Portão de Garagem inteligente e gerido através da Internet! Parte 1

Há um termo português que todos conhecemos: "És burro que nem uma porta!", e de facto o meu portão de garagem era, mas deixou de o ser e passou a ser dos portões mais inteligentes a nível nacional! Tudo isso porque desde que passei a usar diariamente a minha garagem oficial, cansei de abrir o portão a braços dia após dia!
Ora nos dias de hoje, colocar um automatismo no portão de garagem é algo vulgar, logo decidi elevar a fasquia e não só colocar o automatismo, como poder controla-lo via internet, pelo meu smartphone, pelo smartwatch e até por voz... e no final ligá-lo ao meu Home Assistant!

A instalação do Automatismo Avidsen Strömma 75
Decidi desafiar a Avidsen a participar neste projeto, ao qual prontamente apostaram na minha "maluqueira" de IOTizar o automatismo deles! Trocadas as ideias, passado alguns dias chegou-me ao escritório dos maiores e mais pesados "artigos para review" um Avidsen Stromma 75, um automatismo indicado para portões até 2,30 mt e 75Kgs, basculantes ou seccionados! Levei-o para casa, mas a minha falta de jeito e vontade para bricolagem é tramada! Bem como o meu ceticismo em relação a automações de retalho... não que eu não confiasse nas capacidades do motor, mas sabia que algo ia correr mal! Bricolagem nas minhas mãos é garantido dar raia!


E foi assim que desafiei a equipa da Avidsen para vir da Moita até Guimarães para fazer a instalação! E mais uma vez o Mário Antunes acedeu prontamente, e passados uns dias estava com o Mário e o Nelson a por mãos à obra para a instalação!

Plano para a instalação seria de cerca uma hora e meia para ter o automatismo funcional e a verdade é que foi! Não fosse apenas e só um chato imprevisto... como sabem tenho um piso improvisado por cima da garagem, a um nível o estúdio da A Minha Casa Digital e num nível mais elevado e bem por cima do portão da garagem a arrecadação. Ora esta estrutura de barras que criei foi a optimizar a altura ao máximo e ficou demasiado próxima ao portão da garagem, logo não dava para instalar a calha. Assim o Nelson fez uns cortes com a rebarbadora, encaixou a calha e soldou para manter toda a estrutura bem sólida, ora isso demorou mais uma hora juntamente com os vídeos que fizemos e a instalação do Gogogate2.

Resultado final, concluo que se não tivesse barras instaladas, as coisas teriam sido pão com manteiga, e poderia até eu mesmo ter instalado o automatismo, bastava seguir as instruções do manual, pois é montar calha, apertar ao portão, ligar à energia, configurar comandos e siga!

Segue abaixo um vídeo muito resumido de tudo o que se passou na minha garagem, e com algumas explicações comerciais por parte do Mario e as técnicas pelo Nelson! Quanto ao Avidsen Stromma 75 podem encontrá-lo em qualquer grande superfície de Bricolagem.



Onde comprar?
Aki, Leroy Merlin, Bricomarché
Link: https://goo.gl/8ezz7d
Preço: 179 Euros

E aqui termina esta primeira parte de como tornar um portão de garagem simples, num portão inteligente! A segunda parte será a explicação da integração do Gogogate 2 e sua ligação no Avidsen Stromma 75.

O meu agradecimento à Avidsen pela cedência do automatismo, e pela atitude, amizade, profissionalismo e esforço do Mário e do Nelson para vierem de Moita até Guimarães para cumprir mais uma ideia minha! Obrigado!







2 comentários:

  1. Se GoGoGate2 é muito caro. Um Shelly1 que custa 10 euros dá conta do recado ;)

    ResponderEliminar
  2. seria interessante ver como adicionar as fotocelulas.
    de facto um wemos mini com 1 rele ou um sonoff basic modificado para dry contact faz o mesmo serviço com menos de 5€.

    ResponderEliminar