IBM revela computador quântico integrado para utilização comercial

Este será o primeiro computador quântico do mundo que irá permitir às organizações resolver problemas até agora impossíveis. Até agora, os computadores quânticos estavam confinados a laboratórios de investigação



A IBM lançou o IBM Q System One, que, segundo a empresa, é o primeiro computador quântico projetado para as empresas utilizarem, ainda a IBM saiba que este é apenas o primeiro passo para uma revolução mais ampla.


A computação quântica é considerada uma das mais promissoras tecnologias existentes hoje em dia. Isto porque os computadores quânticos podem processar exponencialmente mais dados e têm o potencial de transformar completamente setores inteiros. Por exemplo, estes computadores poderiam simplificar os sistemas aeroespaciais e militares, calcular os fatores de risco para fazer melhores investimentos ou encontrar uma cura para várias doenças.

Não entanto, não é de esperar que as empresas instalem um computador quântico nos seus escritórios. Enquanto o computador estiver aberto a clientes pagantes, os desenvolvedores vão poder aceder à sua energia a partir do conforto das suas próprias casas ou escritórios através do IBM Cloud.

Os computadores quânticos são muito mais poderosos do que os computadores normais. Isto acontece porque armazenam dados utilizando "qubits", que possuem uma propriedade especial que permite que zeros e uns existam simultaneamente. Isto faz com que os computadores quânticos tenham a capacidade de fazer exponencialmente mais cálculos de uma só vez.

"O IBM Q System One é um passo importante na comercialização da computação quântica", disse Arvind Krishna, vice-presidente sénior de cloud híbrida e diretor de pesquisa da IBM. "Este novo sistema é fundamental para expandir a computação quântica para além das paredes do laboratório de investigação, enquanto trabalhamos para desenvolver aplicações quânticas práticas para os negócios e a ciência".

0 Comments: