Casa Xiaomi: Interruptor sem Fios

Há pontos da casa onde carecem de pontos de electricidade e onde ninguém pensou colocar um interruptor de parede, casas mais antigas, cenários mal planeados, ou necessidades fora do habitual... A Xiaomi criou um Interruptor sem fios que irá conectar ao Gateway via ZigBee...

Como funciona?
É um simples interruptor, que ao invés de estar ligado aos fios que ligam ou desligam a luz, pode ser colado diretamente na parede, é alimentado por uma pilha CR substituível e no caso da versão de 2 teclas que eu tenho permite 3 acções: Tecla Esquerda, Tecla Direita e as duas Teclas em simultâneo.
Basta adicionar mais um dispositivo ao Gateway e neste caso é apenas adicionar o Interruptor sem fios!

Onde vou usar?
No meu caso vou usar na garagem remota, onde estou a preparar um pequeno estúdio para fazer umas gravações para a minha casa digital e à entrada da garagem quero accionar 2 lâmpadas para não ter que ligar todas as lâmpadas da garagem e depois voltar para desligar após ter ligado as luzes do estúdio. Nessa garagem já tenho um Gateway a fazer de alarme, luz de presença e rádio para entretenimento, vou configurar as 2 teclas em simultâneo para ligar ou desligar o alarme.
Podemos accionar lâmpadas inteligentes, conforme já foram analisadas aqui, tomadas de parede, funções do Gateway: Luz, alarme, Rádio, enfim, um sem fim de opções!

Como comprar:
Link - Versão 2 Teclas: https://goo.gl/7FGvQK
Link - Versão 1 Tecla: https://goo.gl/FPppxu

Obrigatório ter: Gateway 
Recomendado ter: Lâmpadas Inteligentes: Branca ou Côr

Link para todos os artigos Casa Xiaomi: https://goo.gl/SMPsJV

O vídeo exemplifica o funcionamento do Interruptor sem Fios!


Imagens do Produto:











Opções App Mi Home:







11 comentários:

  1. Ricardo, pensas em fazer algum artigo sobre os outros interruptores? Que se ligam com fios? Gostava de perceber melhor a diferença entre estes e os outros.. Claro, para alem do facto inquestionável de uns serem sem fios e "portáteis" e outros não..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Já tenho os interruptores comigo... Devo fazer o artigo em breve, mas vou ter de fazer adaptações na caixa. Este são de caixa quadrada, a minha é redonda.

      Eliminar
  2. Boas. Se colocar isto numa garagem/cave só funciona se tiver NET na mesma,certo?

    ResponderEliminar
  3. Estes interruptores só funcionam com lampadas inteligentes, certo? Ou seja, não existe maneira de o colocar a funcionar com um candeeiro normal, ou existe?
    É que desta forma entro numa situação sem solução, estes não funcionam com lampadas normais e os outros não dão para instalar por causa das caixas! :(

    ResponderEliminar
  4. É possível colocar estes interruptores ou a versão com fios a trabalhar com a abertura do portão de entrada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível... mas tens de ser tu a criar o teu cenário...
      Acompanha este projeto que estou a desenvolver: http://www.aminhacasadigital.com/2018/05/home-assistant-para-macaricos-vamos.html

      Eliminar
  5. Viva,
    Tendo já uma solução Xiaomi montada numa habitação, com sensores de porta, temperatura e tomada inteligente, confirmo que o funcionamento e a versatilidade é deveras impressionante.
    Deste modo, estou a pensar alargar a minha aposta, mas agora numa outra habitação que irá ser recuperada de raiz.
    Sendo um recuperação de raiz, que irá ser necessário instalação electrica nova, estava a pensar apostar na iluminação com lâmpadas inteligentes e interruptores wireless, tudo Xiaomi.
    A minha questão para o cenário apresentado é o seguinte.
    Na instalação electrica será necessário a instalação toda como de uma instalação normal se trata-se, ou para o cenário Xiaomi que apresentei, e para o caso das lâmpadas, basta apenas as ligações de como se de uma tomada se trata-se?
    Isto é, basta apenas as ligações de alimentação, pois a parte de comando será via Zeegbe, certo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Ricardo, pode ajudar-me?

    Pretendo colocar um extrator em duas casas de banho. Tenho corrente no sótão, e aí posso ligar os extratores, mas não queria fazer obras para fazer as ligações. aos interruptores.

    Pedi à Legrand orçamento para dois interruptores/receptores rádio, pediram-me 330 euros!

    Onde encontro uma solução mais em conta para isto?

    Obrigado

    Armando Machado

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,
    Eu tenho um mi smart home hub, e recentemente adquiri dois XIAOMI MI SMART LED CEILING LIGHT e um YEELIGHT ARWEN CEILING LIGHT 550S.
    Tenho a dúvida se com estes equipamentos e com este hub, consigo efetuar a configuração sem grandes complicações, isto é, se estes interruptores são compatíveis com os equipamentos já adquiridos.

    Obrigado.

    ResponderEliminar