Flash: WIKO desvenda quando o deves ou não utilizar




Gostas de fotografar com o teu smartphone mas sentes que as imagens perdem qualidade quando usas o flash do mesmo? Por vezes tudo o que precisamos são algumas luzes sobre o assunto e, por isso, a WIKO, empresa europeia de smartphones, traz-te 4 dicas simples que te farão obter fotografias perfeitas!


1. Utiliza o flash para preencher as sombras
Existem dois pontos muito importantes em fotografias que geralmente são negligenciados por utilizadores que não são profissionais em fotografia. São estes os conceitos de sombras e destaques. Se és fã de fotografia ou estás habituado a ver várias nas redes sociais, como o Instagram, sabes que um bom destaque e a sombra aproveitada corretamente pode salvar uma imagem. De forma simples, as áreas claras da fotografia são destaques e as áreas escuras são as sombras. Se a fotografia retirada sem flash tiver muitas sombras, faz sentido utilizar o flash.

2. Evita superfícies sem reflexos
É quase de conhecimento geral: a luz causa reflexos. Por isso, sempre que a tua fotografia incluir um espelho ou vidro, faz sentido contares apenas com a luz ambiente para capturar a imagem. Caso contrário, acabarás com um reflexo enorme de um flash brilhante que pode acabar por estragar uma fotografia que, de outra forma, teria tudo para dar certo.

3. Corrige as sombras de um dia solarengo
Não te faz sentido usar o flash num dia cheio de luz? Imagina um dia de sol, em que queres fotografar um objeto que faça sombra ou a cara de uma pessoa que usa chapéu. Para corrigir essa sombra, o flash é bastante eficaz, mas para isso deves garantir que a luz do mesmo incidirá no local exato em que a sombra existe. Como a luz ambiente solarenga será mais brilhante que a luz do flash, esta não interferirá na fotografia e ficará tudo bem iluminado.

4. A distância importa... e não é pouco
Quanto mais te afastares do objeto que queres fotografar, mais afastado estarás também do plano de fundo da fotografia. Quando usas o flash do smartphone é para que o objeto fique claramente visível, porém, antes de clicares, observa a posição do mesmo. A que distância está, por exemplo, da parede atrás dele? O flash criará uma grande sombra se for tirado a essa distância? O uso do flash deixará sempre uma sombra para trás, cabe-te a ti fazer vários testes e perceber como ter melhor resultado da imagem que pretendes.

Além de teres conhecimento de algumas destas dicas básicas, é também importante que saibas o que significam os ícones de flash do teu smartphone: os mais comuns são mantê-lo totalmente desligado, ligado ou em modo automático. O modo automático fará uma leitura do ambiente e ativará, ou não, este recurso caso sinta necessidade!

0 Comments: