Mobilidade elétrica: SCROOSER chegou a Portugal


Sob o lema "Where next?" ("Onde queres ir agora?"), a SCROOSER chega a Portugal com um objetivo: garantir 0% de emissões poluentes com 100% de diversão.

SCROOSER é o nome do veículo imaginado e concebido pela empresa alemã do mesmo nome, que iniciou em Agosto passado a produção das primeiras unidades após uma bem-sucedida campanha de "crowdfundind" através do Kickstarter.

A simplicidade do conceito esconde uma grande sofisticação tecnológica. A SCROOSER parte de um design que lembra o de uma "trotinete" de grandes dimensões e a semelhança não é coincidência: a ideia é que possa efetivamente ser usada como tal – um pequeno impulso com o pé ativa o original sistema de "impulse drive" que permite ao motor elétrico acompanhar os desejos do seu ocupante.

Um comando de potência convencional no punho esquerdo possibilita uma condução mais semelhante a um velocípede com motor, até um máximo legalmente permitido de 25 Km/h. Ao contrário de alguns veículos elétricos pessoais, a SCROOSER está certificada para a estrada – inclui de série iluminação e até um espelho retrovisor – e a sua utilização não implica qualquer licença especial ou carta de condução.

Finalmente, as suas rodas muito largas cumprem um duplo objetivo: amortecimento das irregularidades do piso, para conforto de utilização, e auto-equilíbrio a baixa velocidade.

Até que ponto é que a SCROOSER é diferente de tudo o que já se viu até hoje no campo da mobilidade elétrica? Apresentamos sete razões (mas podíamos mostrar 70!):

  1. Pronta a rolar
Basta sentarmo-nos na SCROOSER e empurrar com o pé para ativar o sistema de deslocação por impulso.
A força dos músculos é amplificada pelo motor elétrico que nos leva até uma velocidade de 25 Km/h. Um controlador eletrónico digital analisa a força exercida e ajusta automaticamente a velocidade.
E claro que podemos acelerar também simplesmente com o comando no guiador!

  1. Cheia de Força
O "power pack" da SCROOSER faz juz ao seu nome: é mesmo um concentrado de energia – 26 A/h a 36 V, para sermos mais precisos.
Invisível, a bateria está instalada sob o piso e pode ser facilmente libertada para transporte ou recarga através de uma chave de segurança. Com uma autonomia até 55 Km, bastam duas horas para retomar 80% da sua capacidade e voltar a estar pronta para mais aventuras.

  1. Cérebro Digital
O controlador digital da SCROOSER é simples mas poderoso: tudo é controlado através de um pequeno ecrã LCD e dois botões.
É aqui que a ligamos e desligamos e onde podemos definir o "drive mode" consoante a nossa disposição: E para "Eco", C para "Conforto" e S para "deSportivo". Um indicador de bateria avisa-nos se está a chegar a altura de parar para recarregar – o que acontece raramente!

  1. Paragem segura
A SCROOSER leva a segurança muito a sério. Tudo nela foi concebido a pensar no seu ocupante, até porque a podemos levar para a estrada e temos de nos certificar de que pode parar em segurança: 25 Km/h pode não nos parecer muito, mas é o suficiente para termos colocado não um mas dois travões de disco. O da frente é comandado hidraulicamente e o de trás tem controlo mecânico.
A SCROOSER é divertida, mas com a segurança não se brinca!

  1. É só minha!
Claro que a vais emprestar aos amigos, mas não vais querer que alguém possa levar-te a SCROOSER sem autorização!
Por isso a equipámos com 3 sistemas de segurança independentes. A SCROOSER é ativada com uma chave digital (a tua TAG); depois temos um imobilizador; e um terceiro sistema de segurança sob o piso. Todos estes sistemas são de série e integrados.
Ou seja, a SCROOSER não vai a lado nenhum... sem ti!

  1. Ver e ser visto
Certificada na Alemanha para toda a Europa, a SCROOSER é 100% legal de circular na estrada.
Como tal, vem equipada de série com um espelho retrovisor e iluminação LED à frente e atrás, para poderes ver e ser visto sem dificuldade – embora o mais certo é que fiquem todos a olhar par ti quando passas, de dia ou de noite!
E como tudo vem de série, já reparaste que não há cabos à vista? Está tudo integrado no quadro e escondido dentro dos tubos.

  1. Made in Germany
A SCROOSER é um produto 100% europeu: imaginada, concebida e produzida na Alemanha com materiais e componentes de elevada qualidade, tendo sempre em mente a facilidade de utilização, a segurança e a fiabilidade.

Características técnicas
Quadro em aço
Travões de disco F/T (hidráulico/mecânico)
Pneus: 18x9,5 - 8
Altura do assento: 70 cm
Distância entre eixos: 129 cm
Comprimento: 176 cm
Largura total (inc. guiador): 80,5 cm
Altura do guiador: 110 cm
Peso (sem bateria): 56 Kg
Peso total autorizado: 150 Kg

Bateria Li-Ion de 36 V, 20 A/h, 728 W/h
Tempo de recarga: 2,5 ~ 4 horas
Velocidade: 6 / 20 / 25 Km/h
Autonomia: até 55 Km

Duas variantes, oito cores

A SCROOSER está já em Portugal em duas variantes, Pure e Prime, a que correspondem outros tantos níveis de acabamento. Cada variante está disponível em quatro cores – algumas delas com pinturas bi-colores.
Para saber mais sobre a SCROOSER, basta visitar www.scrooser.pt, Facebook.com/scrooser.pt ou Instagram.com/scrooserpt.
Test drive? Email para [email protected]

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim não será para todos, mas também tens pessoal que dá 1000€ por drones ou 700€ por smartphones.
      Há nichos para tudo, assim como quem tem dinheiro é para o gastar e divertir-se ;)

      Eliminar