Está Frio! Vamos Controlar remotamente o velho Aquecedor a Óleo?

Desde que vim viver para esta casa, há quase 7 meses, ainda não tinha sentido uma vaga de frio repentino, esta semana deparei-me com um problema! Onde está o aquecimento?!

A Casa anterior...
Na minha casa anterior tinha caldeira com aquecimento central, tinha ainda salamandra, os estores eram elétricos e fechavam e forma programada, as janelas estavam calafetadas e não havia grandes perdas energéticas! A casa tinha soalho criando mais conforto...

A Casa atual...
Quando me divorciei procurei algo junto ao meu local de trabalho, que tivesse espaço para receber os meus filhos nos fins de semana e nas férias, que tivesse um lugar de garagem ou dois! Este T1 satisfaz esses requisitos... e até agora a coisa foi bem, mas veio o frio e tomei um susto daqueles!
A casa é em tijoleira, e o contacto com o chão é nesta altura do ano muito desagradável, entra um friozinho descomunal pelas janelas da sala pois é preciso calafeta-las.Na zona de secagem da roupa na cozinha, muito por culpa de existir o esquentador, tem o respiro obrigatório e entra um frio enorme! A casa não tem ar condicionado, nem aquecimento central, salamandra ou piso radiante... Por isso já comecei a "atacar" o problema com alguma automação!

IOTizei o velho Radiador a Óleo!
Pois então meus amigos, peguei no velho radiador a óleo para aquecer o T1, mas como o aquecimento não é rápido, instalei uma Tomada da Digoo que funciona na plataforma Tuya, é uma tomada simples de 10 amperes, com uma luz LED incorporada e ainda duas saídas USB por baixo! Um add-on que permite ligar o candeeiro Yeelight Candela e ainda carregar um smartphone em simultâneo.

Ao instalar esta tomada fico com acesso pela aplicação, onde posso remotamente ligar e desligar o aquecedor, programar antecipadamente para ligar e desligar num intervalo predefinido de horas.

Utilizei esta tomada, mas poderia ter usado qualquer outra do universo Tuya, pois a Tuya fabrica para várias marcas, e as que testei até à data são todas excelentes! Os dispositivos da Tuya integram direto no Home Assistant, bastando adicionar na conta na integração. Associando tudo isto a um preço baixo, tornam-se muito apetecíveis para forrar a casa com tomadas inteligentes!

Existem ainda mais cenários que explico no vídeo abaixo!


Próximos passos para melhorar a temperatura...
De seguida vou calafetar as janelas da sala, para evitar que entre o frio, desta forma estabilizando a temperatura naquela divisão.
Vou ainda colocar uma base de borracha na porta da cozinha para evitar que passe o ar vindo do respiro do esquentador, e desta forma tornar uma temperatura mais estável na sala!

Com tudo isto e algumas carpetes espero dar a esta casa o conforto que ela merece! Vou mantendo a par das renovações!

Modelos para Tuya / Smart Life que Recomendo: Tomada com Duplo USB e LED: http://bit.ly/32CAIwV Tomada 16 Amperes: http://bit.ly/2MPCJSz Tomada Elegante: http://bit.ly/2RlvQKd Tomada Dupla: http://bit.ly/2AsRkew Sockets Tuya no AliExpress: http://bit.ly/2N9bujp

0 comentários: