Instalei um interruptor inteligente que comanda as luzes "normais" da cozinha!

Hoje começo a saga de relatar a IOTização desta casa nova! Apesar de já estar a fazer algumas alterações resolvi partilhar a integração de inteligência na cozinha!

A necessidade...
Sempre se disse que a necessidade aguça o engenho, e tem havido tantas coisas que deixei de integrar por me recusar a mexer em coisas elétricas! Desta vez ganhei coragem e decidi por mãos à obra!
A verdade é esta, a luz da cozinha é de LED (embora não seja muito do meu agrado estético) passa muito tempo ligada, isto porque como passamos muito tempo confinados assim as coisas se foram habituando e como a cozinha é de tons escuros e um local muito frequentado da casa, acabamos por deixar a luz sempre acesa! É aqui que começo a pensar...

Se bem se lembram no cozinha da casa anterior fiz algo semelhante, mas apenas instalei um Sonoff Basic junto da moldura LED, lá está por receio de mexer na instalação elétrica! A chatice é que apenas podia comandar por voz, pois o interruptor tinha de estar sempre ligado. Não existia ainda o Sonoff Mini, logo tive que improvisar pois o interruptor não ajudava dada a dimensão!

A solução!
Como não queria um modelo de interruptor demasiado hi-tech com espelhos de vidro, touch ou algo muito diferente do que está na casa, optei por usar o Tuya KS-611 que já tinha cá em casa há algum tempo para integrar. O tom é parecido com o bege dos outros da casa, e tem dois (gang) interrruptores integrados, logo assim poderei comandar a luz da cozinha e lavandaria! No vídeo abaixo explico a sua montagem e configuração.



A ter atenção
  • É necessário neutro (cabo azul)
  • É necessária boa cobertura de sinal WI-FI 2.4Ghz
  • Usar as apps Tuya ou Smart Life.
  • Integra com Alexa, Google Home.
  • Integra com Home Assistant através da integração Tuya

No futuro...
Em breve chegarão alguns sensores que me irão ajudar a automatizar ainda mais a poupança de energia na cozinha! Irei também alterar as molduras a seu prazo, para que tenham um look mais atual e uma luz mais intensa!


Onde Comprar?

0 Comments: