ESET publica análise sobre backdoor Carbon


Durante a última década, os ciberataques perpetrados pelo grupo Turla demonstraram o uso de um vasto arsenal de ferramentas – todas focadas na aquisição de informação de instituições específicas na Europa e nos EUA. Hoje, investigadores da ESET publicaram as suas descobertas numa análise profunda às inovações encontradas nas versões mais recentes do backdoor de segundo nível, denominado Carbon.
Conhecidos por mudarem de ferramentas quando descobertos, o grupo Turla mantém o seu malware em evolução constante, alterando mutexes (objetos de exclusão mútua) e nomes de ficheiros entre versões. Isto também é notável no Carbon – nos três anos decorridos desde o seu desenvolvimento, os investigadores da ESET conseguiram até agora confirmar oito versões ativas. Notável pelos seus esforços meticulosos e atividade faseada, o grupo Turla começa por efetuar reconhecimento dos sistemas das vítimas antes de acionarem ferramentas sofisticadas como o Carbon.
Uma situação clássica começa com o utilizador a receber um email suspeito ou a visitar um site previamente comprometido, tipicamente um site visitado regularmente. Após um ataque bem-sucedido, um backdoor de primeiro nível – como o Tadvig ou o Skipper – é instalado no sistema da vítima. Assim que a fase de reconhecimento é concluída, um backdoor de segundo nível, como o Carbon, é instalado em sistemas críticos.
A metodologia do Carbon passa por disseminar elementos do Carbon e o seu ficheiro de configuração, um componente que comunica com servidores de Controlo e Comando (C&C), e um módulo que gere tarefas, que as expede para outros computadores na mesma rede e cria neles um processo legítimo – o DLL – que comunica com os C&C e um programa que executa o módulo.
"O Carbon é semelhante a outra ferramenta do Turla – o rootkit Uroburos – sendo a estrutura de comunicação a semelhança mais relevante. Os objetos de comunicação são implementados da mesma forma, as estruturas e tabelas virtuais parecem idênticas, mas há menos canais de comunicação no Carbon," pode ser lido na análise. "Sem os componentes de kernel e exploits, o Carbon pode ser a versão 'light' do Uroburos."
Para ler a análise técnica ao Carbon, por favor visite o site WeLiveSecurity.com.

Mais Informações: www.eset.pt

0 Comments: