Análise: Ki Plus TV Box (Amlogic S905)

Depois de ja ter falado da gama alta e gama média de S905, desta vez vou-vos abordar uma box S905 lowcost. Na minha opinião esta substitui sem problemas a MXQ S85 que tinha recomendado anteriormente como lowcost para KODI.

Apresentação


Estamos a falar de uma box lowcost, que no entanto até tem uma aparência razoável.
Dessa forma na parte superior vamos ter acesso ao botão para ligar e desligar a box, assim como indicação do modelo (KI plus).
As ligações vão estar todas do lado direito e traseira da box. No lado direito vamos ter entrada para cartão microSD assim como 4 portas USB 2.0.
Na traseira vamos ter a saída de video, ethernet, HDMI, audio otico e entrada de energia.
Por baixo vamos ter quatro pernos de borracha assim como locais onde encaixar parafusos para prender a box a uma parede.





Em relação a acessórios, vem com comando IR, cabo HDMI, carregador de 12V, 1A e manual de instruções.



Interior da box


De apontar que o chip de wifi deste aparelho é o rtl8189etv, podemos ver a antena soldada directamente à board e aparenta ter qualidade razoável.
O maior ponto negativo a apontar é o dissipador minúsculo, como podem ver pelas fotos. Um pouco de massa térmica e colocar um dissipador maior, devem fazer maravilhas nesta box.



Comando


O comando tem o comportamento espectável para os comandos IR habituais de boxes. De notar que este trás 5 teclas que tem a capacidade de aprender os códigos das teclas do comando da TV, dessa forma dispensando a utilização do comando para ligar e desligar a TV, assim como mudar a fonte da TV.



Navegação

A box vem com android 5.1.1 e é possível encontrar algumas ROM's pela net mais atuais para a mesma, possivelmente com algumas melhorias na performance do aparelho.

A navegação é fluída (apenas notei por vezes na instalação de aplicações demorar mais tempo a instalar, isto por comparação com boxes mais caras, mas nada de demasiado lento) e a box já vem com alguns programas instalados, tem acesso à loja da Google.
Em relação ao launcher por defeito é especifico da Ki Plus, indicando assim na parte superior as horas e vamos ter na parte principal a possibilidade de colocarmos os nossos programas favoritos, na parte inferior temos atalhos pré-definidos pelo launcher assim como um indicador das conexões.




Wifi


Nos testes realizados a cerca de 5-6 metros do router, conseguimos obter 24,28MB/s em que a net máxima é a 30MB/s. Tendo em conta o tipo de box é um resultado bastante bom para a ligação wifi,



KODI


Quanto à performance do KODI, foi testada a versão Custom que acompanha a box e a versão oficial do google play.
Esta box vem com uma versão do KODI melhor optimizada que a oficial, dessa forma é recomendável que por enquanto utilizem essa versão.



Em relação aos testes foram realizados os mesmos testes de todas as outras boxes, e adicionalmente de h265 10-bit.
Conseguiu reproduzir quase tudo, apenas não reproduziu a 100% h265 a 60fps assim como h265 em 4k  (isto no KODI oficial, pois no KODI que vem instalado não tem esses problemas)
No jellyfish a reprodução também ficou-se no máximo nos 80MB/s, que é na mesma bastante superior à qualidade máxima de um blu-ray.

No Custom KODI 15.2 instalado:

VídeoResultado
H264
Jellyfish-80-Mbps.mkv (restantes a cima não deram)OK
Sintel.2010.4k_24fps.mkvOK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvOK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvOK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvOK
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4OK
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4OK

No KODI 15.2 oficial:

VídeoResultado
H264
Jellyfish-80-Mbps.mkv (restantes a cima não deram)OK
Sintel.2010.4k_24fps.mkvOK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvNOK (som sem imagem)
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvNOK (com bastantes soluços)
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvOK
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4NOK (som sem imagem)
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4NOK (com bastantes soluços)


Benchmarks


3D Mark


No 3D Mark conseguimos obter a pontuação de 4310.





A1 SD Bench


Em relação à velocidade da RAM é 2341,74MB/s e quando à velocidade da memória interna é de 22,78MB/s para leitura e 9,44MB/s para escrita. Não são valores impressionantes, no entanto já vi piores.



Antutu 6.0


No antutu conseguimos 35474 pontos.




Antutu Video Tester


No antutu Video Tester consegue-se obter 874 pontos, e dos videos testados reproduz 26 sem problemas, 3 com alguns problemas e 1 formato não é suportado.



Geekbench 3


No geekbench para single-core conseguimos 592 pontos e para multi-core 1704 pontos.





Vellamo 3.X




DRM


Como podemos ver não tem suporte para DRM, no entanto como se conseguiu testar o Netflix, depreende-se que terá L3 no widevine da Google (ou seja conteúdo SD em streams Netflix).



Jogos e Aplicações Adicionais


Quanto aos testes em jogos, correu sem problemas o Angry Birds, quando ao Asphalt 8, o comportamento também foi o correto, no entanto nos testes saiu do jogo inesperadamente, não sei se terá sido de calor excessivo ou um problema aleatório.
No netflix reproduz os videos sem qualquer problema, já no Iris Online, dá o canal que estiver ligado, mas não se consegue navegar para outros canais.

Especificações



Videos Complementares



Pontos Positivos


- 4 portas USB;
- Preço bastante acessível;
- Wifi com boa performance;
- Possibilidade de correr jogos mais pesados;

Pontos Negativos


- Dissipador muito pequeno (a box aquece muito mais que outras testadas, chegou aos 85ºC);
- Iris Online não corre a 100%;


Conclusão


Para o preço é uma box bastante aceitável, de momento o que se deve ter em conta é que devido ao dissipador pequeno, quando a box aquece mais poderá ficar mais lenta na navegação, pois o CPU também baixa de velocidade para baixar a temperatura, dessa forma se tiverem um pouco de habilidade, massa térmica e um dissipador de cobre um pouco maior, são capazes de com pouco dinheiro ficar com uma box com melhor performance quando aquece mais.
Tirando isso, se usarem para já o custom KODI que vem instalado não terão problemas com nenhum formato e mesmo com o KODI oficial só terão problemas com formatos que não são muito usados (com excepção de quem já os use, e nesse caso só com o custom KODI).
De qualquer forma julgo que esta questão do KODI será resolvida brevemente quando incluírem código para o KODI ficar optimizado nas amlogic S905.
Na minha opinião, é um aparelho bastante aceitável, no caso das amlogic S805 eu dizia que eram aparelhos suficientes para KODI e jogos leves, este além disso já será capaz de correr alguns jogos mais pesados. Para mim deveria ser visto como um aparelho para uma televisão secundária, ou aparelho para não ser usado excessivamente, pois com o aquecimento, a durabilidade poderá reduzir um pouco, além de que se nota que é ligeiramente mais lenta em instalações (ou seja no acesso sdcard interno, isto por comparação com boxes 3x mais caras). Caso não tenham orçamento para mais é uma boa opção a terem em conta se as limitações indicadas não vos causar transtorno.

Onde Comprar: Gearbest.com

Por: Carlos Correia


7 comentários:

  1. Olá Carlos
    A minha não deixa activar o PVR.
    Foi a configuração da TV e não me deixa activar.
    Também não me permite o acesso aos addons desativados.
    Fazes ideia de como solucionar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentaste fazer o mesmo no PC, por exemplo e funcionou?

      Eliminar
  2. Olá!Gostei muito da review e gostava de aproveitar para ver se me dá o link de um dissipador (cooler), se souber, pois quer o mudar o da minha KIplus.Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não mandei vir nenhum para o aparelho. No entanto é só pesquisar-se no ebay ou amazon e não faltam coolers para raspberry pi, ou outras boards, que deverão ser compatíveis na Ki Plus.

      Eliminar
  3. Olá, sou brasileiro e tenho uma pergunta: este aparelho libera os canais como tele cine, Disney Channel e outros do tipo, como os aparelhos azbox?

    ResponderEliminar
  4. Olá, sou brasileiro e tenho uma pergunta: este aparelho libera os canais como tele cine, Disney Channel e outros do tipo, como os aparelhos azbox?

    ResponderEliminar