Pro-Ject volta a brilhar nos prémios EISA





O líder mundial de fontes analógicas, a austríaca Pro-Ject Audio Systems, venceu os prémios EISA (www.eisa.eu) deste ano para gira-discos "Melhor Compra" com o Pro-Ject X1 e melhor fonte digital com a combinação do Pro-Ject CD Box RS2 T e Pre Box RS2 Digital.


A Pro-Ject figura habitualmente no destacado grupo de vencedores dos prémios e na edição de 2019-2020 não foi diferente. Na verdade, na categoria dos gira-discos, a fabricante austríaca tem vindo a revelar-se praticamente imbatível ano após ano. Em 2019, além de gira-discos premiados, a Pro-Ject vê um conjunto de duas caixas com um transporte de CDs e um DAC / pré-amplificador ser distinguido com um cobiçado prémio EISA.

GIRA-DISCOS "MELHOR COMPRA" 2019-2020: Pro-Ject X1

Provando continuar sintonizada com a procura real por equipamentos simultaneamente eficientes e acessíveis – embora com uma fasquia de qualidade bastante mais alta –, a Pro-Ject é desta vez distinguida pela gama X-line, que renovou toda a gama média e alta de gira-discos da empresa.
O júri dos prémios EISA comentou a propósito: "Desde 1991, a [Pro-Ject] tem liderado o renascimento do vinilo, e o X1 é a sua mais recente reinvenção do clássico deck Pro-Ject 1 que deu início a tudo. Veja mais além que o acabamento brilhante, usando oito camadas de tinta e várias ações de polimento manual – sim, num gira-discos acessível – e verá que praticamente todos os aspetos do design foram aprimorados, desde o plinto em MDF até ao prato, à suspensão do motor e ao controlo de velocidade, e ao braço fabricado a partir de uma sanduíche de alumínio e carbono."
Na conclusão, o júri dos prémios EISA não deixou dúvidas: "Esta é seguramente a melhor proposta de gira-discos completo disponível no mercado a um preço abaixo de 1000 euros."

FONTE DIGITAL 2019-2020: CD Box RS2 T/Pre Box RS2 Digital
A Pro-Ject sempre fez produtos e investimentos vistos como sendo contra-corrente. Quando todos deram o salto para o CD, a marca começou os seus gira-discos! Agora, enquanto todos apostam no streaming, a Pro-Ject investe num novo e revolucionário leitor de CD. E a julgar pela receção calorosa do júri dos prémios EISA – que distinguiu um DAC / pré-amplificador da mesma série RS2 –, foi um investimento de sucesso: "Embora mais conhecida pelos seus gira-discos, a Pro-Ject está também construindo uma reputação invejável no áudio digital – e este conjunto de duas caixas com um transporte de CD's e um DAC / pré-amplificador é o seu componente mais impressionante lançado até agora."
O júri continua: Baseado num design que partiu do ponto zero, o CD Box RS2 T possui um mecanismo de transporte personalizado CD-Pro 8, suportado por um chassis de metal e fibra de carbono e eletrónica de leitura de discos de última geração. As ligações digitais para o altamente flexível Pre Box RS2 Digital DAC incluem até mesmo HDMI, com um relógio de sincronismo. Este último possui também entradas digitais Bluetooth, USB-B, coaxial e Toslink, com uma escolha de saídas analógicas de estado sólido ou a válvulas."
Contas feitas, a combinação dos dois componentes valeu à Pro-Ject um selo de recomendação máxima da EISA, que verificou no conjunto "um verdadeiro desempenho audiófilo e uma flexibilidade suprema, disponibilizados a partir de duas caixas extremamente compactas!"

0 Comments: