Update da Minha Casa Digital

Olá a todos!

O meu segundo rebento nasceu no passado dia 24 de Maio e o tempo tem sido contado, mais ainda que o cansaço apodera-se de nós e faz que a vontade para escrever seja diminuta, contudo este post era à muito devido, bem pelo fato que gostar de manter o histórico da Minha Casa Digital em dia...

No meu último post mencionei uma série de azares e problemas na ligação à internet, curiosamente tudo foi devido à implementação do novo Home Server, quando ligava o  Microserver da HP à rede passados minutos a internet ficava inconstante, ia e voltava sem nexo, bem como a transferência de ficheiros na rede estava completamente alucinada! Fiz tudo o tipo de updates no Ubuntu, fiz o tão recomendado upgrade à BIOS do Microserver que supostamente corrigia alguns problemas na placa de rede de origem. Nada funcionou! A solução encontrada era trocar de sistema operativo, e o facto do Ubuntu não ser suportado pela HP neste servidor, apontava que fosse mesmo esse o problema.
A questão foi sempre qual o sistema operativo ideal, e com Ubuntu sinto-me confortável, pelo que mudar custou-me imenso, ponderei ainda colocar o CentOS, versão Opensource do Red Hat (suportada pela HP), mas a curva de aprendizagem de mais uma linha de comando nesta fase para mim estava fora de questão. Pelo que optei por jogar seguro e ir pelo caminho mais fácil, e instalei Windows Server 2012 R2 no Microserver, até ao momento não me arrependo, a máquina está muito estável e os problemas na rede desapareceram por completo!

Com a instalação do WS2012R2, aproveitei para fazer mais uma bricolage no servidor, não ficou o supra-sumo da banana em termos de aspeto, mas com tempo resolvo essa questão! Peguei no disco SSD de 30GB que não funcionou no Zotac e utilizei-o apenas para o sistema operativo. A questão era separar os dados do sistema operativo e utilizar a máquina com a melhor performance, mas mesmo assim não quis perder uma baía, pelo que optei por remover o gravador de dvd que vem de origem no Microserver a "amarrar" o disco SSD ao chassis do servidor.


6 comentários:

  1. Windows Server 2012 R2???? WTF
    Pikiman

    ResponderEliminar
  2. Yes Pikiman! E está a bombar que nem um menino crescido!

    ResponderEliminar
  3. Volta para o escritorio depressa, porque já se viu que muito tempo em casa nao te faz bem.... olha Windows.... :P

    ResponderEliminar
  4. Boas Ricardo,

    Antes de mais parabéns pelo novo rebento e também por este blog fantástico.

    Também tenho um microserver e comprei isto para substituir o cd-rom.

    http://www.amazon.co.uk/Mounting-Plate-Hdd-2-5-3-5/dp/B00G7O5NJG/ref=sr_1_27?ie=UTF8&qid=1401896725&sr=8-27&keywords=akasa+hdd

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Viva!
    Não considerou openmediavault ou o xpenology?
    Também tenho um n54l e uns discos para construir um home server mas ainda não decidi o sistema operativo.
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Viva Jorge,
    Se quisesse apenas um NAS era bem mais interessante ter um Qnap.
    Com o windows Server estou a tirar partido do file server, bem como serviços adicionais. Ainda por cima coloquei la umas máquinas virtuais para testes.
    Resumindo, tiro completamente partido da máquina.

    ResponderEliminar