Sonhe alto – Canon expande a sua gama full frame com uma câmara de astrofotografia


   

  

A Canon, líder mundial em soluções de imagem, enriqueceu a gama full frame e o Sistema EOS-R, icónicos e de qualidade indiscutível, com o lançamento da EOS Ra – a primeira câmara full frame da marca para fotografia astronómica.


A EOS Ra é única no mercado – diferente das outras câmaras full frame para astronomia - é portátil e não necessita de alimentação externa nem conexão a um computador, resultando numa excecional qualidade de imagem, não só da realidade visível, mas também de fotografia do espaço profundo com uma ampla gama de dispositivos óticos.

A câmara partilha funções com a EOS R, lançada em setembro de 2018. A EOS Ra herda a focagem automática mais rápida do mundoi, a capacidade de focagem em condições de pouca luminosidade, tão baixas como -6EVii, o sensor CMOS full frame de 35mm com aproximadamente 30.3 milhões de pixelsiii efetivos e o processador de imagem DIGIC 8. Equipada com esta avançada tecnologia ótica de ponta, a EOS Ra é um modelo modificado das EOS, desenvolvido para responder diretamente às necessidades específicas dos astrofotógrafos, que procuram captar a cor única do espaço profundo e das constelações.

Apresentando um novo filtro de bloqueio de infravermelhos (filtro IR) que permite que ainda mais luz hidrogénio alfa (Hα) alcance o sensor de imagem, a EOS Ra permite que esta luz seja transmitida quatro vezes mais do que a EOS R. Com esta característica, os fotógrafos podem captar sem esforço, de forma nítida e clara, a distinta cor vermelha de uma nebulosa – uma nuvem de pó interestelar composta maioritariamente por hidrogénio e hélio – impossível de fotografar com uma câmara tradicional, dado que o filtro de bloqueio UV/IR impede a luz IR que imprime a cor vermelha nas nebulosas.

Excelência ótica de outro mundo
Com o seu design mirrorless e sensor full frame, a EOS Ra é a câmara ideal para fotógrafos que procuram captar imagens incríveis do espaço profundo. Sem um sistema mecânico de espelhos, as vibrações são minimizadas, garantindo imagens nítidas. Para além disso, o sensor de elevado desempenho, desenvolvido pela Canon, oferece uma combinação de alto desempenho ISO, elevada resolução, rápida leitura e latitude de exposição, garantindo imagens interestelares de qualidade sem precedentes. Tal como em todos os seus produtos, o legado da Canon em excelência ótica está presente na EOS Ra e – ao contrário de algumas câmaras com sensores não desenvolvidos pela Canon – todos os 30.3 milhões de pixels da câmara são utilizados – o que significa que nenhum pixel é perdido, o que poderia resultar em áreas não captadas e estrelas perdidas. No entanto, se uma ocular de telescópio conectada não cobrir toda a área de imagem do sensor, a EOS Ra permite também que a área de imagem seja recortada para uma área APS-C de aproximadamente 11,6 MP (4176x2784) ou para várias outras proporções de recorte.

Possibilidades de fotografia onde o céu é o limite
Com a Focagem Automática (AF) Dual Pixel CMOS, a EOS Ra apresenta uma gama de funções de focagem AF e MF, garantindo imagens com uma excelência ótica incomparável – incluindo quando captadas em condições de pouca luz. Mantendo a AF de -6EV da EOS R, é possível o desempenho em condições de baixa luminosidade com as objetivas RF e EF existentes. Quando utilizada com um telescópio, as funcionalidades de focagem assistida, como o "focus peaking" e ampliação até 30x – três vezes mais do que com a EOS R – garantem que os astrofotógrafos podem estar seguros de que a focagem com qualquer dispositivo ótico é simples e rápida.
Para além disso, com as capacidades de vídeo 4k e time-lapse 4k, a EOS Ra é também a primeira câmara para fotografia astronómica no mercado com a possibilidade de filmar em 4k.

Qualquer que seja o cenário, existe uma objetiva para ele
Partilhando a mesma baioneta da EOS R, a EOS Ra foi concebida para maximizar as possibilidades de design das objetivas. O sistema de baioneta das objetivas RF possibilita um novo e radical design ótico – a curta distância traseira de 20mm e o amplo diâmetro de 54mm da baioneta tornaram possível aos engenheiros da Canon desenhar novas objetivas, impossíveis de alcançar anteriormente. As objetivas continuam a ser o alicerce do Sistema EOS, pelo que esta câmara, e sistema, é também compatível com três adaptadores de baioneta das objetivas, e dessa forma os fotógrafos têm uma ampla escolha de objetivas e telescópiosiv para utilizar com a EOS Ra. Mais de 70 objetivas EF e EF-S podem ser utilizadas com o inovador Sistema EOS R da Canon, adicionando novas funcionalidades a óticas já existentes, enquanto se mantêm os excelentes níveis de desempenho e funcionamento, a que já se assistia anteriormente nas EOS DSLRsvi. O adaptador de baioneta da Canon permite que os utilizadores mantenham as suas configurações, quer utilizem uma objetiva RF, EF ou EF-S, tal como acontece quando se utiliza uma EOS R.

Captar constelações com conforto e facilidade
O design compacto e leve da EOS Ra torna fácil usar a câmara num telescópio – perfeito para profissionais que fotografem durante longos períodos de tempo. Combinando a existente ergonomia da EOS com novos controlos, a câmara oferece máximo controlo com familiaridade. Estas funcionalidades incluem um ecrã táctil Vari-Angle, que também torna confortável utilizar a câmara em qualquer posição, com o benefício da ampliação de até 30x para verificar a focagem. O visor eletrónico da EOS Ra permite aos fotógrafos captar o que realmente veem, com a capacidade de distinguir os seus motivos com clareza no escuro.
Tal como a EOS R, a EOS Ra suporta ligação através do EOS Utility e da aplicação Canon Camera Connect. Isto permite o controlo remoto da câmara para fotografia e vídeo através de uma ligação USB ou sem fios. O software pode ser descarregado gratuitamente no site de apoio da Canon. Esta funcionalidade permite captar fotografias de forma remota, por exemplo, no interior numa noite fria, e operação time-lapse.
As funcionalidades de Bluetooth e Wi-Fi da câmara tornam simples a ligação a um smartphone, bem como a transferência de imagens e vídeos. Esta ligação também permite o controlo remoto da câmara a partir de um smartphone ou tablet. Adicionalmente, os dados precisos de GPS do seu smartphone podem ser adicionados às imagens, para uma maior clareza do local onde foram captadas.

Principais características da EOS Ra
• Filtro de bloqueio infravermelho (filtro IR), para uma maior transparência da luz de hidrogénio alfa (Ha) para o sensor de imagem, permitindo que esta luz seja quatro vezes mais transmitida, em comparação com a EOS R
• Captação de imagem oticamente excelente graças ao sensor CMOS full frame de 35 mm com aproximadamente 30.3 milhões de pixels efetivos; ao mais recente processador de imagem DIGIC 8 e à compatibilidade com objetivas RF de alto desempenho
• Comunicação e transmissão de energia melhoradas entre a objetiva e o corpo da câmara
• Design mirrorless leve, que reduz a vibração da câmara quando conectada a um telescópio
• Capacidade de funcionamento em condições de pouca iluminação
• Ecrã Vari-Angle
• Vídeo 4k com saída em 10 bits por HDMI

iCerto no lançamento da EOS R (5 de setembro de 2018) e com base em testes das câmaras full frame mirrorless disponíveis
iiNuma pequena área 1pt em modo AF
iii31.7 milhões de pixels
ivQuando utilizada com um adaptador desenvolvido por terceiros e vendido separadamente
vDependendo das especificações da câmara, algumas funcionalidades das objetivas EF podem não se utilizáveis
viNão inclui as objetivas EF-M ou EF Cinema da série EF. As objetivas RF não necessitam de um adaptador

0 Comments: