Património Mundial em risco, pela primeira vez, em 3D no Google Arts&Culture
A parceria entre o Google Arts&Culture passa a permitir a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, visitar e conhecer em 3D e com elevado detalhe património da humanidade em risco, incluindo alguns locais encerrados ao público como os famosos templos da cidade de Bagan em Myanmar.
Abaixo o post assinado por Chance Coughenour do Google Art&Culture :
Preservar as maravilhas do mundo em risco para as gerações vindouras
Chance Coughenour, digital archaeologist and program manager, Google Arts & Culture
Quando Ben Kacyra viu na televisão como os Taliban destruiram, em 2001, estátuas budistas com 1500 anos em Bamiyan, Afeganistão, ele sentiu-se impelido a fazer alguma coisa. Mr Kacyra, que por acaso é um dos criadores do primeiro sistema do mundo de digitalização 3D a laser, percebeu que esta tecnologia poderia ser utilizada para registar monumentos em risco de destruição devido a desastres naturais, guerras, turismo ou ao crescimento das cidades, de modo a poderem ser preservados para as gerações futuras.
Fundou a CyArk, uma ONG que criou o arquivo digital 3D mais detalhado das maravilhas do mundo em risco — um registo duradouro de monumentos em risco de desaparecerem. Agora, o Google Arts & Culture, estabeleceu uma parceria com a CyArk para permitir a qualquer um o acesso às maravilhas virtuais e a partilha das suas estórias.
Legenda: Templo de Ananda Ok Kyaung em Bagan, Myanmar, permanece fechado aos visitantes devido aos estragos provocados pelo terramoto de 2016. Agora é possível, fazer uma visita virtual ao seu interior e descobrir as suas famosas paredes pintadas
Com tecnologia moderna, podemos registar estes monumentos com elevado detalhe, incluindo a cor e a textura das superfícies juntamente com a geometria 3D registada pelos scanners a laser e com uma precisão de milímetros. Estes scanners podem também ser utilizados para identificação de áreas danificadas e apoiar nos esforços de restauração.
Legenda: Eim Ya Kyaung em Bagan, Myanmar. O templo foi construído em 1242 e foi danificado por um terramoto
A imagem em cima mostra a estrutura em Bagan, Myanmar, a cidade onde um sismo em 2016 danificou muitos dos seus famosos templos. Antes do desastre, a equipa da CyArk's tinha digitalizado e fotografado o local - interior e exterior, do chão ao topo. Através da informação que recolheram reconstruímos em 3D os principais monumentos da cidade de Bagan e permitir agora, a qualquer pessoa, viajar por entre estes locais de tirar a respiração e até mesmo entrar nestes templos através de um computador, smartphone ou de um visualizador de realidade virtual como, por exemplo, o Daydream.
Nesta nova exposição on-line é possível a qualquer pessoa explorar as estórias de mais de 25 locais icónicos, dispersos por 18 países em todo o mundo, incluindo o palácio Al-Azm danificado pela guerra em Damasco na Síria ou a antiga metrópole Maia de Chichen Itza no México. Para muitos destes locais, também desenvolvemos modelos 3D que permitem a qualquer pessoa um olhar a partir de qualquer ângulo através do novo visualizador Google Poly 3D do Google Arts & Culture.
Em baixo alguns dos locais incluídos no projecto:
Capturing photogrammetry data at the historic city of Ayutthaya, Thailand with a drone
|
3D aerial scan of Ayutthaya
|
3D point cloud of
El Castillo, the Temple of Kukulcan
in
Chichén Itzá, Mexico
|
Scanning of the renowned cliff dwellings of Mesa Verde, USA.
|
3D model of Mesa Verde's cliff dwellings
|
Training digital archaeologists at the Somaliland Rock Art site
|
3D aerial scan of Al Azem Palace in Syria
|
Ao longo dos últimos 7 anos, estabelecemos parcerias com 1,500 museus de mais de 70 países para disponibilizar on-line as suas colecções e colocar o património cultural mundial na ponta dos seus dedos. Este projecto marca um novo capítulo para o Google Arts & Culture, dado que é a primeira vez que colocamos património e locais em 3D na plataforma.
Para ajudar o trabalho de restauradores, investigadores, professores e toda a comunidade que trabalha para preservar as nossa herança, estamos também a abrir o acesso aos dados recolhidos pela CyArk em todo o mundo. A partir de agora, qualquer pessoa pode submeter um pedido para descarregar os dados com a ajuda da plataforma Google Cloud e poderá usá-los em benefício desses monumentos.
E não é preciso ser-se arqueólogo para descobrir detalhes fascinantes nesta colecção! Descubra o projecto on-line "Património Aberto" do Google Arts & Culture ou descarregue a nossa aplicação gratuita para iOS ou Android.
0 Comments: