Cisco impulsiona a reinvenção da rede para a era digital, com capacidades de análise preditiva e de verificação



 A Cisco anunciou, na conferência Cisco Live 2018, grandes inovações no seu portfólio de soluções de redes auto adaptáveis às necessidades de negócio (intent-based networking).
As novidades - incluídas na capacidade de verificação ou assurance - ajudarão os departamentos de TI a modificarem a sua aproximação de reativa a proactiva. Permitirão reduzir 43% do tempo gasto atualmente com resolução de problemas, tornando, por sua vez, as operações de TI mais proactivas, ágeis e automáticas.
Estas inovações de software implicam avanços notáveis no modelo matemático e na análise contextual, acelerando a estratégia da Cisco para reinventar a rede para a nova era digital.
Nos últimos anos, o crescimento exponencial de dispositivos, a adoção da Cloud e a evolução incontrolável das ciberameaças, levaram à imposição de novos requisitos no momento de criar e gerir as redes. A visão da Cisco consiste em criar uma rede que se antecipe aos problemas operacionais, que impeça os ciberataques e que continue a aprender, a adaptar-se e a proteger-se constantemente. Para alcançar tudo isto, a Cisco está a impulsionar a revolução da intent-based networking, transformando toda a rede, desde os data center, aos campus, às sucursais e ao extremo da rede.

A Cisco anuncia hoje a segunda fase de inovações de redes auto adaptáveis às necessidades de negócio, com fortes soluções de verificação que englobam todo o portfólio da rede:
  • No data center, o Cisco Network Assurance Engine utiliza uma verificação contínua de toda a rede para ajudar a manter o funcionamento dos negócios como é pretendido, inclusive à medida que a rede se modifica de forma dinâmica.
  • Nas redes dos campus e das sucursais, o Cisco DNA Center Assurance proporciona um novo nível de conhecimento e de visibilidade, de modo a reduzir significativamente o tempo e o dinheiro gasto pelo departamento de TI a resolver problemas, através de ambientes com e sem fios.
  • E, para as organizações com operações de TI distribuídas, o Cisco Meraki Wireless Health reduz o tempo "morto" utilizado na resolução de problemas de wireless, através da capacidade analítica e de conhecimento avançada.
O portfólio de intent-based networking da Cisco representa uma mudança fundamental desde os métodos manuais tradicionais que consomem muito tempo até aos que normalmente são utilizados para gerir as redes. As redes auto adaptáveis com base na intenção (intent-based) interpretam e traduzem as necessidades de negócio em políticas de rede, e ativam-nas através da infraestrutura. Com a introdução das capacidades de verificação (assurance), podem agora controlar continuamente se a rede está a funcionar como pretendido.
As organizações de todo o mundo estão a aderir à revolução da intent-based networking. Cerca de 200 clientes já estão a realizar os primeiros testes de campo com as novas tecnologias de verificação, incluindo as empresas Robert Bosch GmbH, REWE Group, Houston Methodist Hospital e o Scotiabank. Mais de 1.100 clientes estão a introduzir os switches Catalyst 9000 Series recentemente anunciados, e 150 dos clientes têm em prática projetos piloto com o DNA Center. No data center, a Cisco conta com mais de 14.500 clientes do Nexus 9000, com 45% dos clientes a utilizar o ACI.
Inovações para o data center e para as redes empresariais
A Cisco anuncia hoje três novas e poderosas soluções de verificação, que demonstram ainda mais como os sistemas de rede auto adaptáveis evoluem à velocidade dos negócios digitais.
Nas redes do data center, a Cisco facilita a verificação permanente através do Cisco Network Assurance Engine. Ao combinar modelos matemáticos precisos da rede com mais de 30 anos de conhecimento adquirido, a Cisco proporciona às equipas de TI a capacidade de descobrirem instantaneamente quando e porque razão a rede não está a agir como pretendido, oferecendo então sugestões para a resolução do problema. Esta visibilidade global dentro da rede ajuda os departamentos de TI a:
  • Prever o impacto das mudanças: realizar de alterações à rede mais rapidamente e com maior segurança, detetando os erros de configuração manuais antes que originem problemas.
  • Verificar continuamente o comportamento da rede: eliminar de forma proactiva as interrupções de serviço e as vulnerabilidades da rede, analisando continuamente o estado de toda a rede.
  • Garantir políticas de segurança e de cumprimento: reduzir riscos, garantindo que as políticas de segurança se aplicam de forma consistente através da rede, e assegurar que as políticas cumprem com os requisitos de negócio diariamente.
Com o Application Centric Infrastrucure (ACI) e o Tetration, a Cisco oferece a capacidade de interpretar a intenção das aplicações, traduzi-la e ativar essas políticas através da rede. Neste momento, com o Network Assurance Engine, a Cisco oferece o último elemento do intent-based networking - a verificação da intenção.
Nos campus e nas sucursais/escritórios remotos, a Cisco permite converter tudo "num sensor" e agregar inteligência desde a rede, das aplicações, dos dispositivos e dos objetos de modo a proporcionar ao departamento de TI um contexto total do que está a acontecer. Estas capacidades reduzirão significativamente 43% do tempo gasto pelas equipas de TI à resolução de problemas e à otimização da experiência dos colaboradores e dos clientes.
O Cisco DNA Center Assurance proporciona um panorama contextual que abrange o quê, quem, como, onde e quando. Tanto para ambientes com fios ou sem fios, oferece uma visão abrangente do que acontece entre os utilizadores e as aplicações, em tempo real, de forma histórica e com capacidades preditivas. O DNA Center Assurance ajuda os departamentos de TI a resolverem três desafios principais:
  • Isolamento de problemas: descobrir o motivo do problema em minutos, e não em dias ou em semanas, isolando exatamente o local onde decorreu o problema.
  • Replicação de problemas: regressar ao momento em que se sucedeu o problema. O departamento de TI conta com uma visão 360 graus completa e instantânea do estado da rede, dos utilizadores, dos dispositivos e das aplicações, retornando ao momento exato em que surgiu o problema.
  • Resolução de problemas: resolver o problema de forma proactiva através de sugestões orientadas.
Com o Cisco Meraki Wireless Health, o departamento de TI também obtém visibilidade e capacidade analítica avançada para resolver os problemas de wireless mais rapidamente e proporcionar uma experiência melhorada ao utilizador. O Cisco Meraki baseia-se num modelo gerido desde a Cloud, a fim de automatizar as operações, simplificando a complexidade das TI. Neste momento, o Meraki Wireless Health permite às equipas de TI identificar rapidamente as irregularidades do wireless, descobrir pontos de acesso e clientes com fraco desempenho e proporcionar conhecimento útil para otimizar a experiência sem fios.
Apoiando-se numa capacidade analítica avançada da rede e num mapa rico em dados contextuais, o Cisco Services oferece também novos serviços para auxiliar os clientes a otimizar a implementação das novas soluções de verificação. Desde serviços de consultoria e implementação até à otimização e serviços geridos, a Cisco e os seus parceiros estão a ajudar as organizações a acelerar a sua evolução para verdadeiras redes auto adaptáveis às necessidades de negócio.
Disponibilidade
  • A Cisco Network Assurance Engine já se encontra disponível, inicialmente para clientes do Cisco ACI, através de um teste gratuito e sem compromisso de 30 dias. Os clientes podem solicitá-la através da subscrição de software.
  • O Cisco DNA Center Assurance já está disponível. Os clientes podem solicitá-lo através da subscrição do Cisco ONE para redes.
  • As funcionalidades do Cisco Meraki Wireless Health estarão disponíveis brevemente, sendo incluídas na subscrição standard para o Meraki Wireless Access Points.
Declarações de apoio:
  • David Goeckeler, Vice-Presidente executivo de Redes e Segurança na Cisco: "A rede nunca foi tão importante para o sucesso dos negócios. Estamos a reinventar a rede desde o princípio para proporcionar uma plataforma inteligente e segura para os negócios digitais. Hoje, estamos a dar um grande passo nessa direção com inovações na rede baseada na intenção, criadas para proporcionar análise contextual e capacidades de verificação que ajudaram às equipas de TI a passarem de reativos a proativos".

0 Comments: