Dica: Como melhorar Wifi no router da Vodafone Huawei HG8247H

Recentemente passei a ser cliente Vodafone com um router destes (GH8247H) e internet 200/200, sempre tive noção que por Wifi é praticamente impossível ter os 200mb/s, no entanto ainda não tinha explorado muito este router. E como nunca tive habituado a ter mais que 30mb/s qualquer velocidade superior a isso já era mais que suficiente.
Através de uma dica de um conhecido, que me perguntou se a mudança na largura de banda fazia alguma diferença, fui investigar e testar :)


Eles por defeito tem a largura do canal a 20 MHz, se mudarmos para 40 MHz e tiverem aparelhos relativamente recentes vão ver uma melhoria substancial na velocidade de download (em maior parte dos casos).
Em cerca de 5-6 aparelhos que testei, a velocidade aumentou para o dobro ou perto do mesmo, e em apenas 1 manteve igual ou ficou ligeiramente pior. Um exemplo muito bom é eu ter uma box Windows com Wifi AC no quarto, a cerca de 10-12 metros do router e a velocidade passou de 40-50mb/s para 70-80mb/s.
Dessa forma não custa experimentarem e verem se resulta para o vosso caso.
Existem vários factores que podem interferir, como a construção da casa, obstáculos pelo meio, assim como vizinhos com outros routers, já que ao aumentarem a largura para 40 MHz também aumentam as possíveis interferências de outras redes.

No caso deste modelo especifico, devem entrar na página de configuração do router (abrir o vosso browser, escrever 192.168.1.1 e meter a password e user que escolheram - caso nunca tenham alterado nada será user: vodafone pass: vodafone), vão a Config. Avançada Wlan, e depois só tem que mudar o campo da Largura do canal de 20 para 40.
Também podem verificar se alterar em Cenário o Equilibrado para "Sem Obstáculos" melhora ainda mais, mas ai será uma questão de testarem. Pois a alteração que fará mais diferença será a da Largura do Canal.


Poderão existir outros routers com esta opção que não vem por defeito, para não interferir com a compatibilidade com aparelhos mais antigos, mas não custa nada verificarem nos vossos routers se a mesma existe e se para vocês melhora ou não.

Para quem tem net a 100/200, já poderá fazer a diferença ;)

Fica a dica, quando alguém tiver feedback se melhorou ou piorou que deixe a sua experiência. Para mim ainda era novidade porque ainda não me tinha dado ao trabalho de explorar o router (como maior parte do pessoal deve fazer), por assumir que viria com as melhores opções seleccionadas.

Fica aqui o vídeo com os passos:

32 comentários:

  1. Eu tenho vodafone com esse router e passei de velocidades de 35-40 megas para 100-110 via wifi. Velocidade contratada: 200.20.

    ResponderEliminar
  2. Grande melhoria! Obrigado pela dica ;)

    ResponderEliminar
  3. A mim por acaso não alterou nada :( tinha esperanças...visto que noto que a internet nao flui nem tem a mesma velocidade quando comparado com a minha morada antiga, em que tinha o mesmo serviço, apenas router diferente (segundo eles de qualidade inferior). Tenho Vodafone Fibra 100mb. Podem-me dizer o que aconselham comprar para poder apanhar sinal pela casa toda, já que tenho problemas de sinal em alguns dos quartos, um repetidor ou extensor de sinal recomendado e barato se possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, pode comprar um repetidor ASUS RP-AC53. No meu caso resultou.

      Eliminar
  4. Sabem se é possível fazer o mesmo no ZTE ZXHN F601?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, se tens serviço FTTH Vodafone, então o ZTE é "apenas" o ONT e não é esse equipamento que fornece o wifi. Provavelmente terás um ADB ou um Technicolor TG784nv3. No TG784nv3 consegues alterar o canal, mas não a frequência, no ADB não tenho a certeza, mas julgo que sim.

      Eliminar
  5. Boas, eu tentei e realmente melhorou, mas no dia seguinte fiquei so com 18 Mb, e o contratado é 200/200.
    Alguem me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  6. Pessoal já tentaram na rede interna fazer um ping pelo nome? o vosso Vodafone Huawei HG8247H funciona bem respondendo corretamente?

    ResponderEliminar
  7. Dica excelente. Tenho 2 portáteis um com 8 anos, que em nada melhorou, mantem os 25/26 Mbps e outro bem recente que saiu dos 35/40 e passou para o 115/120 Mbps.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem mas isso é problema da placa do pc pois se ja tem 8 anos ainda deve ter o protocolo g da rede wifi que so permite essa velocidade ja o outro tem o protocolo n permite receber ate 300 mgbs por segundo. Essa situacao resolve-se comprandl um adaptador wifi usb da tplink pois melhorará a velocidade e ping.

      Eliminar
  8. O meu Extender da TPLINK com este router está sempre a perder a ligação! Algo que não acontecia com o Thompson da MEO.

    ResponderEliminar
  9. Dica TOP :) Muito obrigado! Passou de 50Mb para 109Mb de download e upload!

    ResponderEliminar
  10. Resultou! Obrigado pela dica! Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. A velocidade WiFi depende tambemda ocupação do espectro de frequências na vossa vizinhança. Solução, mudar para os 5ghz porque não existe muitos canais livres e logo pouca interferência. O alcance e que pode diminuir um pouco porque frequências mais elevadas tem mais dificuldades de propragacao

    ResponderEliminar
  13. Caro Carlos,

    Excelente dica! A minha wifi passou de 30 para 80mbps. Muito obrigado.

    MAB

    ResponderEliminar
  14. Nao sei pois o aparelho da meo é diferente mas se tiver essa opção pode experimentar.

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Carlos,
    é necessário alterar alguma configuração no router para a IPTV? Tenho uma Samsung, e com o SSIPTV e OTTIS ou VLC(pc) as listas param depois de alguns segundos e dps reiniciam. Já tentei de tudo, pergunto se o problema passará pelo router.
    Grato por alguma ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que seja do router, mas sim da lista e da compatibilidade com a tv.

      Eliminar
    2. Bom, vou continuar a tentar perceber o que se passa então.
      Mas obrigado pelo input e continuação de ÓTIMO trabalho!

      Eliminar
  16. A mim tambem me aconteceu o mesmo? Já conseguiste perceber ou resolver? Ando a 3 noites de volta disto...

    ResponderEliminar
  17. Uau! Duplicou a velocidade. Grande dica!

    ResponderEliminar
  18. Espetacular!
    Passou de 14Mb a 105MB no meu quarto!!

    ResponderEliminar
  19. No meu caso teve o efeito inverso :(
    Mesmo router, ligação vodafone 200/100, medi na box do quarto ao lado down/up na ordem dos 15/20 (estranhamente, mais de upload). Mudando a largura de banda para 40, as velocidades passaram para 4/5 em ambos...
    Não testei na mesma divisão, interessava-me mesmo era aumentar na seguinte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande dica! duplicou a velocidade!
      PING
      4 ms
      DOWNLOAD
      168.96 Mbps
      UPLOAD
      128.93 Mbps

      Estás a fazer o teste em que site?
      Se for outro que não o speedtest.net, verifica se estás a ter resultados em Megabit por segundo ou MegaByte por segundo.

      Eliminar
    2. Em alguns casos pode não melhorar, mas são raros os em que piora.

      Eliminar
  20. Será que dá com a NOS? router Wi-Fi 3.0?

    ResponderEliminar
  21. Eu tenho este router(https://www.vodafone.pt/pacotes/internet/smart-router.html) e tenho uma mi box s, mas tenho um problema com a imagem e som, tenho "delay", ao ver IPTV, alguém ajuda?

    ResponderEliminar