Apresentando a nova heroína da ação: Grande velocidade com a aguardada Canon EOS-1D X Mark III




A Canon Europa lançou a câmara perfeita para desporto e vida selvagem, a EOS-1D X Mark III, que oferece possibilidades infinitas aos fotógrafos profissionais, a uma velocidade alucinante. Com rastreio AF, qualidade de imagem e capacidades de comunicação dramaticamente melhorados, a câmara representa o pináculo da série Canon EOS-1. Apresenta incríveis velocidades de disparo, líderes da indústria, de até 20fps com rastreio AF, bem como melhor desempenho a elevados valores de ISO, permitindo obter sempre "a fotografia". O sensor AF da EOS-1D X Mark III apresenta uma resolução central 28 vezes superior à da sua predecessora, para responder à necessidade de maior precisão e foco nos motivos exigida pelos fotógrafos profissionais, numa mais ampla variedade de cenários. A câmara oferece ainda uma impressionante gravação interna de vídeo 5.5K e 12-bit em formato RAW – sendo a primeira câmara da série EOS não pensada para cinema a apresentar esta característica – o que permite aos profissionais captar vídeo de máxima qualidade, para além de fotografias.


A EOS-1D X Mark III foi desenvolvida utilizando os comentários e sugestões da comunidade global de fotógrafos que utilizam a EOS-1D X e a EOS-1D X Mark II, incluindo prestigiados Embaixadores Canon. A rica herança da marca no que toca à excelência ótica transpareceu nos comentários dos fotógrafos durante os testes; estes elogiaram o salto qualitativo da EOS-1D X Mark III no que toca à focagem automática, à qualidade de imagem e vídeo muito melhorada e às rápidas capacidades de comunicação – e todas estas características permitem que os profissionais obtenham imagens de cortar a respiração para os seus clientes de forma mais rápida do que nunca.

Eddie Keogh, fotógrafo profissional de desporto e Embaixador Canon, afirmou: "Trabalhando a partir das linhas laterais dos principais eventos desportivos de todo o mundo, as DSLRs da Canon continuam a dominar a fotografia profissional. Ao longo dos anos, as câmaras da Série EOS-1 têm sido inigualáveis na sua fiabilidade e nas suas capacidades, razão pela qual as tenho utilizado desde 2002, com a EOS-1D. No meu trabalho, a velocidade é crucial, por isso estou muito satisfeito por utilizar a EOS-1D X Mark III, que apresenta uma melhoria notável na cadência de disparo (fps), excelente focagem automática e capacidades de comunicação mais rápidas – porque, no competitivo ramo da fotografia desportiva, uma questão de milissegundos pode significar toda a diferença para uma imagem, colocando-a, ou não, na primeira página dos jornais nacionais."

Focagem automática sem igual para obter "a fotografia"
Com base na baioneta EF da Canon, com mais objetivas AF disponíveis do que qualquer outro sistema, a EOS-1D X Mark III apresenta um novo sistema e sensor AF. Esta tecnologia desenvolvida pela Canon permite estabilidade e rastreio melhorados, oferecendo aos profissionais um novo nível de flexibilidade e precisão, independentemente das condições em que fotografam.

No setor sempre competitivo da fotografia profissional não há espaço para imagens com os motivos desfocados. Com um novo sensor AF, a câmara oferece uma resolução central 28 vezes superior à da sua predecessora, e três vezes o número de pontos AFi, oferecendo precisão sem igual e uma escolha ainda maior de fotografias com grande nitidez. Com um processador DIGIC 8 dedicado, é possível focar os motivos numa mais ampla gama de iluminação – condições que fariam os sistemas AF de qualidade inferior falhar na captação "daquela" fotografia. Para além de uma maior precisão em condições de pouca iluminação, a câmara é ideal para fotografar com pouco contraste, padrões, pequenos detalhes e linhas diagonais – elementos que antes eram difíceis de captar.

Programado através de deep learning (aprendizagem profunda), o sistema AF da câmara consegue identificar motivos humanos numa variedade de situações desportivas, permitindo a focagem – a altas velocidades – com um avançado sistema de rastreio. Com esta capacidade de deep learning, a câmara foca-se na cabeça ou rosto dos fotografados – o principal ponto de foco para o olho humano ao olhar para imagens – mesmo em situações em que os olhos estão tapados por capacetes ou óculos. Uma nova opção de configuração de AF foi também incorporada na câmara para ajustar as definições AF em função do motivo – tornando a configuração do sistema AF mais fácil do que nunca -, ideal para profissionais que fotografam motivos que podem estar ocasionalmente bloqueados.

Oportunidades criativas ilimitadas
Graças ao seu recém-criado processador DIGIC X, ao sensor de 20.1 Megapixels, ao sistema de espelhos e ao obturador, a EOS-1D X Mark III ganha uma vantagem competitiva – conseguindo velocidades de 16fps, líderes no mercado.

Essencial para eventos desportivos de topo e fotografia de vida selvagem, o visor ótico oferece aos fotógrafos uma melhor ligação ao motivo, com visão clara, brilhante e sem atraso na visualização. No modo Live View, a câmara pode fotografar a 20fps com o obturador mecânico ou eletrónico, com AF integral, ampliando ainda mais as capacidades criativas.

Para atingir elevados rácios de fotogramas, impossíveis para as câmaras de outros fabricantes, a tecnologia inovadora da Canon reinventou o sistema de espelhos SLR. Com a superioridade da engenharia mecânica da Canon no seu centro, esta câmara apresenta um ressalto do espelho praticamente nulo – o que significa que o espelho regressa à sua posição inicial de forma tão rápida e precisa quanto possível – direcionando a luz para o sensor AF da câmara, para uma leitura de imagem mais rápida do que nunca.

Padrões de imagem de próxima geração
A EOS-1D X Mark III é a primeira câmara da Canon a apresentar um sensor de imagem de próxima geração, suportando uma leitura mais rápida e menor ruído – dando resposta ao pedido dos profissionais por uma DSLR silenciosa e de elevado desempenho. O sensor Full Frame CMOS de 20.1 Megapixels desta câmara também oferece a maior amplitude de ISO de uma câmara da Canon até à data. Com as definições expandidas de ISO 50 até ISO 819,200, a ESO-1D X Mark III oferece aos profissionais a possibilidade de fotografar em variadas condições.

Graças ao aumento das capacidades de gestão do ruído pelo sensor, os profissionais podem alterar a exposição das imagens na fase de pós-processamento, sem que o ruído prejudique as áreas escuras das imagens – oferecendo uma gama dinâmica ainda maior do que os modelos anteriores. A EOS-1D X Mark III é a primeira câmara no mercado a utilizar um revolucionário novo filtro de passagem baixa (usado para reduzir o anti-aliasing), que analisa o ponto de luz sobre um maior número de pontos, para conseguir imagens mais nítidas e com maior resolução, ao mesmo tempo que previne o moiré. É também o primeiro modelo EOS a suportar o HEIF (Formato de Ficheiro de Imagem de Alta Eficiência). Este formato de próxima geração, baseado no codec HEVC, permite gravar imagens com 10-bits de dados num formato com tamanho equivalente ao JPEG, mas que apresenta menos artefactos devidos à compressão da imagem. A câmara utiliza também cartões de memória CFexpress de próxima geração, com velocidades de escrita três vezes mais rápidas do que os cartões CFast anteriores, o que permite captar sequências de mais de 1000 imagens em formato RAW.

Dar resposta à procura por vídeo de alta qualidade
Graças ao seu novo sensor e processador, a EOS-1D X Mark III é agora, também, o produto de vídeo mais avançado da Canon com objetivas intermutáveis, fora da série EOS Cinema – oferecendo 4K Full Frame e suportando gravação interna de 12-bits em RAW. É a primeira câmara da Canon não pensada para cinema que suporta a gravação em RAW, oferecendo uma alargada gama de cores e tons que podem ser extraídos na fase de pós-produção, para uma qualidade de imagem superior. Adicionalmente, ao utilizar a câmara, o video pode também ser gravado como um ficheiro CRM de 12-bits em 5.5K (5472x2886), permitindo filmagens 4K muito detalhadas – dando resposta à procura por vídeo de alta qualidade.

A câmara também pode gravar utilizando o perfil Canon Log Gamma, captando como ficheiros HEVC/H.265 de 10-bits, oferecendo aos profissionais múltiplas opções de edição e ilimitadas oportunidades criativas. Como resposta à necessidade de velocidade, a EOS-1D X Mark III suporta a gravação de ficheiros no formato MP4, para uma rápida transmissão de ficheiros. Para além disso, é também a primeira câmara da série EOS-1 a suportar o IS Movie Digital – proporcionando estabilização de 5 eixos para lidar com uma variada gama de movimentos – uma característica que se pode encontrar em câmaras de cinema Canon topo de gama, como a EOS C500 Mark II.

Utilizando a EOS-1D X Mark III, a AF CMOS Dual Pixel é suportada nos modos 4K e RAWii, quando em conjunto com o IS Movie Digital, pelo que os fotógrafos podem confiar que as suas gravações em vídeo terão focagem nítida e estabilização – independentemente das condições ou cenários – o que é perfeito para oportunidades de vídeo inesperadas.

Entrega de conteúdos a velocidades competitivas
Acompanhando o ritmo dos prazos de entrega cada vez mais curtos e dando resposta à necessidade dos profissionais por uma entrega de conteúdos mais rápida e integrada, a EOS-1D X Mark III é a primeira câmara da série EOS-1 a apresentar Wi-Fi e Bluetooth incorporados. A Wi-Fi pode ser utilizada para FTP ou conexão através do EOS Utility, bem como para ligação a um smartphone. A sua conectividade Bluetooth utiliza o protocolo de Bluetooth Low Energy (Baixa Energia), oferendo ligação constante a um dispositivo compatível, mas utilizando um mínimo de bateria – ideal para longos dias a fotografar. Ao abrir a aplicação Canon Camera Connect, a EOS-1D X Mark III conecta-se automaticamente a dispositivos compatíveisiii, permitindo a revisão e partilha de imagens e a captação remota Live View, com um simples toque.

Com o GPS incorporado, os profissionais podem incluir os dados de localização nas imagens – o que é particularmente útil para fotógrafos de desporto em viagem e fotógrafos de vida selvagem durante as suas explorações. A câmara transfere dados mais rapidamente do que a EOS-1D X Mark II quando se utilizar a ethernet incorporada, ou o novo e opcional transmissor de ficheiros wireless – o WFT-E9. Uma ligação de rede mais simples permite uma grande melhoria do fluxo de trabalho dos profissionais.

Uma extensão da criatividade dos profissionais
Permitindo uma navegação harmoniosa, com ergonomia fiável, os utilizadores da série EOS-1D vão sentir-se confortáveis a manusear a EOS-1D X Mark III. O seu corpo de liga de magnésio oferece a durabilidade que é esperada das câmaras EOS-1 da Canon – suportando condições atmosféricas extremas, com fenomenal impermeabilização. A EOS-1D X Mark III também facilita a fotografia em condições de escuridão ou com pouca iluminação, com botões iluminados – uma característica adicionada como resultado direto das sugestões de profissionais. Um número de botões na câmara ilumina-se quando o botão de luz no visor é premido, o que torna muito mais fácil a identificação de vários botões – oferecendo, de novo, possibilidade de fotografia ilimitadas.

A câmara proporciona também controlo adicional para a seleção de pontos AF, incorporado no botão AF-ON, permitindo aos fotógrafos alterar rapidamente os pontos AF para uma melhor composição – simplificando mais o seu trabalho. Os profissionais podem também beneficiar da duração da bateria, dramaticamente melhorada, com o mesmo LP-E19 – o que lhes permite captar 2850 fotografias por carga – reduzindo as hipóteses de falhar "a fotografia" ao trocar a bateria.

iApresenta 191 pontos AF selecionáveis, 155 deles pontos cruzados.
iiA AF CMOS Dual Pixel não é possível a 50/60p, exceto em crop 4K.
iiiOs dispositivos Android compatíveis vão conectar-se automaticamente. Os utilizadores iOS devem confirmar a rede no seu dispositivo inteligente, mas não necessitam de interagir com a câmara.

0 comentários: