Análise: Coluna Bluetooth Xiaomi Preta



Realmente nota-se que a Xiaomi pretende dominar todos os mercados e não apenas os telemóveis e esta coluna dá para perceber esta realidade. Esta coluna é o primeiro acessório Xiaomi que estou a testar e deixou-me com água na boca para comprar outros produtos da marca. Visto ser uma marca com boa qualidade e preços interessantes.

Voltando ao que interessa, a coluna vem guardada numa caixa bastante simples, apenas com o símbolo MI de papel reciclado, penso ser o standard para os produtos desta gama.


Primeiras impressões

Dentro da caixa podemos encontrar a coluna bem acondicionada, e por baixo da coluna temos o cabo microUSB (preto) e um pequeno manual de instruções. Que não apresenta instruções em inglês, pode-se pensar à partida que isto pode ser um entrave, mas a coluna é bastante fácil de utilizar e bastante intuitiva, como poderão confirmar mais à frente. Neste momento da análise é o único ponto negativo que tenho a apontar.

A coluna em si apresenta um acabamento em preto mate em alumínio, tem um pequeno aro transparente para o led de indicação de funcionamento. Em plástico vamos ter a parte superior e a parte inferior. Os botões encontram-se na parte inferior do corpo da coluna e servem como pés, para evitar vibrações durante a utilização e podem ser pressionados carregando no aro em cima fazendo pressão suficiente para o botão activar. O microfone desta coluna, encontra-se nesta zona dos botões.





Em relação aos botões para localização mais fácil o botão de On/Off encontra-se na zona do simbolo da MI em termos posicionais e depois triangulando vamos ter o botão de baixar o volume do lado esquerdo e o botão de subir o volume do lado direito.
Quanto ao aro que se encontra posicionado perto do fundo da coluna, o led pisca azul e vermelho quando não está emparelhado, ou seja mal se liga e quando emparelha passa a piscar a cada 2 segundos apenas com uma luz azul. Quando se carrega também fica vermelho.


















Com esta apresentação inicial nunca pensamos que estamos a olhar para uma coluna “low-cost”, visto o preço estar entre os 18-20€ é um cilindro bastante compacto, com um diâmetro de 8 cm e tem cerca de 6 cm de altura. Inicialmente quando olhei para fotos apenas dava-me a impressão que era um pouco mais pequena, mesmo assim não deixa de ter um tamanho compacto não é exageradamente grande, mas em termos de comparação é bem maior que a coluna que analisei anteriormente (a ADO Mate 3). Este tamanho acaba por compensar nos graves.
A coluna suporta Bluetooth 4.0 na gama dos 2402-2480MHz, A2DP, AVRCP e HFP.
Esta coluna não possui entrada jack 3.5mm nem nenhum outro tipo de suporte de ligação ou passagem de som para a coluna a não ser por Bluetooth, algo que existe em colunas de outros segmentos, no entanto possui microfone, o que possibilita fazer e atender chamadas através da coluna.

Qualidade do som



A primeira impressão da coluna em termos de aspecto não nos engana no que toca ao som, o som é bastante límpido e claro, mesmo no volume máximo não parecem existir distorções exageradas no som e safa-se bastante bem no que toca aos graves, não esquecer que estamos a falar de uma coluna de apenas 3W e também não tem muito espaço de caixa para fazer o efeito dos graves. Mesmo assim julgo que ser uma coluna que vá agradar mesmo aos que ouvem musica diariamente.
De qualquer forma não se pode esperar milagres de uma coluna que tem apenas 3W, mesmo assim dá mais e melhor som que qualquer tablet ou smartphone, tornando a experiência de som bastante melhor.

Bateria

Esta coluna vem equipada com uma bateria de 2000 mAh, e testando para dar um som ambiente, durou-me cerca de uma semana com utilização diária de 6-7 horas, com o volume a 15-20%, portanto assumo que as especificações médias da duração da bateria estejam corretas. Ou seja 13 horas para atender chamadas e cerca de 10 horas com uma utilização de volume mais considerável. No entanto se for para dar som ambiente, com volume nos 20% são capazes de conseguir mais umas horas.
Em relação ao carregamento da mesma, é feita com o microUSB que vem na caixa, ligando ao PC ou caso tenham um transformador de telemóvel, o efeito deverá ser o mesmo. Demorou cerca de 4 horas a carregar, apresentando cor vermelha no aro até apagar quando carregado por completo, o que também me parece razoável com este tipo de bateria e dentro do anunciado.

Microfone

Experimentei o microfone com chamadas normais e testei com chamadas VOIP, e pareceu-me aceitável, no entanto será sempre para ser utilizado numa situação ou outra, dessa forma não me parece uma experiência má, possivelmente equiparável ao alta-voz de um telemóvel de gama média.

Bluetooth

Nas especificações indica que funciona até cerca de 10 metros, isto é verdade se estivermos em linha direta de vista com a coluna, dentro de casa depende dos obstáculos que tiverem, possivelmente de uma divisão para a outra consegue dar bem, mais que isso são capazes de ficar com algumas interferências ou até não se ouvir nada.
Testei a ligação com Windows 8.1, Android 5.1 e Windows Phone, em todos ligou sem grande problema, basta ligar o aparelho, ligar a coluna e procurar pelo dispositivo “NDZ-03-GA”, emparelhar e está pronto a ser utilizado.

Funcionalidades dos botões



Como indiquei anteriormente os botões estão localizados na parte de baixo da coluna, podem ser utilizados diretamente, mas a forma mais simples será carregar na parte superior da coluna na zona do próprio botão, vai-se sentir o clique do botão e dessa forma o mesmo fará o comando pretendido. Pode parecer um pouco estranho, mas desta forma os botões ficam escondidos, o design fica mais apelativo e não é assim tão complicado decorar o sitio dos três botões para podermos carregar na coluna por cima dos botões, utilizando a coluna como um “grande” botão.
O botão de On/Off pode ser utilizado para ligar o aparelho, quando em utilização numa música para pausar a música, atender uma chamada clicando duas vezes tentou-me realizar a última chamada (neste caso não sei se pode fazer alguma acção diferente noutro telemóvel), se clicarmos mais prolongadamente coloca o dispositivo em modo de stand-by e continuando desliga por completo. Tem-se os botões de aumentar ou diminuir o volume, que tem outra funcionalidade que será o de passar uma música para trás ou para a frente dependendo da de qual o pressionado, ou seja pressiona-se uma vez no diminuir volume, para andar uma música para trás e no aumentar volume e passa para a música seguinte.

Fica aqui a nota que se comprarem a coluna quando a receberem verifiquem se o volume interno da coluna está no máximo. Ou seja o volume da coluna é independente do volume do dispositivo ao qual o ligam. Durante os primeiros minutos de teste estranhei a diferença no volume de uma coluna de 3W para uma coluna de 4W, quando já tinha carregado na coluna para aumentar o volume, o que não me apercebi é que o botão para aumentar o volume deve-se deixar o dedo a pressionar e não fazer apenas pequenos cliques. Assim que percebi isto, deixei o botão pressionado até ouvir um aviso sonoro a indicar que o volume estava no máximo, depois disso a diferença de volumes para outras colunas do género já não era assim tão grande.

O manual não está em inglês possivelmente estas indicações estão todas no manual, eu fui descobrindo por experimentação, mas em 15 minutos já as tinha descoberto todas. Para utilizadores para utilizadores deste tipo de coluna acabam sempre por descobrir as funcionalidades standard sem recorrer ao manual, e mesmo assim existe sempre a possibilidade de vermos análises ou vídeos para as descobrirmos de outra forma.

Deixo aqui a análise em vídeo, para poderem ter um pouco melhor a noção da qualidade de som, e um pouco da descrição que dei das colunas:

Pontos positivos

- Som bastante bom e não descompensa muito nos graves;
- Microfone (sempre se pode atender umas chamadas ocasionalmente ou fazer chamadas com recurso à coluna);
- Design bastante moderno e simples;
- Preço (estamos a falar de preços na gama dos 18-20€);

Pontos negativos

- Falta de manual em inglês (não dificulta muito, mas temos que descobrir por nós algumas funcionalidades standard interessantes);
- Não possuir entrada jack (só é compatível com dispositivos que tenham Bluetooth).

Especificações detalhadas

Modelo: Xiaomi NDZ-03-GA
Design: Forma portátil cilindrica
Suporta: Microfone, Bluetooth, Chamadas
Compatível com: Tablet PC, PC, iPod, iPhone, MP4, PSP, MP5, Laptop, Windows Phone
Coneção: Bluetooth V4.0+EDR
Material: Alumínio e plástico em algumas partes
Cor: preta
Distancia de funcionamento: Até 10-15 metros (poderá diminuir com obstáculos)
Tempo de Carga: 4 horas
Tempo médio de duração de bateria: 13 horas
Capacidade da bateria: 3.7V / 2000mAh
Peso da coluna: 197 gramas
Tamanho da coluna: diâmetro de 7.4 cm com altura de cerca de 6 cm
O que contem a caixa: Uma Coluna Xiaomi, Um cabo micro-USB, uma folha com instruções em Chinês.

Conclusão

Estamos a falar de um produto barato, com bom design e um “feeling” caro, ou seja não é por ser barato, que é barato ou tem características "baratas". São colunas de 3W que produzem um bom som e conseguem safar-se nos graves, claro que não existem milagres em colunas por este preço.

Dessa forma penso que estas colunas sejam apropriadas para alguém que já tem um pouco mais de ouvido na música, e continua a ser uma boa adição quando se vê algo no youtube, ou um vídeo no tablet ou smartphone e se quer ter mais potência no som. Não é necessário usar o volume no máximo para se tirar partido das colunas.
Além de que é um gadget que fica bastante bem pousada num móvel de casa ou numa prateleira.

Com este tipo de acessórios penso que a Xiaomi vá conseguir dominar os mercados em que eles apostem nos acessórios, apesar de ser uma marca mais comprada lá fora, os preços reduzidos fazem com que seja bastante barato trazer para Portugal.
A Xiaomi cativou-me com esta coluna, quem sabe futuramente não irei a analisar outros produtos deles, visto não faltar acessórios para a casa em quase todas as vertentes.



Caso pretendam consultar mais informação da coluna ou comprar a mesma poderão passar pela Gearbest.

Estou disposto a esclarecer qualquer dúvida sobre a coluna ou fazer algum teste adicional se pedido.
Agradeço o tempo que despenderam a ler esta análise e espero ter esclarecido qualquer dúvida que pudessem ter sobre esta coluna.

O meu agradecimento à Gearbest pela cedência desta coluna, de forma a podermos testar detalhadamente todas as características, a coluna deu bastante música a AMCD.



12 comentários:

  1. boas CC
    esta coluna acrescenta outra fonte do mesmo som do dispositivo emissor levando para outro local o mesmo som do dispositivo emissor ?? ( telemóvel chamada toca em 2 locais diferentes)??
    -É possível usar a coluna "aparelhada" por bluethooth com 2 dispositivos em casa, ex um smartphone, e uma googleTv para ter o som noutro local do dispositivo que o emitir??
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Joaquim,
      Quando se emparelha a coluna, funciona como um auricular bluetooth (por exemplo), o som da chamada e do telemóvel sai na coluna e não no telemóvel.
      A coluna pode emparelhar com vários dispositivos em casa, mas não ao mesmo tempo. Emparelha-se com um de cada vez. Ou seja pode usar para ligar ao tablet, ao telemóvel ao PC, mas nunca ao mesmo tempo. A ligação é sempre de um para um.

      Espero ter dado esclarecimento suficiente.

      Eliminar
  2. Boas CC
    apenas para acrescentar que este MK808B Plus aceita através da entrada MiniUSB2.0 (OTG) ethernet disponível em casa, pelo adaptador USB2.0>Rj45 Ethernet N10-100mhz, o que melhora muito o funcionamento de Prgs como o Kodi-PVR-IPTV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Joaquim,
      Parece-me que queria fazer esse comentário no post anterior ;)
      Possivelmente aqui:
      http://www.aminhacasadigital.com/2015/09/aparelho-para-kodi-o-que-comprar-onde.html

      Eliminar
  3. Boas CC
    Coluna NDZ-03-GA
    o emparelhamento é rápido e mesmo com apenas uma "ligação" é útil, como outro som wireless.

    Acha que é compatível (blutooth) com um GoogleTV-minipc-Android4-RK3288 -CX929??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Joaquim,
      Nunca testei com esse aparelho, no entanto se o mesmo tiver bluetooth não vejo motivo para não dar.
      Sim ao fim ao cabo a coluna funciona sem fios via wireless por ligação bluetooth.

      Eliminar
  4. Boas CC
    Sim. Comentário desenquadrado, desculpe. A mesma pagina mostrou os seus vários posts, mas eu comentei numa só.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há problema, deve ter existido alguma troca nas cookies ou no histórico e acabou por escrever na página errada :)

      Eliminar
  5. O novo modelo de coluna Bluetooth da Xiaomi é más bonito e tem melhores graves...
    es.aliexpress.com/store/product/100-Original-Xiaomi-Wireless-Portable-Stereo-Mini-HiFi-Bluetooth-4-0-Box-Speaker-Outdoor-Subwoofer-Loud/1052653_32336908014.html?spm=2114.04020208.3.12.jujujt&ws_ab_test=201526_5,201527_1_3_2_1_5_4,201409_3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem os seus pontos a favor e pontos negativos.
      A bateria possivelmente dura menos e não tem microfone, nem controlos directamente na coluna, a questão de ser mais bonito, pode ser subjectivo.
      Em principio em breve vou ter uma para poder tirar a teima ;)

      Eliminar
  6. Olá Carlos!
    Entre esta e a Coluna Xiaomi Retangular Branca qual achaste melhor?

    obrigado desde já

    ResponderEliminar