Cisco inaugura uma nova era sem fios com Wi-Fi 6




A Cisco anunciou soluções inovadoras para ajudar as organizações a adotarem a nova era da conectividade sem fios. A Wi-Fi 6 (também conhecida como 802.11ax), o novo padrão para as redes Wi-Fi, está a redefinir as possibilidades para os negócios: impulsionar novas experiências imersivas sem fios e a conexão de mil milhões de objetos.

A Cisco está a ampliar o portfólio de redes para o campus mais completo da indústria, com uma nova gama de switches criada especificamente para cloud-scale networking. Ao combinar um potente software de analítica e automatização com a extensa oferta de switches, pontos de acesso e controladores de próxima geração para o campus, a Cisco oferece a única arquitetura end-to-end sem fios "wireless-first" da indústria.
Construído com base nas mesmas inovações sem fios fundamentais do 5G, estes novos padrões irão alterar a forma de interagir das empresas e dos consumidores. Além de ser significativamente mais rápido, a Wi-Fi 6 oferece até mais 400% de capacidade e é mais eficaz em ambientes de elevada densidade como grandes auditórios, estádios ou até mesmo salas de conferência. A latência melhorou significativamente, facilitando um nível de operação praticamente em tempo real. A Wi-Fi 6 também consome menos bateria nos dispositivos conectados e proporciona uma experiência de utilizador mais previsível.
Principais novidades
Para que as organizações possam oferecer uma experiência verdadeiramente flexível e sem interrupções, a Cisco anuncia hoje diversas soluções e acordos de colaboração:
  • Pontos de acesso Wi-Fi 6. Os novos pontos de acesso dos portfólios Catalyst e Meraki vão além do suporte ao novo padrão Wi-Fi 6. Equipados com processadores programáveis personalizados e acesso a capacidades analíticas inovadoras, os novos pontos de acesso da Cisco proporcionam uma rede sem fios mais inteligente e segura. Também são multilíngues, facilitando a comunicação com vários protocolos de IoT como BLE, Zigbee e Thread.

  • Switch central para a rede do campus. A família de switches Catalyst 9600 é a base para otimizar o funcionamento de qualquer rede. Para oferecer a experiência sem fios mais segura e eficiente, as organizações necessitam apenas de uma única estrutura de rede que combine a rede sem fios e a rede com fios. Desenvolvida como a evolução do Catalyst 6000 – o produto de rede com mais sucesso na história da Internet - a nova gama Catalyst 9600 será a base da próxima geração de redes empresariais baseadas na intenção (intent-based networking).

  • Novos recursos para programadores. A Wi-Fi 6 e o 5G representam uma grande oportunidade para os programadores. Para os ajudar a criar as experiências imersivas que estes novos níveis de conectividade prometem, a Cisco anunciou a DevNet Wireless Dev Center. DevNet, a rede da Cisco para os programadores, oferece laboratórios de formação, sandboxes e os recursos que os programadores necessitam para aplicações wireless inovadoras. As plataformas de acesso Cisco Catalyst e Meraki são abertas e programáveis até ao nível do chipset, permitindo às aplicações o aproveitamento das vantagens da programação de rede de forma inovadora.

  • Colaboração com a indústria: antes do lançamento dos seus pontos de acesso Wi-Fi 6, a Cisco completou diversos testes de interoperabilidade com a Broadcom, a Intel e a Samsung sobre o novo padrão. Samsung, Boingo, GlobalReach Technology, Presidio e outras empresas também se estão a unir ao projeto Open Roaming liderado pela Cisco, consórcio que pretende facilitar a conectividade segura entre redes Wi-Fi e LTE, além de abranger a rede de Wi-Fi pública.
"Cada avanço na conectividade gerou uma nova onda de inovação. O 5G e a Wi-Fi 6 representam uma nova era de conectividade", destaca David Goeckeler, Vice-Presidente Executivo e Diretor Geral de Redes e Segurança na Cisco. "Os programadores já estão a criar a próxima geração de experiências sem fios e imersivas. Com mil milhões de objetos conectados à rede, este crescimento irá criar uma complexidade sem precedentes para as TI. A Cisco está a construir uma arquitetura de rede multi-domínio para simplificar esta complexidade."
Experiência sem fios, Cloud e capacidade analítica
A Wi-Fi 6 e o 5G representam uma grande oportunidade, mas as organizações devem superar desafios importantes. Atualmente, o local de trabalho é onde quisermos trabalhar. Os utilizadores dependem mais de experiências móveis e não toleram tempos de inatividade. Para responder a estes desafios, a rede deve oferecer:
  • Uma excelente experiência sem fios. As tecnologias móveis impulsionam o crescimento económico, facilitando a colaboração entre os colaboradores, as compras dos consumidores ou a formação dos estudantes, a partir de qualquer lugar. Para oferecer uma excelente experiência sem fios, os departamentos de TI devem olhar para além da conexão Wi-Fi e oferecer uma experiência end-to-end completa: proporcionando segurança, confiança e desempenho constantes.

  • Impulsionada pela Cloud: a cloud permite uma escala sem precedentes. A Cisco utiliza a Cloud para proporcionar inovações com maior rapidez. A cloud também ajuda a que as TI em vez de reativas se tornem proactivas a obter conhecimento global e a oferecer melhores práticas para ajudar a resolver os problemas antes que estes afetem os utilizadores.

  • Otimizada para a análise de dados: a rede oferece milhões de fontes de dados, proporcionando contexto sobre os utilizadores, a sua experiência e as suas vulnerabilidades. Utilizando uma capacidade analítica forte, podem otimizar-se as operações de TI, suportar melhores decisões de negócios, proporcionar soluções de segurança inovadoras e envolver os clientes com maior eficácia.
Durante os últimos anos, a Cisco criou uma oferta completa de redes baseadas na intenção para preparar os clientes para os desafios do futuro. Os novos pontos de acesso e a gama de switches para campus da Cisco estão criados especificamente para a intent-based networking, e representam o resultado dos esforços da Cisco para reinventar todo o seu portfólio de soluções de acesso para redes.
Disponibilidade, recursos para programadores e serviços
  • Os pontos de acesso Meraki e Catalyst, e a gama Catalyst 9600 já estão disponíveis.
  • Os serviços Costumer Experience da Cisco para wireless e switching aceleram a implementação de soluções de rede baseadas na intenção da próxima geração, ao mesmo tempo que reduzem o risco e a disrupção. O portfólio do Costumer Experience da Cisco oferece uma orientação especializada, melhores práticas e ferramentas inovadoras para facilitar a transição dos clientes na inovação com maior facilidade e confiança, permitindo-lhes inovar mais rápido, continuar a ser competitivos e a obter mais valor e um ROI mais rápido.

0 Comments: