Dica: Como melhorar Wifi no router da Vodafone Huawei HG8247H

Recentemente passei a ser cliente Vodafone com um router destes (GH8247H) e internet 200/200, sempre tive noção que por Wifi é praticamente impossível ter os 200mb/s, no entanto ainda não tinha explorado muito este router. E como nunca tive habituado a ter mais que 30mb/s qualquer velocidade superior a isso já era mais que suficiente.
Através de uma dica de um conhecido, que me perguntou se a mudança na largura de banda fazia alguma diferença, fui investigar e testar :)


Eles por defeito tem a largura do canal a 20 MHz, se mudarmos para 40 MHz e tiverem aparelhos relativamente recentes vão ver uma melhoria substancial na velocidade de download (em maior parte dos casos).
Em cerca de 5-6 aparelhos que testei, a velocidade aumentou para o dobro ou perto do mesmo, e em apenas 1 manteve igual ou ficou ligeiramente pior. Um exemplo muito bom é eu ter uma box Windows com Wifi AC no quarto, a cerca de 10-12 metros do router e a velocidade passou de 40-50mb/s para 70-80mb/s.
Dessa forma não custa experimentarem e verem se resulta para o vosso caso.
Existem vários factores que podem interferir, como a construção da casa, obstáculos pelo meio, assim como vizinhos com outros routers, já que ao aumentarem a largura para 40 MHz também aumentam as possíveis interferências de outras redes.

No caso deste modelo especifico, devem entrar na página de configuração do router (abrir o vosso browser, escrever 192.168.1.1 e meter a password e user que escolheram - caso nunca tenham alterado nada será user: vodafone pass: vodafone), vão a Config. Avançada Wlan, e depois só tem que mudar o campo da Largura do canal de 20 para 40.
Também podem verificar se alterar em Cenário o Equilibrado para "Sem Obstáculos" melhora ainda mais, mas ai será uma questão de testarem. Pois a alteração que fará mais diferença será a da Largura do Canal.


Poderão existir outros routers com esta opção que não vem por defeito, para não interferir com a compatibilidade com aparelhos mais antigos, mas não custa nada verificarem nos vossos routers se a mesma existe e se para vocês melhora ou não.

Para quem tem net a 100/200, já poderá fazer a diferença ;)

Fica a dica, quando alguém tiver feedback se melhorou ou piorou que deixe a sua experiência. Para mim ainda era novidade porque ainda não me tinha dado ao trabalho de explorar o router (como maior parte do pessoal deve fazer), por assumir que viria com as melhores opções seleccionadas.

Fica aqui o vídeo com os passos:

19 comentários:

  1. Eu tenho vodafone com esse router e passei de velocidades de 35-40 megas para 100-110 via wifi. Velocidade contratada: 200.20.

    ResponderEliminar
  2. Grande melhoria! Obrigado pela dica ;)

    ResponderEliminar
  3. A mim por acaso não alterou nada :( tinha esperanças...visto que noto que a internet nao flui nem tem a mesma velocidade quando comparado com a minha morada antiga, em que tinha o mesmo serviço, apenas router diferente (segundo eles de qualidade inferior). Tenho Vodafone Fibra 100mb. Podem-me dizer o que aconselham comprar para poder apanhar sinal pela casa toda, já que tenho problemas de sinal em alguns dos quartos, um repetidor ou extensor de sinal recomendado e barato se possível?

    ResponderEliminar
  4. Sabem se é possível fazer o mesmo no ZTE ZXHN F601?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, se tens serviço FTTH Vodafone, então o ZTE é "apenas" o ONT e não é esse equipamento que fornece o wifi. Provavelmente terás um ADB ou um Technicolor TG784nv3. No TG784nv3 consegues alterar o canal, mas não a frequência, no ADB não tenho a certeza, mas julgo que sim.

      Eliminar
  5. Boas, eu tentei e realmente melhorou, mas no dia seguinte fiquei so com 18 Mb, e o contratado é 200/200.
    Alguem me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  6. Pessoal já tentaram na rede interna fazer um ping pelo nome? o vosso Vodafone Huawei HG8247H funciona bem respondendo corretamente?

    ResponderEliminar
  7. Dica excelente. Tenho 2 portáteis um com 8 anos, que em nada melhorou, mantem os 25/26 Mbps e outro bem recente que saiu dos 35/40 e passou para o 115/120 Mbps.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. O meu Extender da TPLINK com este router está sempre a perder a ligação! Algo que não acontecia com o Thompson da MEO.

    ResponderEliminar
  9. Dica TOP :) Muito obrigado! Passou de 50Mb para 109Mb de download e upload!

    ResponderEliminar
  10. Resultou! Obrigado pela dica! Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. A velocidade WiFi depende tambemda ocupação do espectro de frequências na vossa vizinhança. Solução, mudar para os 5ghz porque não existe muitos canais livres e logo pouca interferência. O alcance e que pode diminuir um pouco porque frequências mais elevadas tem mais dificuldades de propragacao

    ResponderEliminar
  13. Caro Carlos,

    Excelente dica! A minha wifi passou de 30 para 80mbps. Muito obrigado.

    MAB

    ResponderEliminar
  14. É possível usar este equipamento com a MEO?

    ResponderEliminar