Tutorial: Definir IP Estático em Aparelhos Android

Vou deixar aqui um tutorial para quem tem aparelhos android, em especial boxes android, e quer definir a ligação Wifi como estática e ficar sempre com o mesmo IP. Este método também pode servir para mudarem o DNS e no aparelho começarem a usar por exemplo o DNS da Google.

Vamos então ver os passos que temos que fazer.

1. Ir à loja Google e instalar o ipconfig, esta aplicação vai-vos permitir as vossas configurações atuais com o IP dinâmico.



2. Depois de instalado abrir a aplicação, e apontar os dados de IP Adress, Gateway e DNS 1 e DNS 2.


3. Aceder à configuração de Wifi no aparelho.


4. Clicar em cima da rede e escolher a opção Modificar Rede.


5. Mudar de DHCP para Estático.


6. Neste ponto devem colocar os valores que obtiveram no ponto 2.
Sendo que o Compr. do prefixo da rede podem deixar o sugerido. Portanto só precisam de colocar o Endereço IP e o Gateway.
Caso pretendam mudar o DNS para o do Google, podem colocar os valores sugeridos (ou seja 8.8.8.8 no DNS 1 e 8.8.4.4 no DNS 2), senão colocam os recolhidos também no ponto 2.



E assim desta forma passam a ter o vosso aparelho sempre com o mesmo IP, o que é útil em situações em que tem a box a servir como NAS, ou até para mudarem o DNS para o da Google. Esta situação também pode resolver alguns problemas com routers NOS e a ligação estar sempre a cair.

Espero que tenha sido útil.

5 comentários:

  1. Mas para fazer essa alteração não precisas instalar a aplicação afinal o que faz a aplicação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A aplicação é só para quem não sabe os valores que tem que meter, poder ver a configuração dada por DHCP, para depois definir como estática.

      Eu sei os valores que posso meter porque percebo de redes, mas quem não percebe convém saber o gateway do router pelo menos, e depois tem que saber que ip deve colocar manualmente. Para quem não percebe, convém ter algo para seguir de guia.

      Eliminar
  2. É possível mudar o DNS numa Xiaomi Mi Box? Sempre que o faço perco a conectividade à rede.

    ResponderEliminar
  3. Tenho box formuler Z+ não consigo interne com cabo de rede o que fazer

    ResponderEliminar