Análise: D-Link Powerline AV1000 Wi-Fi AC Starter Kit


Hoje vou falar de uma solução bem "simples" para melhorarem a vossa internet em casa através da rede elétrica. Tenho assim para análise os Powerline AV1000 da D-Link.

Apenas para dar uma pequena introdução, estes aparelhos permitem injetar a vossa internet através da rede elétrica da vossa casa. Só tem que ligar um dos aparelhos ao router através do cabo ethernet e ligar à eletricidade, o outro aparelho devem ligar na divisão aonde querem ter "melhor" internet. Apenas se tem que garantir que a rede elétrica está na mesma fase, e que a instalação não é má. Já que como em quase todas as soluções, acabam por existir perdas de sinal, apesar de menores que noutros sistemas.



Este kit é composto por um aparelho mais pequeno, que ocupa uma tomada, mas disponibiliza na mesma a possibilidade de ligar outro aparelho. Só temos a entrada para cabo ethernet e por baixo o botão para sincronizar a rede. Na parte frontal temos os leds que mostram o estado de funcionamento do powerline.


O outro aparelho já não disponibiliza a tomada utilizada para outro aparelho e é maior que o outro módulo. No entanto tem possibilidade de partilhar a internet através de wifi (2.4Ghz e 5Ghz). Temos também os leds frontais, e debaixo de uma das antenas temos uma entrada ethernet.
De lado existe também botão para fazer reset, emparelhar e desligar o aparelho sem retirar da tomada.



Especificações




Conclusões


Deixo-vos o vídeo em que falo da experiencia, assim como falo dos resultados mais detalhadamente.
Espero desta forma tirar-vos qualquer dúvida sobre a utilidade destes aparelhos.


Para quem não pode utilizar cabo ethernet diretamente do router, este tipo de soluções são das melhores que podem arranjar para poder usufruir ao máximo da vossa internet, especialmente para quem não consegue através do router do ISP obter velocidades perto das contratadas.
São soluções que uso e até 200Mbps é a única forma que tenho para perto dos aparelhos quer seja por ethernet ou por Wifi fornecidos pelo powerline ter velocidades perto das contratadas.


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Sempre às ordens ;) Para mim tirando o cabo, os powerlines são a melhor solução que podia usar em minha casa :)

      Eliminar
  2. Bom dia, segundo a MEO tenho cerca de 500 mbps. Em casa de 2 andares qual a melhor solução para ter boa NET no piso de cima
    Obrigado

    ResponderEliminar