Tudo sobre o Gateway Aqara da Xiaomi

Em 2018 apareceu no mercado um novo gateway da linha Aqara, que numa fase inicial suscitou muitas dúvidas a todos, hoje espero com este artigo ajudar todos os que ainda tem dúvidas sobre este tema. A linha de produtos para domótica da Xiaomi, entenda-se o Gateway, Sensores, Tomadas, algumas Câmeras IP, Interruptores, Smart Buttons e o automatismo para cortinas, são fabricados pela LUMI.

Tudo começou com o kit 5 em 1 da Xiaomi que tinha um formato diferente da linha Aqara, mas o sucesso foi tanto que a LUMI e a Xiaomi integraram a linha Aqara na App Mi Home e desde há bastante tempo tudo funciona em conjunto na app. Em 2018 a LUMI lança um novo gateway que visava alcançar um novo mercado, nada mais nada nada menos que os utilizadores de iPhone, ou seja, integraram o gateway Aqara no restrito e muito exclusivo Apple HomeKit. Isso foi por si só um feito enorme, pois não existem muitas marcas com o selo “HomeKit enabled” e as que existem cobram os elevados preços da Apple.


O Aqara Gateway no Apple HomeKit
Basta comprares um Aqara Gateway para que possas passar a usar os teus devices Aqara ligado no HomeKit, basta fazer a típica digitalização do código de HomeKit na app Casa que a coisa acontece!

Convém que instales no teu iPhone a app “Aqara” para poderes adicionar os sensores e tudo o que liga com a tecnologia sem fios ZigBee ao Aqara Gateway, desta forma eles irão aparecer automaticamente na app Casa e assim ficas com uma possibilidade que até agora era muito difícil de ter a preços reduzidos no Apple HomeKit!

Exemplos Práticos que podes instalar em casa: 
Instalas o Aqara Gateway na tua casa, compras um sensor de porta, poderás monitorizar a tua porta, adicionas uma lâmpada Aqara que se liga sempre que abres a porta e se desliga segundos depois de a fechares... no corredor de acesso colocas um sensor de presença, e sempre nas horas que indicares nas regras, ou com base na luminosidade podes ligar e desligar a luz.
Podes ainda instalar sensores de temperatura e com base na temperatura accionar tomadas inteligentes onde podes ter aquecedores ou ventiladores... Com base no horário ou accionando um Smart Button, abrir ou fechar cortinas.
Podes ainda colocar numa gaveta ou cofre um sensor de vibração e acionar um alarme no Aqara Gateway ou apenas no Smartphone. Se instalares o sensor de inundação podes ter também alertas ou alarmes, bem como com o sensor de presença.

Resumindo, este Gateway adicionou ao mundo Apple HomeKit uma panóplia de novas funcionalidades de forma económica comparativamente claro com as opções que a Apple certifica. A Xiaomi lançou recentemente mais um produto com o selo HomeKit, trata-se de um Candeeiro de Mesa de Cabeceira que já tenho comigo e conto em breve trazer a minha opinião aqui na AMCD.

O Gateway Aqara funciona na app Mi Home?!
A resposta é: Sim Funciona! Numa fase inicial não funcionava, e talvez daí existir alguma contra-informação on-line, mas a verdade é que este Gateway funciona com HomeKit, app Aqara e app Mi Home.
Outra questão que me fazem continuamente, é se faz sentido comprar o Aqara Gateway em vez do Gateway da Xiaomi, eu digo sempre que se a ideia é usar a app Mi Home, penso que não faz sentido pagar um valor mais elevado por algo que não se vai tirar partido. Quanto aos sensores Xiaomi/Aqara ambos funcionam na app Mi Home, pelo que podem ser misturados sem qualquer problema.

A app Mi Home e a Siri 
Há semanas atrás a Xiaomi introduziu uma nova funcionalidade para os utilizadores de iPhone, que é a possibilidade de controlar as automações da Mi Home através da Siri, para tal só tens de ir às automação na app Mi Home e selecionar “Add to Siri”, gravas a mensagem que queres, e quando acionares a Siri poderás automatizar tudo com a tua voz.

Saliento que não se trata de um diálogo inteligente, apenas a Siri ouve a mensagem e executa o comando indicado no atalho criado, um exemplo prático é: Se gravares a mensagem de automação com a voz e dizes “Acordar”, se a Siri entender “Recordar” nenhuma automação irá ser executada. Mas claro é mais uma inovação por parte da Xiaomi e inovações destas são sempre bem vindas!

Como Comprar?
Para comprares a linha Aqara poderás fazê-lo em várias lojas online, indico vários abaixo, pois os preços vão variando entre todos.

Gateway Aqara: http://bit.ly/2Bfk8aP
Gateway Xiaomi: https://goo.gl/6WJ6dp

Gearbest: http://bit.ly/2BelHpx
Banggood: http://bit.ly/2UujYDH
Geekbuying: http://bit.ly/2DL8Htk
Aliexpress: http://bit.ly/2UomnzQ

Recomendo que faças sempre compra com o método Prioritário para evitar custos de alfândega. Compras inferior a 22 euros não são taxadas.

2 comentários:

  1. Olá. Estou com uns problemas no meu set Aqara/MiHome e pode ser que a vossa experiência consiga resolver. Coloquei um sensor de movimento no átrio do prédio e programei para acender a lâmpada exterior sempre que há movimento. Além disso também programei a lâmpada com ligar/desligar com o interruptor redondo. A coisa funciona mas de vez em quando o sensor de movimento não acende a lâmpada. A minha ideia é que o sensor está rés vés campo d'ourique com o alcance do Gateway e que o fechar e abrir portas em casa corta a ligação. Mesmo assim ainda não consegui ter a certeza. A minha dúvida é que li algures que o sistema ZigBee pode funcionar com os sensores a comunicar uns com os outros, e neste caso o sensor de iman na porta poderia ajudar. Têm ideia se este problema é comum e se terá algum tipo de solução? Ando a ver se consigo reposicionar o gateway mas está difícil. Qualquer sugestão será bem vinda ;) parabéns pelo canal. ajudam-me a gastar e a poupar dinheiro ahah

    ResponderEliminar
  2. Criamos um blog brasileiro para falar de homekit, acesse www.homekit.com.br

    ResponderEliminar