Progresso da AMCD ao longo de 6 anos

Olá pessoal, este artigo é um pouco para dar a conhecer a forma como o projeto d'A Minha Casa Digital tem vindo a evoluir e da força que o site tem em todas as suas vertentes apesar de ser mantido maioritariamente por pessoas que tem um emprego e usam o site como forma de mostrar o seu hobbie.

O Ricardo Azevedo fundou este site em meados de 2011, ou seja este ano o site vai fazer 6 anos! Maior parte das vezes deixava artigos das suas experiências na sua casa digital. E contava também com participação do Miguel nessa altura, eram os que mais escreviam para a AMCD.

Eu entrei em cena apenas em 2015, já andavam os outros a dar ao litro há 4 anos :) Nessa altura com alterações na vida pessoal dele e até com vontade de fazer outras coisas, deixou de estar tão ativo no site e eu entrei com força para continuar um pouco do que ele andava a fazer, mas virado para a minha realidade, que na altura era muito direccionada para o Raspberry Pi e KODI.

Nessa altura o que se falava mais era do Raspberry Pi (boxes android eram caras e pouco conhecidas por cá), e julgo que dentro do possível a AMCD ajudou bastante a divulgar o aparelho como mediacenter e como aparelho para pequenos projetos interessantes.

Claro que com o decorrer do tempo, o site foi tendo apoios de marcas e lojas, tanto é que já temos contato direto com mais de 30 marcas (algo para continuar a aumentar), cerca de 10 lojas, assim com vários sites de Tecnologia com quem trocamos ideias.
Parcerias essas que ajudam os leitores regularmente a conseguirem descontos, e suportam muitas das análises e giveaways que por cá aparecem. Sim porque por cá o dinheiro não cresce das árvores e seria impossível comprarmos tudo que falamos por cá. Como já indiquei noutro artigo, de como funciona um pouco este mundo.

Este ano estamos a chegar aos 1500 artigos no site, o que dá em média 250 artigos por ano, apesar de ser mantido como hobbie, consegue-se quase ter um artigo por dia para vos trazer noticias, novidades, tudo que possa ser interessante para uma casa digital.
Em termos de visitas, temos entre 200-250 mil visualizações mensalmente e apenas metade dessas visitas vem de pesquisas, o que indica que quase metade dos leitores são leitores assíduos e que voltam ao site, o que é bastante interessante para nós, saber que não vem apenas à procura de qualquer coisa e depois não voltam. Portanto o nosso obrigado para quem gosta do nosso trabalho e sente vontade de vir cá espreitar todos os dias!

Este ano vai ser um ano de crescimento pois tudo indica que o Ricardo vai voltar ao ativo (afirmado por ele no youtube) e quer mostrar novamente as suas experiências, assim como vamos ver se temos mais gente como nós a quer partilhar também as suas experiências com os nossos leitores.

Quanto aos spin-offs e adições às redes sociais, também existem uns números interessantes para mostrar.

- Página da AMCD - O ponto de contato no facebook da página, onde partilhamos os artigos e algumas coisas exclusivas, já conta com 7100 gostos;
- Grupo da AMCD - A parte mais comunitária, onde os leitores podem dialogar diretamente sobre tecnologia, é um grupo a chegar aos 2000 membros;
- Grupo KODI em Português - Neste grupo discute-se a vertente legal do KODI (software e hardware), grupo esse fundado quando poucos ou nenhuns grupos na comunidade Portuguesa existiam, e por esse motivo também um dos maiores, a próxima marca será chegar aos 24 mil membros!
- Grupo Boxes para Mediacenter - Um grupo criado mais recentemente, mas para se discutir soluções para se usar como mediacenter, independentemente do software ou hardware, já conta com mais de 2000 membros.

A nivel pessoal também fui desenvolvendo os meus projetos:
- Youtube - com mais de 8300 subscritores;
- Facebook - com mais de 1300 gostos;
- Twitter - com mais de 1300 seguidores;
Instagram - desafio mais recente que já passou os 700 seguidores.

Quanto ao Ricardo Azevedo:
- Youtube - com mais de 550 subscritores;
- Facebook - com mais de 130 gostos.
- Twitter - com mais de 150 seguidores.
- Instagram - com mais de 340 seguidores.

Assim como os projetos pessoais do Bruno Alves e Fernando Dias no youtube que ajudam aos poucos no site.

Sem esquecer também o contributo do Luís em ROM's e do Tiago a gerir o grupo de KODI, entre muitos outros que não são menos importantes, mas que já contribuíram para a AMCD (seriam demasiados nomes para enumerar).

Claro que os números, valem o que valem, e o que interessa é termos uma comunidade que vai participando, vai aprendendo e nos faz chegar feedback de como melhorarmos e evoluirmos.

Tudo isto para indicar que este projeto não é visto como algo profissional ou "oficial", mas sim como hobbie e como forma de irmos mostrando um pouco do que nos vai passando pelas mãos.

Existem sempre coisas para melhorar e estamos sempre abertos a novas sugestões. Estamos cá para ficar e para continuar enquanto vocês gostarem do conteúdo que temos para partilhar!

Obrigado pelo vosso tempo e que continuem a andar por cá!

Qualquer feedback, deixem nos comentários, que agradecemos.

2 comentários:

  1. Boa Noite: A todos os Colaboradores do site "A MINHA CASA DIGITAL". Excelente trabalho e o meu muito obrigada por aquilo que tenho apreendido com todos vocês. Diariamente faço uma visita ao site para saber as novidades. Quando necessito de uma ajuda ou um tirar de simples dúvida,a prontidão a fazê-lo é imediato. Se precisarem de colaboração da minha parte estarei disponível, apesar que não sei se os meus conhecimentos estão ao vosso nível.Continuem e mais uma vez os meus agradecimentos.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Esta pagina está nas minhas páginas de abertura (homepage) sempre que abro o IE, não há um unico dia que não passe por aqui e agradeço desde já todo o trabalho e dedicação dos mentores deste projeto que já é muito mais do que projeto...já é obra ;-)
    Tenho pena que o o forum aminhacasadigital tenha encerrado e gostaria muito de também manter esse espaço de convivio e de aprendizagem, foi graças a ele que descobri o mundo do xbmc/kodi e que apesar de estar com menos movimento nos ultimos tempos era sem duvida um local onde muita informação importante podia ser encontrada "à mão de semear".
    Abraço

    ResponderEliminar