Taxas Anfandegárias em TODOS os envios fora da União Europeia!

E se como eu, costumas encomendar coisas de fora da Europa, após o dia 1 de Janeiro, todos os envios vão passar a ser taxados...


Como funciona hoje em dia?

Para teres ideia, há muitas encomendas que passam na alfândega sem parar/pagar taxas, ou seja, são mandadas para análise aleatoriamente. O destinatário é notificado e tem que provar o valor do pagamento e o local de aquisição, caso o valor seja superior a 22 Euros com portes incluídos, irá pagar 23% de IVA e ainda 12 Euros de "handling" dos CTT. 

O caso piora imenso quando é, por exemplo, a DHL, quando não há pré-pagamento de taxas por quem envia. Aí o "handling" da DHL passa para 30 Euros para eles tratarem de todo o processo e mais as ditas taxas alfandegárias (23% de IVA, etc).

Isto quer dizer que até agora estavamos à mercê da "sorte", pois poderiamos receber produtos acima dos 22 Euros e não pagar nenhuma taxa alfandegária... Mas, também poderiamos ter o "azar" de ter uma encomenda parada abaixo dos 22 Euros e ficar uma eternidade à espera de ser notificado e com o processo concluído com a encomenda libertada sem pagamentos adicionais...


Após 1 de Janeiro como ficará?

Após 1 de Janeiro, acabou-se a "palhaçada"! Após esta data TODOS os envios irão pagar taxas sem excepção, tal como publicado no site da União Europeia. As encomendas declaradas como inferiores a 150 Euros terão um processo menos burocrático.

Fico contudo com a sensação que as filas de espera serão intermináveis e que com o cenário atual de pandemia, o início do processo será caótico. Pois, existirão imensas encomendas atrasadas do "efeito Black Friday / Natal", fora as encomendas normais, e com o efeito de distanciamento entre trabalhadores e ausência dos mesmos será de facto complicado.

Ontem recebi até um e-mail dos CTT a apresentar um processo de desalfandegamento simplificado. (Ver foto abaixo com o detalhe.)


O que irá mudar na A Minha Casa Digital?

A verdade é que já mudou! 

Mas não, não vou deixar de importar coisas da China, simplesmente porque gosto de testar coisas diferentes e às vezes inovadoras! Terei contudo consciência que o processo será ainda mais moroso e mais caro! Por isso com este cenário decidi apostar em algo que tinha há muito na cabeça e nunca tinha decidido avançar, a criação da Loja da A Minha Casa Digital que arrancou oficialmente ontem.

Com esta Loja On-Line iniaremos com acesso à oferta de produtos do Ecossistema TUYA / SmartLife em específico com a revenda de produtos da marca NEDIS. Mas aos pouco acredito que consiga obter mais parcerias para que possa testar e implementar mais produtos de casa inteligente!! Conto com o vosso apoio desse lado, e que caso faça sentido para vocês comprem os produtos na AMCD, com fatura, IVA pago, com entregas rápidas e com garantia.


E a má noticia?!

A má noticia é que se compraste recentemente algo extra-comunitário, o mais certo é chegar após 1 de Janeiro, por isso serás presenteado com a experiência de esperar pela tua encomenda e pagar no final! Pois conta a data da passagem na Alfândega Portuguesa e não a data de aquisição. :(




2 comentários:

  1. Boa tarde. Deu uma reportagem na RTP sobre a alfandega e dizem que isto ia ficar suspenso até julho de 2021.

    ResponderEliminar
  2. Vejam o Linha da Frente "Perigo na Alfândega" - A partir dos 4 minutos.
    Cumps.

    ResponderEliminar