ASUSTOR, o cérebro multimédia da minha casa!

Como não podia deixar de ser, tinha que arranjar uma solução pra centralizar todo a multimédia que tenho em casa.
Para essa função escolhi uma NAS que para alem de servir como local de armazenamento e backup, serve também como servidor Plex, tem Kodi incorporado e também a aplicação do Netflix.




Falo, claro está, da Asustor 3202T, uma NAS de 2 baias e que conta com as seguintes especificações:
Processador: Intel Celeron J3160 Quad Core
Memória: 2GB DDR3
Armazenamento: 2x3,5”/2,5” SATA II/III
Capacidade: Até 16TB – 2x8TB
Interfaces: 3xUSB3.0; 1xHDMI 1.4a

É construída em plástico que aparenta ser de boa qualidade e, à frente, com uma textura que lhe confere um aspeto mais sóbrio.



As 3 portas USB 3.0 que tem permitem a ligação de diversos dispositivos como discos externos, impressoras USB, teclados, ratos e adaptadores Wi-Fi que lhe conferem funcionalidade extra.


No painel frontal temos ainda um recetor de infravermelhos para que possamos controlar a NAS através de um comando com essas características.
Já sabem, no entanto, que os comando por IR são bastante limitados e por isso é recomendável uma solução wireless ou até a própria aplicação Ai Remote, que é gratuita e disponibilizada pela própria Asustor, e que podemos instalar nos nossos telemóveis e tablets.


Além de todas as funcionalidades muito interessantes que tem como NAS, nomeadamente as diversas soluções de backup automático para vários equipamentos, entre eles a opção de “Time Machine” que permite fazer backup dos iphones e Macbooks que usamos cá em casa, escolhia essencialmente pelas suas capacidades multimédia.



Em termos de performance de escrita e leitura, testando com um ficheiro multimédia com cerca de 600MB obtive velocidades de leitura de 105MB/s e de escrita de 108MB/s o que me parece bastante interessante.

Neste momento a utilização que lhe estou a dar é exclusiva como media server em que a tenho ligada diretamente por HDMI na divisão onde costumo consumir mais e maior multimédia, e também como Plex server para que possa aceder ao mesmo conteúdo em todas as divisões da casa (e também fora dela).

Quero chamar à atenção que, utilizando a Asustor como Plex Sever é a própria NAS que faz o transcodding do conteúdo sendo que o “aparelho recetor” é passivo e não tem “trabalho” nenhum. Nesse sentido, há que ter atenção se se quiser uma NAS para reproduzir para vários locais diferentes em simultâneo pois esta não está habilitada para isso.
Se for essa a utilização maioritária, recomendo fazer da 3202T apenas num local de armazenamento de rede e arranjar por exemplo boxs android para fazer o trabalho “pesado”, transformando a NAS num servidor Kodi e os restantes equipamentos reproduzem a partir daí.
A Asustor trás também, nativamente, a aplicação Netflix para que assim a possamos utilizar diretamente da NAS sem recurso a mais nenhum equipamento.


Para controlar estas aplicações, como referi em cima, podemos utilizar uma das muitas aplicações para dispositivos moveis que a Asustor disponibiliza gratuitamente, nomeadamente a AiRemote que nos dá as opções básicas de controlo.
A Asustor dispõe ainda de várias aplicações moveis para controlo da NAS e gerenciar os respetivos dados, e, para quem a queira utilizar como centro de downloads, de forma a ter tudo no mesmo local sem necessidade de andar a passar ficheiros entre computadores, disponibiliza a AiDownload para controlo total dessas tarefas, em qualquer lugar.










É, então, a Asustor 3202T o cérebro multimédia da minha casa e que tem sido muito útil e eficaz para as tarefas a que se destina. Tenho o conforto de começar a ver um filme na sala, pausar e continuar a ver no quarto exatamente onde tinha pausado, de uma forma muito simples.

Como perceberam, é um equipamento que pela minha experiência pessoal recomendo e, em modo de conclusão, deixo algumas das features que mais se destacaram pela positiva para a minha utilização:
- Suporte HDMI 4k;
- Muitas e úteis aplicações que podemos instalar;
- Muito silenciosa;

- Possibilidade de habilitar o modo noturno e as luzes LED da NAS ficam apagadas;


Espero que este artigo seja uma ajuda para quem procura uma NAS e, como habitualmente, estou disponível para esclarecer qualquer dúvida que tenham em relação a este equipamento. 

Para conheceres mais algumas das funcionalidades deste equipamento podes visitar o site do fabricante em: https://www.asustor.com/en/product?p_id=46

Obrigado por acompanhares e fico a aguardar o teu feedback.

Miguel Ferreira Santos - miguelfsyt[at]gmail.com

0 Comments: