Priberam e Lusa desvendam O Ano de 2017 em Palavras




A Priberam e a Lusa associaram-se para a edição 2017 do site O Ano em Palavras, no qual as pesquisas no Dicionário Priberam ilustram, com conteúdos da agência noticiosa, os principais eventos que marcaram a atualidade deste ano a nível político, económico e social.


Disponível a partir de http://oanoempalavras.pt, o website foi estruturado com as palavras apresentadas cronologicamente, de janeiro a dezembro, ilustradas com fotografias de grande formato, permitindo um rápido retrato do ano de 2017. Ao clicar na palavra em destaque, acedemos à sua definição no Dicionário Priberam; ao clicar na legenda da imagem, temos a notícia da Lusa correspondente e os créditos da foto.

Para este projeto, a Priberam extraiu as palavras mais pesquisadas ao longo do ano e, a partir destas, os editores da Lusa escolheram as que consideraram mais relevantes em termos da atualidade nacional e internacional.

Entre as mais de duas centenas de palavras que estiveram no top das consultas no Dicionário Priberam, foram finalmente selecionadas 25 (por ordem cronológica): armão, promulgar, exoplaneta, geringonça, desfaçatez, equinócio, cartilha, amnistia, preces, tetra, califado, dantesco, cigano, transgénero, supremacista, reivindicar, condolências, heresia, hecatombe, arresto, probidade, sedição, exonerar, intifada e cabala.

Este foi mais um ano em que o Dicionário Priberam voltou a bater recordes: mais de 130 milhões de consultas desde janeiro de 2017. No mesmo período, houve um crescimento significativo, quer em termos do número de sessões (mais 24% face a 2016), quer em número de utilizadores – mais 34% para um total que ultrapassou 33 milhões até meados de dezembro, provenientes de quase todos os países do mundo: 230 países ou territórios, o último dos quais é Palau, que surge em 230.º lugar, com uma consulta.

0 Comments: