Porque gosto tanto do Ecossistema Tuya?! E não compro Shelly?

E finalmente chegaram os módulos para estores que tanto esperava, depois de alguma espera bem longa por causa do COVID-19, seguido dos problemas que aconteceram na Alfãndega suspeito que por causa dos funcionários que foram detidos.

Já tinha escrito sobre este tema e porquê da minha escolha... Mas serve este artigo para reforçar a minha escolha! Conforme disse, encomendei módulos wifi da Loratap ou seja, Ecossistema Tuya...

Mas porque raio gosto tanto eu da Tuya? E porque não os Shelly?
É uma daquelas conversas surreais ao estilo: Qual preferes: Android ou iOS? Qual o teu clube: Porto ou Benfica? Mas adaptado à realidade da Casa Inteligente!
Mas afinal porque eu não compro Shelly?
Em primeiro lugar eu não digo: "Não compro Shelly!" Apenas e só não houve um único produto que tivesse necessidade de comprar, que não me satisfizesse no ecossistema Tuya. E a verdade é que já conheço a Shelly há mais de dois anos quando ainda tinha apenas o Shelly 1 e Shelly 2...
Há duas coisas coisas que me fizeram nunca comprar Shelly:

Os Shelly só possem conectividade Wi-Fi :(
É o principal motivo que me faz não avançar, claramente até à data não conheço nenhum Gateway ZigBee ou de alguma tecnologia que tenha baixo consumo de energia (apesar de indicarem durações elevadas) e que permita espalhar sensores e módulos. Sabemos ainda que dependendo do sinal Wi-Fi que tenhamos em casa, esses sensores poderão ficar distantes e não ter a captação sufienciente, isto porque nem todos as pessoas tem mais que um router em casa.

O Ecossistema ainda é bastante limitado!
 Apesar de a Shelly produzir produtos bem interessantes e tenha uma app deveras muito completa e com todas as opções, considero o ecossistema bastante limitado, é certo que tem crescido, mas acho que tem de desenvolver muitos mais produtos para que integrem na perfeição uns com os outros. 
Depois tem produtos que tem um design que não lembra a ninguém desenhar uma coisa daquelas! Tipo o Sensor de Medição de Temperatura! Ou a Shelly Plug que parece que nasceu nos anos 90! Mas que felizmente começaram a mudar lançando a Shelly Plug S que fica muito semelhante à Tuya que falei aqui há muito tempo atrás!

Mas a Shelly tem produtos excelentes!
E antes que a malta me venha  chatear, a Shelly dois produtos que são bastantes interessantes onde destaco, o Shelly 2.5 e o Shelly  EM... e claro a app e múltiplas possibilidades que permite!

Mas então porquê Tuya?
Para quem acompanhou o projeto da AMCD as automações começaram a ser partilhadas com mais intensidade quando a Xiaomi lançou o Mi Home, e apesar da Xiaomi ter um ecossistema fantástico, há produtos que integram bem na China, mas que são de dificil integração na Europa ou noutras regiões do planeta. Destaco ainda as questões dos servidore e não comunicação entre eles, etc...

Tuya apareceu como uma lufada de ar fresco, com produtos com interface europeu, com manuais, com dispositivos que funcionam de facto e que apesar de terem várias marcas, integram todas pelo mesmo Ecossistema Tuya permitindo criar regras sem questões de fuso de horário, incompatibilidades, etc...

Tuya possui um Gateway Zigbee que permite ligar desde sensores a módulos, e integrar com tudo o que existe a nível de assistentes virtuais e agregadores como Home Assistant ou SmartThings... E para quem não quer ZigBee pode usar também sensores e módulos Wi-Fi.
O que a Tuya não permite (ainda) ao nível da configuração de estores, pode ser configurada com cenas ou rotinas na assistente.

Resumindo...
Não me considero mais ou menos fã de uma ou outra coisa, mas tomo decisões e evito ter um monte de marcas diferentes de ecossistemas diferentes... Optei pela Tuya pela riqueza do Ecossistema e conectividade Zigbee ao invés de usar uma canivete suiço (Bulgaro!) que me permite apenas Wi-Fi.




4 comentários:

  1. Obrigado pela partilha!
    Vou mandar vir um, para testar com o Tasmota e ver se funcionam bem com os meus botões dos estores, que ficam na posição de carregados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim funciona tenho vários em casa com Tasmota, tens é de compilar o Tasmota com suporte para estores.

      Eliminar
  2. Para mim a vantagem dos shelly é funcionarem com o openhab por mqtt sem ter de alterar o firmware.

    ResponderEliminar
  3. Da documentação aparentemente estes controladores obrigam a alterar o wiring do interruptor, ou seja não é possivel colocar apenas dentro da caixa dos estores como o shelly 2 ou será que percebi mal a documentação?

    ResponderEliminar