualização de firmware. Como novidade no setor, uma nova aplicação Filmes e Programas de TV do iTunes será lançada apenas nas Smart TVs da Samsung em mais de 100 países. O suporte para AirPlay 2 estará disponível nas Smart TVs da Samsung em 190 países de todo o mundo.
Casa:
O Samsung Family Hub de 2019 está mais intuitivo e inteligente do que nunca. A nova Family Board oferece uma experiência de ecrã completamente redesenhada, permitindo que os membros da família comuniquem e partilhem memórias entre si num espaço criativo na parte frontal do frigorífico. Distinguido com o Prémio de Inovação CES 2019, o Samsung Family Hub 2019 permite que os utilizadores interajam com o equipamento usando a voz, através da nova Samsung Bixby, para poderem realizar pesquisas por voz, procurar receitas, programar o forno e até mesmo chamar um Uber. Além disso, a Samsung Bixby mostra informações no ecrã para uma experiência mais rica, exibindo uma variedade de informações visuais. Estas novas funcionalidades também vão estar disponíveis para os modelos anteriores do Samsung Family Hub através de uma atualização automática.
A nova máquina de lavar roupa, também vencedora do Prémio de Inovação da CES 2019, pode terminar um ciclo completo de lavagem em apenas 30 minutos recorrendo ao programa "Super Rápido". Com a Samsung Bixby, os utilizadores também podem controlar as funções inteligentes do equipamento, como por exemplo obter recomendações sobre o melhor ciclo de lavagem, programar um ciclo para estar concluído no horário preferido dos utilizadores, ligar automaticamente o ciclo de secagem quando a lavagem estiver concluída ou monitorizar a utilização para gerir de forma eficiente os equipamentos de tratamento de roupa.
Trabalho:
A Samsung revelou uma linha de novos produtos inovadores que combinam produtividade e flexibilidade, ajudando os consumidores a fazer as coisas de uma forma que lhes seja mais conveniente. O remodelado Samsung Notebook 9 Pro foi projetado para profissionais modernos em movimento, ajudando-os a alcançar o seu verdadeiro potencial criativo, enquanto o portátil para jogos Samsung Notebook Odyssey, equipado com a nova GPU topo de gama NVIDIA® GeForce RTX ™ 20-series, está pronto tanto para o trabalho como para o lazer.
O Samsung Space Monitor aproveita um design e uma funcionalidade elegantes para permitir que os utilizadores se concentrem naquilo que está no ecrã, e não no que está em redor. Através da sua solução exclusiva de economia de espaço, o suporte de fixação totalmente integrado e minimalista que se agarra à mesa permite fazê-lo inclinar-se para frente e para trás para libertar espaço e, assim, possibilitar uma ótima produtividade ao utilizador. Além da estética, o Space Monitor da Samsung é um monitor alto desempenho rico em recursos. O modelo de 27 polegadas oferece resolução QHD para imagens incrivelmente detalhadas e nítidas, enquanto o modelo de 32 polegadas apresenta conteúdo com resolução UHD 4K.
Condução conectada:
A Samsung também apresentou o seu mais recente desenvolvimento com a HARMAN, demonstrando a sua capacidade de inovação em tecnologia automóvel. O Digital Cockpit 2019 oferece uma experiência aperfeiçoada de carro conectado com foco na conectividade, na personalização e na segurança.
Com a integração da experiência de carros conectados da Samsung Bixby, os condutores podem verificar remotamente quanto combustível têm no depósito antes de seguirem numa longa viagem ou definir a temperatura do carro antes de sair logo pela manhã. Através da utilização de câmaras integradas, o novo Digital Cockpit reconhece condutores e passageiros específicos e configura o espaço pessoal do carro de acordo com as preferências do utilizador, ajustando por exemplo, as preferências de visualização, a altura do assento, a iluminação e a reprodução de listas de músicas favoritas. Os passageiros podem até desfrutar de ecrãs personalizados nos assentos traseiros e se conectarem ao In-vehicle Samsung DeX para conseguirem trabalhar em movimento. O Digital Cockpit 2019 também proporciona uma experiência de condução mais segura, graças ao sistema de visão de substituição de espelhos e às soluções de segurança baseadas em câmara.
Tudo isto é possível graças à tecnologia Cellular-V2X, que incorpora a experiência da Samsung em soluções de rede móvel com tecnologias automóveis. Com a C-V2X da Samsung, os carros poderão receber e analisar dados que tornarão a experiência de condução mais segura e agradável.
Soluções de dispositivos:
Para impulsionar as tecnologias de inteligência artificial do futuro, a Samsung sublinhou que a infraestrutura de inteligência artificial de hoje deve evoluir para lidar com a inteligência no limite. É por essa razão que a empresa está a trabalhar para lançar um portfólio de soluções abrangente que irão moldar o futuro dos dispositivos inteligentes.
A memória móvel da Samsung e os processadores dotados de IA, incluindo a recém-anunciada linha Exynos Auto, permitirão um processamento mais rápido e eficiente do dispositivo. Ao mesmo tempo, as suas soluções avançadas de memória darão reposta às rigorosas necessidades dos data centers e às empresas de amanhã, à medida que vão procurando concluir tarefas de IA cada vez mais complexas.
Plataforma de robótica para o futuro da IA
A Samsung permitiu espreitar o futuro da Vida Conectada ao demonstrar os seus mais recentes desenvolvimentos em plataformas de robótica, nomeadamente a Samsung Bot Care, Samsung Bot Air, Samsung Bot Retail e Samsung GEMS. Entre as plataformas de robótica, a Samsung fez uma primeira demonstração pública do Samsung Bot Care que ajuda os consumidores a gerir as suas rotinas diárias de saúde. Com os seus avanços em IA e robótica, a empresa está a potenciar os seus melhores ativos para causar um impacte positivo na sociedade e dar forma a um mundo melhor.
Para mais informações, incluindo fotos e vídeos, visite news.samsung.com.

0 Comments: