O Wi-Fi cá de casa “morreu” por excesso de ligações...

É verdade, suspeitava que isso fosse acontecer qualquer dia destes, e aconteceu quando menos jeito me dava!

Cá em casa somos dependentes de Wi-Fi para muitas coisas, são 4 TVs com Mi Box, Apple TV, Gateways Xiaomi, porradas de Lâmpadas Inteligentes, 3 Aspiradores Inteligentes, Interruptores de parede inteligentes, Portão de Garagem Inteligente, câmaras IP, 5 Echo-Dot, 3 iPhones, 3 iPads, 3 Portáteis, 2 servidores e um pc... são no total mais de 70 dispositivos que estavam ligados no Wi-Fi... estavam, pois já não dá mais!

Afinal como estava a minha rede?
Quando se tem um projeto em constante mudança como o meu, fica difícil de ir ajustando tudo... É tal e qual como os tipos que vão dar mais potência na centraliza do carro, mas não trata de melhorar os travões, a caixa de velocidades, etc... e um dia não trava o suficiente para o que anda e bate! Foi o meu caso!

Cá em casa tenho o SmartRouter da Vodafone, o "topo de gama" que permite ser gerido por App fora de casa. Desse router saem dois SSID um 2.4Ghz e outro 5Ghz, ora como o router está na sala dento do móvel de tv, logo o sinal não chega à outra extremidade da casa. Há uns tempos valentes atrás tinha indicado que estava a usar a antena repetidora da Xiaomi que repete o sinal 2.4Ghz e que garante que sinal nos 3 quartos cá de casa.
A minha ideia foi sempre usar esta antena para repetir apenas para os dispositivos inteligentes tipo: O Aspirador Xiaomi anda pela casa toda e está configurado para um SSID "iHome", logo ele tem de navegar sempre pela casa ter sempre sinal Wi-Fi neste SSID.
Usava ainda para as lâmpadas e candeeiros inteligentes, mas depois conectaram-se as Boxes e Smartphones e ainda deu por mais de um ano a funcionar razoável, pois nos quartos tinha cerca de 30 Mbps no Wi-Fi...

Problema resolvido temporariamente...
Temporariamente resolvi da forma mais simples, fui buscar o powerline da Xiaomi que entregava Wi-Fi na Garagem / Estúdio, e coloquei como Ponto de Acesso junto no Hall de entrada, assim asseguro a conectividade em toda a casa. Coloquei o mesmo SSID, que vale o que vale, pois nada me garante que não estou ligado ao mais distante e que o roaming é efetivamente bem feito, mas como solução temporária serve.
No estúdio / garagem liguei o meu router 4G da Vodafone para assegurar a conectividade das câmeras, portão e segurança, apenas não fiquei com ligação de rede dos servidores cá para casa, mas como solução temporária também serve.

Vou em breve resolver o problema...
A verdade é que estava à espera de testar a solução Mesh da Xiaomi que foi oficialmente anunciada no final de Fevereiro... mas a verdade é que a Xiaomi não será uma referência neste segmento, por isso ideal é apostar em algo que funcione de facto.
Andei a analisar e a solução que me parece ideal são os Devolo Magic2, pois conciliam Powerline com Wi-Fi Mesh e aí consigo garantir cobertura total em casa e na garagem / estúdio, tudo na mesma rede com a mesma gestão, etc...
Espero em breve postar a resolução... a ver vamos!

4 comentários:

  1. Ubiquiti, melhor solução do mercado. AP, switches e gateway. Router vodafone só para fazer ligação neste caso da fibra.

    ResponderEliminar
  2. Ou ubiquiti ou então mais em conta, mas poderosos, Mikrotik...

    Com tanta coisa em casa, nada como começar a separar as coisas, criar vlans, fechar o acesso do exterior (a todas ou a algumas vlans) sem vpn,...
    com menos de 100 euros já se faz isso com um router Mikrotik, depois é adicionar APs para dar cobertura a toda a casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Malta... A ideia é cobrir toda a rede com Mesh, nada de Wi-Fi convencional... Para isso tenho routers ao pontapé cá em casa!
      Para colocar APs em casa precisava de rede, mas configurar um controlador para gerir o roaming de APs? A Ubiquiti tem uma solução Mesh interessante, mas não cobre a garagem, continuaria a precisar de powerline para chegar ao -1 e aqui é piso 2...
      Relembro que implemento soluções empresariais de networking... se a ideia fosse gerir Vlans e controladores, já estaria feito à séculos... Quanto à protecção de perímetro, não vou tornar público...
      Mikrotik são um belo queijo suíço barato... interessantes, mas carregadinhos de falhas de segurança...

      Eliminar
  3. Vais gostar, Ricardo. Devolo é absolutamente topo-of-the-line... Os novos Magic só têm o problema de não serem compatíveis com adaptadores HomePlug (nem sequer com os devolo dLAN), mas são de facto outra coisa... ;-)

    ResponderEliminar