Análise: Smartband Teclast H30

Julgo que as smarbands tenham vindo a ganhar popularidade, e cada vez à mais escolha para diferentes valores. Hoje vou falar da solução apresentada pela Teclast para este efeito.





Unboxing


Em termos de unboxing não temos muito a dizer, temos a pulseira ao estilo da Xiaomi, o mostrador, cabo USB -> microUSB e manual de instruções.
Quanto ao mostrador temos nas costas o sensor de batimentos cardíacos e no visor um botão tátil, de lado temos uma porta microUSB normal para carregar, e tendo em conta que aparenta ser uma porta normal, não será à prova de água. A porta microUSB fica protegida quando se coloca na pulseira, pois existem umas pequenas abas que tapam a porta, mesmo assim a pulseira será apenas à prova de salpicos,e não à prova de água.

As instruções dão para perceber como emparelhar e fazer download da aplicação, a mesma não está disponível na loja android, apenas por download pelo código QR (que aponta para http://app.teclast.com/sba).



Em relação ao visor vamos poder encontrar várias informações no mesmo.
Quando está a carregar dá indicação do nível de carga. Em relação aos modos sempre que se carrega no botão mostra um diferente, podemos então alternar entre horas, dia/mês dia da semana, passos dados, distancia percorrida, batimentos cardíacos, calorias queimadas, duração do sono, informação da versão do firmware, modo de atualização de firmware.


Aplicação


A aplicação é razoável, com maior parte da informação mais importante, no entanto em relação a estatísticas agregadas só mostra semanalmente ou mensalmente.


Em relação a configurações, destaco que quanto às notificações, apenas funciona com as suportadas pela aplicação, ou seja é mais limitado, no entanto no ecrã consegue mostrar mais informação que mostra na Xiaomi miBand 2 por exemplo.
Também é possivel colocar alarmes na banda e a mesma vibra à hora marcada.
Existe também a possibilidade de ativar a monitorização de batimentos cardíacos de hora a hora, no entanto para isso é preciso estar perto do telemóvel, para a aplicação fazer o pedido por Bluetooth e registar na aplicação fazendo um pequeno gráfico.


Utilização


Do ponto de vista geral, parece-me que funciona de forma correta, pareceu às vezes ter problemas de sincronização e por vezes registou menos sono do que o real, no entanto no decorrer dos testes a aplicação já teve atualizações, assim como o firmware da Teclast H30.
De notar que a levei algumas vezes para o banho e só depois de molhar o braço é que me lembrei que tinha a Teclast colocada, apanhando assim sempre com alguma água, mas a bracelete parece conseguir proteger o suficiente a entrada microUSB para este tipo de situações, também me chegou a cair à água e foi logo retirada sem problemas.
O despertador funciona e não é preciso estar conectado ao telemóvel para funcionar.
Quanto aos batimentos cardíacos de hora a hora, caso a seja ativado, já precisa de ligação com o telemóvel para ir guardando os dados.
Com sol a leitura do visor é quase impossível, como em maior parte das bandas com visor.

Bateria


A indicação é de cerca de 30 dias em standby, no entanto em utilização real a bateria é mais certo durar entre 7-10 dias, o que me parece bom, já que depois em cerca de 30 minutos está novamente carregada. No entanto é apenas 1/3 do valor anunciado. Provavelmente se a deixarem ligada sem estar no pulso irá durar os tais 30 dias.

Pontos Positivos


- Medidor batimentos cardíacos de hora a hora;
- Notificações (mostra alguma informação no visor);
- Alarme;
- Preço.

Pontos Negativos


- Aplicação apenas em inglês e em servidores fora do google play;
- Não é totalmente à prova de água.

Conclusão


Acho que pelo preço que ela custa está muito em conta, tem alguns aspectos melhores que a Xiaomi Miband 2, no que toca à informação apresentada no visor, no entanto falha um pouco na duração da bateria e aplicação para ver os dados (quanto à aplicação é sempre coisa que podem melhorar).
Os dados recolhidos parece-me relativamente bem medidos.
Acaba por ser uma alternativa para se ter um relógio diferente com algumas funcionalidades para complementar o smartphone.

Onde Comprar: Gearbest (cerca de 14€)

21 comentários:

  1. E sobre a Cubot V2, vais fazer alguma análise ?
    Continuação do bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Tens algum tipo de preferência destes smartwaches "low cost"? Tendo em conta os bugs (ativação do Xiaomi miband2 com a água e pobre app nativa); autonomia; apoio em firmware; usabilidade e durabilidade; interação com o telemóvel; compatib com apps de desporto... :p
    Thanks a million

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma e para min o defeito que tem é msm a aplicaçao,desconecta muitas vezes e a aplicaçao consome bastante bateria,de resto por este preço é dificil encontrarem melhor

    ResponderEliminar
  4. Excelente artigo e equipamento. Tenho uma Teclast H30 para venda, vou trocar por artigo de qualidade superior. Se estiverem interessados comuniquem.

    ResponderEliminar
  5. Não consigo ter um histórico na aplicação dos passos, a meia noite os passos ficam com valores diferentes e muitas vez até fica a zero, não tem esse problema?

    ResponderEliminar
  6. Não consigo ter um histórico na aplicação dos passos, a meia noite os passos ficam com valores diferentes e muitas vez até fica a zero, não tem esse problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao zerar é mesmo porque ele zera à meia noite, para contabilizar os passos do dia na banda, é relativo a isso?

      Eliminar
  7. Boas Carlos, o zerar na pulseira e normal, eu estou a falar é na aplicação. Ontem fiz mais de 8000 passos depois da meia noite contou somente 345 passos. Vou ao histórico e não tenho quase nenhuns passos. Tu tens um android?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim a app às vezes parece que não contabiliza muito bem as coisas, mas não é mt comum.

      Eliminar
  8. Boa noite. Adquiri uma muito recentemente contudo a mesma está sempre a desconectar se e a resetar os valores aparecendo a informação de 8:00h. Gostaria também de saber se a mesma consegue funcionar completamente independente do telemovel. Pode me ajudar? Desde já obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verifica se existe algum update de firmware a fazer.
      Ela funciona sem o telemóvel, mas assim funciona apenas como relogio e para colectar dados.

      Eliminar
    2. Já verifiquei o firmware e esta atualizado. O problema é que mesmo desconectada do telemovel ela acaba por reiniciar sozinha. Ha alguma forma de fazer reset?

      Eliminar
    3. Tenho ideia que se faz isso pelo smartphone, na app deles.

      Eliminar
  9. Olá tenho uma dúvida a respeito do assunto, comprei recentemente uma Teclast H30 ela fuciona super bem o problema é a bateria que so dura umas 5 horas e ai descarrega total (sem estar conectada ao celular) tem alguma solução?

    ResponderEliminar
  10. Olá comprei um teclast h30 recentement, queria saber como configurar a hora e data?

    ResponderEliminar
  11. Olá comprei um teclast h30 recentemente e não consigo configurar pois não consigo descarregar o app. Tem como me ajudar.

    ResponderEliminar